ANÁLISE - Dreams of Another (PS5/PS VR2): Um jogo filosófico/reflexivo de tiro e que gira em torno da temática "Nenhuma Construção Sem Destruição"


Tivemos a oportunidade de conferir Dreams Of Another, jogo publicado e desenvolvido pela Q-Games (PixelJunk, Starfox 64 3D, Starfox Command, All You Need is Help) e lançado para Steam/ Playstation 5/PS VR2 hoje (09).


INTRODUÇÃO E SINOPSE
Abrirmos o game, ele exibe uma mensagem introdutória sobre o jogo, incluindo o trecho: 
"Não existe criação sem destruição.
Isso porque a destruição não é, de forma alguma, o fim, mas o começo de algo maior".

Após isso, iniciamos a jogatina, mas sem ter muitas revelações sobre do que se trata, mesmo com o título dando muitas pistas do que esperar, o enredo permanece cercado de mistério, deixando a sensação de que há muito mais escondido por trás daquela introdução aparentemente simples

Com as armas tendo o poder de materializar e criar o mundo, convidando os jogadores a imergirem numa dimensão totalmente inovadora, a trama segue a jornada de personagens como "O Homem em Pijama" e "O Soldado Errante" através de um mundo onde NPCs e objetos oferecem reflexões sobre a sociedade humana



GAMEPLAY E VISUAL
Começando o jogo de verdade, somos apresentados a um menu mais completo, que amplia as opções de personalização e acessibilidade. Entre elas, há suporte para 14 idiomas (incluindo Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e outros) além de ajustes finos de eixo e sensibilidade da câmera, e um sistema de dicas que se desbloqueia gradualmente conforme avançamos na gameplay. 

Diante da mensagem exibida no início, a gameplay começa com o personagem, um menino vestido de pijama, tendo uma arma e usando ela para destruir objetos atirando e esses tiros criarem mundos e personagens onde vemos seus sonhos e eles também podem ser materializados, permitindo interações com NPCs e objetos, enquanto nos fazem refletir profundamente sobre temas como trabalho, família, política, guerra e até o sentido da própria existência, proporcionando uma experiência de jogo definitivamente única, algo que se amplifica com sua estética visual que nos remeteu a Particle Hearts, jogo que fizemos review recentemente.


A estética visual do jogo é, sem dúvida, um dos aspectos mais marcantes e envolventes da experiência. Ela combina elementos do abstrato e do surreal de maneira harmoniosa, criando um universo que parece constantemente oscilar entre o real e o imaginário. As texturas remetem a pinturas a óleo e evocam a sensação de estar naquele tipo de sonho em que não conseguimos distinguir se estamos realmente acordados ou ainda imersos no inconsciente.

À medida que avançamos, os disparos (e até o uso de granadas) interagem com partículas luminosas de aura que flutuam pelo cenário, transformando o nublado em clareza, revelando um mundo de sonhos e mostrando pessoas, rostos e animais, incluindo seus sonhos, desejos e memórias.

Os objetos e elementos do cenário servem como peças de quebra-cabeças ambientais que desafiam a lógica e a percepção do jogador, exigindo observação e experimentação, com sua resolução concedendo novos itens coletáveis e cada um deles tendo significado existencial. Esses objetos não apenas ampliam as possibilidades de interação, mas também desbloqueiam marcadores de missão, novas armas e formas mais eficazes de “purificar” as auras do mundo.

Tudo isso culmina num estilo de gameplay que nos convida a absorver cada detalhe, interpretando o simbolismo presente em cada diálogo, ambiente e interação. O resultado é uma experiência profundamente sensorial e filosófica, em que estética e narrativa se fundem para expressar a essência do jogo: a busca pela compreensão do próprio eu em meio ao caos dos sonhos e das criações.


Um exemplo do puzzle ambiental e de ângulos, logo no início do game



TROFÉUS
Com 49 troféus (incluindo a platina), 6% dos 27 proprietários do jogo cadastrados no site PSN Trophies já obtiveram a platina. Confira todas as conquistas AQUI!!!

CONCLUSÃO

Fugindo do padrão em todos os quesitos, desde sua gameplay até a mensagem por trás de cada capítulo, esse é um jogo que, como dito anteriormente, nos fazem refletir sobre escolhas de vida, planos futuros, cotidiano, instigando a curiosidade, empatia, confronto com o desconhecido e muito mais, enquanto nos convida a continuar a gameplay mesmo quando as coisas não fazem sentido imediato.

Dreams Of Another é, portanto, uma obra voltada para um público específico, um nicho que aprecia experiências contemplativas e simbólicas. Ele dificilmente prenderá a atenção de quem busca algo direto, leve ou voltado apenas para ação e diversão rápida. No entanto, para quem procura um jogo capaz de provocar reflexão, com alto nível de interação e uma imersão amplificada (seja pela trilha sonora atmosférica e profundamente sensorial criada por Baiyon ou seja pela possibilidade de jogar em PS VR2) e que permite até mesmo filosofar sobre a vida, esse é certamente um desses jogos. 

A cópia digital do jogo foi disponibilizada para fins de review, feito diretamente do Playstation 5 (adquira aqui) e também está disponível na Steam.



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Ads Area