Cachorro Grande se apresentou pela última vez em São Paulo


No começo de Novembro, a banda Cachorro Grande esteve entre os assuntos mais falados da internet, quando anunciaram uma turnê de despedida, que acabará próximo Sábado, com dois shows no Opinião, em Porto Alegre.

Nova Formação

Desmembrados da formação que abriu para Rolling Stones, Aerosmith, Scorpions e Oasis, a banda conta com Eduardo Schuler (Doris Encrenqueira) na bateria e Rodrigo Luminatti no baixo, para um show que apresenta os maiores sucessos da banda, trazendo músicas desde o disco de estreia, lançado em 1999, até o disco Costa do Marfim, lançado em 2014. 

Turnê de Despedida

Beto Bruno, Gross e Pedro Pelotas, membros remanescentes, deixaram de lado as possíveis brigas reveladas em entrevistas e lançaram o disco "Clássicos", gravado em um dos últimos shows que todos estiveram juntos e mantiveram toda a sintonia que tinham juntos no palco. No final das contas, brigas não foram o maior empecilho "Ninguém estava satisfeito com a música. Os outros problemas poderiam ser driblados se a música tivesse do jeito que a gente queria", disse Beto Bruno ao Metro. Para mim, Electromod foi o começo do fim, algo também dito por membros da banda, em entrevista ao UOL.

Desde o anúncio da tour, diversos shows pelo Brasil contaram com ingressos esgotados ou grande presença de público, como irá acontecer nos dois últimos shows em Porto Alegre e como aconteceu no último Sábado, em São Paulo.


Último show em São Paulo
Com abertura da banda Daparte, o Cine Joia já estava com casa cheia e conferiu a banda mineira apresentar músicas do seu trabalho de estreia, além de interpretar músicas de influencias das duas bandas, como Helter Skelter, dos Beatles.

Por volta de 01h, as luzes do Cine Joia reapagaram, enquanto o instrumental de Interligado começou a ser tocada, enquanto Beto Bruno, Marcelo Gross, Pedro Pelotas, Eduardo Schuler e Rodrigo Luminatti entravam no palco, sob aplausos do público, que posicionou seus celulares para filmar os primeiros acordes de Você Não Sabe O Que Perdeu.




Trazendo hits atrás de hits, o público acompanhava dançando ou cantando cada uma das músicas e isso se ampliou quando Daparte voltou ao palco, junto com Samuel Rosa, para cantarem Bom Brasileiro.


A escolhida do disco Cinema foi A Hora do Brasil, porém se esperávamos ver Beto Bruno tocando guitarra pela última vez, como costumava acontecer sempre que essa música estava no setlist, isso não aconteceu e talvez o fã mais assíduo tenha sentido falta, mas em compensação tivemos um improviso instrumental de Gross e Schuler, que mostrou ter todo merecimento e qualidade para estar na bateria durante essa tour.


Além de Beto com a guitarra, outra coisa que fez falta foi o baixista Rodolfo Krieger. Luminatti, novo escolhido para o posto de baixista, executa corretamente música, mas fez falta não ver ali o emblemático Rickenbacker, os gestos que transformam os holofotes para o baixista ou ver um Deixa Fudê pela última vez ao vivo.

Quem também teve seu espaço foi Marcelo Gross, depois de Beto apresentar ele para o público e dar um abraço forte no fundador da banda e amigo de estrada há 20 anos, Gross apresentou para o público o hit Dia Perfeito, emendado com O Que Você Tem. Rodolfo também fez festa em Velha Amiga, pois é impossível vê-lá ou ouvi-lá sem se lembrar da apresentação de Dez anos do Pista Livre, quando os três dividiram o mesmo microfone e agora, três anos depois, cada esteve no seu e sem um dos membros.



Para fechar o repertório de autorais da banda, as últimas escolhidas pela banda foram as primeiras a serem gravadas por ela: Lunático e Sexperienced. No Bis, eles voltaram com My Generation, que encerrou o show.

Setlist:

Você Não Sabe O Que Perdeu
Hey Amigo
Conflitos Existenciais 
Que Loucura 
Desentoa
Bom Brasileiro (ft Daparte e Samuel Rosa)
A Hora do Brasil
As Próximas Horas Serão Muito Boas
Como Era Bom
Roda Gigante
Debaixo do Chapéu
Dia Perfeito
O Que Você Tem
Velha Amiga
Sinceramente
Lunático
Sexperienced
My Generation

Vídeos do show:



Relembre todas nossas coberturas de shows da Cachorro Grande (não sei as fotos ainda estão no ar em todas as matérias, mas os textos, sim):

1/5/15: Diadema

21/6/15: Virada Cultural
19/7/15: Galeria Olido
22/11/15: Jack Daniel's Saloon
12/12/15: Galeria do Rock
21/01/16: The Blue Pub
6/6/16: 10 anos Pista Livre
17/10/16: SESC Pompeia
29/1/17: SESC Bom Retiro
23 & 24/6/17: Gravação CD Ao Vivo

Relembre também entrevistas com Pedro Pelotas e Beto Bruno: