Trio paulistano, Graveto, recebe Los cafres no single “Sigo Caminhando”

O trio Graveto lança nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, o single “Sigo Caminhando” nas plataformas digitais. A música apresenta uma versão brasileira do clássico “Sigo Caminando”, da banda argentina Los Cafres, que também participa da nova gravação ao lado de Felipe, Ricardo e Vinicius.


(Graveto e Los Cafres | Reprodução)


Ao estreitar os laços entre Brasil e Argentina, o Graveto reforça a ideia de que também fazemos parte de todo o promissor cenário da música latina e que mais parcerias como essa deveriam ser realizadas. Pensando nisso, o trio compôs uma versão brazuca da faixa que soma mais de 45 milhões de plays nas plataformas digitais. “Sigo Caminando” é a canção mais popular do disco “Alas Canciones”, lançado pelo Los Cafres em 2016. 


Há mais de 30 anos na estrada, Los Cafres é um dos artistas mais respeitados da Argentina e uma das primeiras bandas latino-americanas a experimentar o reggae quando esse gênero ainda não estava estabelecido entre os grupos de língua espanhola. Uma curiosidade para quem curte música e futebol: essa é a banda preferida do craque do PSG e eleito 6 vezes como o melhor jogador do mundo, Lionel Messi.


O vocalista Felipe Lima conta sobre a ideia da releitura: “O Vinícius (violão e backing vocals do Graveto) ouviu essa música e teve a ideia de fazermos uma versão. Então fomos atrás de ouvir outros sons do Los Cafres e entender a história da banda e vimos que estávamos diante de uma das maiores bandas de Reggae da América Latina, os caras tem mais de 30 anos de história e um legado absurdo na Argentina e em todo o continente, mas ainda não tão conhecidos aqui no Brasil.



Com produção assinada por Bruno Dupré, reconhecido por trabalhos com Rael, Brasativa e no Rock in Rio como diretor de shows, “Sigo Caminhando” recebeu versos traduzidos por Felipe Lima e Vinicius Vaz, orientados por Guillermo Bonetto, compositor da obra original e líder do Los Cafres. O contato inicial entre as bandas foi pelo Instagram e a receptividade dos hermanos foi um ponto positivo para a parceria. “Guillermo foi super solícito, gentil e humilde e, quando mandamos a versão, ele gostou muito do que ouviu e ainda nos ajudou a corrigir alguns erros de tradução por conta da nossa dificuldade com o idioma, pois nenhum de nós fala espanhol.” Comenta Felipe.


O Graveto teve todo o cuidado de respeitar os arranjos originais do Los Cafres, adicionando pitadas do trio e o tempero brasileiro. Dupré foi responsável por acrescentar timbres modernos, que dialogassem com o que vem sendo feito internacionalmente pela nova geração de artistas do reggae jamaicano, como Chronixx e Protoje.


Sobre a expectativa do lançamento, Felipe comenta: “É a primeira parceria internacional do Graveto e foi logo com uma banda tão consagrada. E isso é muito grande e especial. Falar para outros países, para outros públicos, fazendo valer a máxima de que a música é uma linguagem universal e sem barreiras geográficas. Ficamos extremamente felizes com o resultado final e nos emocionamos ao ouvir pela primeira vez a voz do Guillermo entrando na música. Passa um filme lembrando toda a história da construção dessa parceria.  Foi uma experiência muito bacana e de real afirmação de união sul-americana através da música. Somos irmãos!”


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.