Beto Pandiani realiza tarde de autógrafos do livro 'Atlântico, travessias' , com lançamento pela Terra Virgem Edições

Que tal viajar sem sair do lugar entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, até Ilhabela, no Brasil com o livro “atlântico, travessias? Em 2013, Beto Pandiani realizou uma travessia do Oceano Atlântico, uma viagem transoceânica em um catamarã, sem paradas, que durou 37 dias, ao lado de Igor Bely. Com observações, reflexões, anotações geográficas e imagens fotográficas, o autor construiu seu diário visual de navegador, lançado pela Terra Virgem Edições, no livro “atlântico, travessias” de 72 páginas, capa dura e cerca de 100 fotografias.

É com grande alegria que a Terra Virgem Edições apresenta este lindo livro. Não se trata apenas de um lançamento, é uma celebração. O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, das 17h às 23h, no Bar do Beco, Vila Madalena, em São Paulo.

 


História do livro:

Dividido em duas partes, a primeira, imagens e relatos da travessia - o horizonte inspiracional - e na outra, o percurso histórico do Atlântico - o horizonte cultural - sua evolução geológica e conformação geográfica, as correntes oceânicas e a sua influência nas explorações, rotas e percursos dos antigos navegadores, as grandes conquistas desde os portugueses à atual relevância. “O oceano nos conta sobre si. Nessas águas foram esparsamente jogados verbetes significativos ou significantes que pudessem decantar alguns dos fascinantes momentos para os quais o Atlântico foi palco ou plateia”, escreve o editor Roberto Linsker, que idealizou o projeto incluindo o percurso histórico aos registros e relatos de Pandiani. Um breve e inesperado ensaio fotográfico – 15 imagens - divide o espaço com os verbetes. “A escolha é uma elegia aos desconhecidos habitantes abissais, que flanam silenciosamente onde a luz não alcança. Essas fotografias, de vidas alheias ao nosso entendimento e ainda assim dependentes dele, brilham como um alerta no abismo”, diz Linsker.

Durante o trajeto, os velejadores enfrentaram duas tempestades e uma calmaria – total ausência de ventos ou ventos muito fracos, de superfície. No livro, Pandiani narra todos os momentos em formato de diário, do primeiro ao trigésimo sétimo dia. “Essa viagem foi diferente de todas as outras, pois não teve escala. Todos os dias no mesmo lugar, só o mar, sem nenhum outro personagem para ser fotografado, além daquela imensidão e nós mesmos. As coisas aconteciam muito devagar”, lembra o autor. “Da calmaria que me veio o grande aprendizado, é ela a tempestade dentro de nós”.

Sobre o design, a ideia foi traduzir a viagem do mar para o papel também pelo formato, o Leporello, uma extensa sanfona para ser contemplada em ambos os lados. “É uma metáfora sobre união e separação geológicas. Quando fechado, temos os continentes reunidos a lembrar o Gondwana; ao abri-lo, se apresenta o imenso oceano em escala aproximada 1:1.000.000. São 8 metros de papel, que emulam os quase 7 mil quilômetros que separam a Cidade do Cabo de Ilhabela, portos de partida e chegada”, explica Linsker, que também é geólogo. O livro “atlântico, travessias” está entre os finalistas do projeto Jabuti 2021, na categoria projeto gráfico.

O projeto, que é apresentado pelo Ministério do Turismo e tem patrocínio das empresas Cateno e StoneX, segue para além do livro. Beto Pandiani realiza palestras gratuitas em escolas públicas em seis cidades litorâneas banhadas pelo oceano Atlântico. Além disso, um audiolivro - versão em áudio do livro impresso - foi produzido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e está disponível gratuitamente em sua biblioteca digital, que atende usuários com deficiência visual e em outras instituições. O audiolivro, bem como o PDF do livro estarão disponíveis para download gratuito no site do autor e no site da Terra Virgem Edições.

Para promover "atlântico, travessias?", a editora está com um sorteio, que vai até o dia 18 de novembro no perfil do Instagram da Terra Virgem Edições. Participe agora: https://www.instagram.com/p/CVNl6_yDF7r/



SERVIÇO:

 

Lançamento: 18/11/2021

das 17h00 às 23h00

Bar do Beco

Rua Aspicuelta, nº 17

Vila Madalena- São Paulo-SP

Instagram: @terravirgemedicoes
Vendas: https://terra-virgem-edicoes.lojaintegrada.com.br/
Whatsapp: (11) 93753-1011
email: terravirgem@terravirgem.com.br
Rua Galeno de Almeida, 179 - São Paulo-SP  05410-030
Valor R$ 120,00



Sobre Beto Pandiani

Em 1993, Beto Pandiani delineou um projeto de vida no qual viagens - sempre utilizando um veleiro sem cabine e sem motor - seriam a fonte para a aquisição de conhecimento: novas culturas, novas geografias. Para atingir seus propósitos elaborou expedições escolhendo rotas inéditas e com planejamento acurado e minucioso. No retorno de cada uma delas, compartilhou com diversos públicos esses conhecimentos adquiridos: livros, palestras, programas de rádio, televisão, internet, redes sociais e blogs foram os canais utilizados. As expedições realizadas por Beto Pandiani foram: Entretrópicos, 1994, de Miami (USA) até Ilhabela (Brasil), Rota Austral, 2000/2001, de Puerto Montt (Chile) até o Rio de Janeiro (Brasil) dobrando o Cabo Horn, Travessia do Drake, 2003, de Ushuaia (Argentina) e a Antártida, Rota Boreal, 2005, de Nova Iorque (USA) até a Groenlândia (Dinamarca), Travessia do Pacífico, 2007/2008, do Chile até a Austrália. Todas as expedições possuem livros homônimos publicados pela Terra Virgem Edições. Em 2010 publicou o livro texto O mar é minha terra pelo editora Grão.

Sobre a Terra Virgem Edições

Especializada em Brasil e fotografia, a Terra Virgem Edições valoriza em suas publicações o patrimônio natural e cultural do país. São livros que reúnem conteúdos precisos e linguagem simples com ênfase na informação visual. Entre os títulos da editora destacam-se a série Fotógrafos Viajantes (Pierre Verger, Cássio Vasconcellos, Pedro Martinelli, Maureen Bisilliat, Loren McIntyre, Fotopinturas e Bob Wolfenson), a série Brasil Aventura, um grande sucesso editorial, com 6 volumes e mais de 50 mil livros vendidos; a coleção Tempos do Brasil sobre a história natural e a ocupação humana das paisagens mais fascinantes do país, além de diversos livros autorais de fotógrafos como Pedro Martinelli, Valdir Cruz, Lucille Kanzawa, Edu Simões, Klaus Mitteldorf, Fifi Tong, entre outros.

 


Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.