"A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA": Em show com participação de Simone, Milton Nascimento fez sua última turnê em São Paulo


Fotos: @xchicanox

Em Maio foi anunciada a "A última Sessão de Música", turnê de despedida de Milton Nascimento, no ano em que completou 60 de carreira de 80 de vida. Entre os locais que passaram a turnê, países da Europa, cidades dos Estados Unidos e estados do Brasil como SP e RJ, além de uma data em Belo Horizonte, no próximo dia 13.

Com 9 datas sendo em SP, uma das três datas extras foi escolhida para a imprensa estar presente num show dele pela última vez, com o site estando presente no Espaço Unimed durante o primeiro dia de Novembro, para uma noite definitivamente especial.

Eu, Elio, que criei o site há um pouco mais de 10 anos, jamais imaginaria estar num show de Milton Nascimento, muito menos como imprensa, por um veículo criado por mim e que move minha vida desde sua criação. Com a resposta vindo no mesmo dia do show, a ansiedade não estava tão alta quanto estaria se tivesse sido aprovado com mais antecedência, mas a preocupação estava em conseguir de Indaiatuba para São Paulo, com todas as manifestações espalhadas pelo país impedindo o direito do cidadão ir e vir aos seus compromissos, seja ele qual for. Dito isso, apesar dos pesares consegui chegar em São Paulo algumas horas antes do show e me preparar psicologicamente para essa grande noite.


Com o show marcado para às 22h, o local do espetáculo abriu às 20h e já foi abrigando o público que tirava foto no banner ou no "trenzinho" da turnê, além de poder ver com calma o merchandising de Milton Nascimento ou até mesmo tomar alguma bebida antes do show. 1h depois, Zé Ibarra apareceu no palco, com seu violão e uma luz que dava o merecido destaque ao integrante da banda Bala Desejo e que cantou tanto músicas da própria banda, quanto autoral e do Milton Nascimento, com certeza emocionando o coração de quem não sabia que haveria show de abertura, cantando por cerca de 40min e já aquecendo o público pro show principal.


Por volta das 22h20, Milton Nascimento e banda surgia no palco com os primeiros acordes de 'Ponta de Areia' e já emocionando o público enquanto cantava sentado, vestido com a túnica dourada presente na foto de divulgação da tour e embalando músicas como 'Outubro' e 'Vera Cruz' já vestido de "Milton Nascimento" (com sua boina, óculos escuros) e brincando "Agora sou Eu".

No primeiro grande hit da noite, 'Para Lennon e McCartney', Milton mostra o poder de toda sua banda de apoio, com Zé Ibarra fazendo dueto vocal, assim como faz em diversas outras músicas, incluindo cantar solo em faixas como 'San Vicente' e 'Volver A Los 17'. Apesar disso, Milton Nascimento ainda mostra toda sua potência vocal ao longo do show, talento ao tocar acordeon, interagindo com o público em momentos como quando celebrou a democracia ou respondendo ao coro de 'Bituca, Eu Te Amo', sendo recíproco a esse sentimento.


O festival de hits continua e faz todo o público cantar junto, mas ao mesmo tempo que presta atenção em cada tom entoado por Milton, em faixas como 'Tudo Que Você Podia Ser', 'Clube Da Esquina Nº2' e também nos emociona com 'Lilia', faixa instrumental dedicada a sua mãe e definida pelo artista como "instrumental por conta de que nenhum palavra definiria como ela era incrível".

Começando a segunda metade do show, Simone, um dos grandes nomes da música brasileira, apareceu para participar da faixa 'Nada Será Como Antes', fazendo referência a eleição que aconteceu dois dias antes e fazendo com que o público entoasse "Ole, Ole, Ola, Ola, Lula, Lula", algo que já havia acontecido anteriormente no show de Zé Ibarra e aconteceu mais vezes durante o show, tanto a incentivo de Simone quanto de Milton Nascimento. 


Agora, tendo um "reforço vocal e musical" tanto de Zé Ibarra quanto de Simone, o show continuou os hits 'Fé Cega, Faca Amolada', 'Paula e Bebeto', 'Canção da América' e 'Maria, Maria', que embalou todo o público em coro, antes de encaminhar para o Bis.

Durante todo o show o público pode se emocionar em cada uma das músicas, seja cantando junto com Bituca ou prestando atenção em cada estrofe cantada por ele ou execução de todo o instrumental feito com maestria por cada membro de uma banda magnífica e que toca com o coração todo o repertório, incluindo 'Encontros e Despedidas', cantada junto com Simone e escolhida como uma das que encerrariam o show da última terça-feira.


Com 27 músicas e alguns medleys, o show que passa pelos 60 anos de carreira do Bituca e mais de 43 álbuns foi definitivamente uma celebração não somente a sua arte, como também a vida, com ele completando 80 anos de vida no último dia 26 e recebendo até os Parabéns sendo cantados pelo público. 

O último show da última turnê de Milton Nascimento será em Belo Horizonte, no estádio Mineirão, dia 13, com  todos os ingressos estão esgotados.


CONFIRA TRECHOS DO SHOW:




Milton Nascimento Setlist Espaço Unimed, São Paulo, Brazil 2022, Turnê A Última Sessão de Música

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.