ANÁLISE - Somber Echoes: Um metroidvania que une mitologia grega, sci-fi e apresenta uma direção de arte impecável


Desenvolvido pela Rock Pocket Games/Lav Games e publicado pela Bonus Stage Publishing, Somber Echoes é um jogo lançado em 21/Jan para PC e, desde o último dia 08, também disponível para PS5 e Xbox Series.

INTRODUÇÃO AO JOGO E SINOPSE
Ao entrar no jogo, temos a possibilidade de configurar brilho, controles de jogabilidade e selecionar idiomas como português, lapão, alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e norueguês, antes de iniciarmos de fato a história.

Começando o jogo, temos um vídeo de aproximadamente 2min que revela um background de sua história: Um evento cataclísmico transformou a bela nave espacial greco-romana Atromitos (destemido em grego) em criadouros de horrores infestados de uma dimensão desconhecida. 


Na história, Adrestia foi falar com sua irmã Harmonia para descobrir os motivos de sua possível conspiração contra Aether e Nyx, onde na mitologia grega, são as personificações da Luz e Escuridão. A civilização estava dividida entre os adoradores de Harmonia e os adoradores de Aether e Nyx, causando uma guerra intensa. Adrestia voltou com o intuito de evitar maiores derramamentos de sangue e verificar o motivo de tanta blasfêmia, já que ela se recusara a acreditar que sua irmã estaria fazendo algo de ruim.

Sem sucesso, Adrestia é expulsa por Harmonia e exilada para o vazio. Na sequência, uma força misteriosa decide interferir no destino e despertar Adrestia dos escombros e cinzas. 


Controlando Adrestia, a missão do jogador é impedir que sua irmã destrua o universo, enquanto muitas perguntas estão sem resposta. Na busca por elas, nós exploramos uma nave espacial enquanto ganha poderes, armas, conhecimentos e habilidades que nos guiam e permitem avançar ao longo da história.


Fugindo dos nomes principais da mitologia grega, mas nem tanto, as personagens são filhas de Ares e Afrodite, sendo Harmonia conhecida como a deusa da harmonia e do equilíbrio, enquanto Adrestia era conhecida como a deusa da revolta e do equilíbrio entre o bem e o mal. 


GAMEPLAY
Enfrentando as dezenas de monstros e anomalias que sua irmã Harmonia soltou, em busca de tentar parar Adrestia, nós começamos o jogo se defendendo de uma aranha, logo antes de conseguirmos uma espada como arma e passarmos a usar ela, posteriormente machado e lança. Enquanto suas armas podem ser aprimoradas com materiais que vamos encontrando pelo mapa e que nos ajudam a ultrapassar por cada um dos nossos obstáculos. 

Tendo uma exploração baseada em mobilidade (tendo até uma lanterna de éter que nos permite entrar numa bola de energia e selecionarmos onde queremos ser ejetados), com um combate rico em combos e upgrades em relação à versão de PC, como a inclusão de um modo “Boss Rush”, novos desafios e mais quebra-cabeças presentes em paredes falsas e atalhos inteligentes que fazem exigir a compreensão das mecânicas presentes no jogo. 

Com ambientes espalhados por sete distritos, sistema de progressão não é linear e permite que exploremos cada um deles conforme adquirimos novas habilidades e conhecimentos sobre o mundo do jogo e de como passar possíveis quebra-cabeças. 


DIREÇÃO DE ARTE IMPECÁVEL 
Como o jogo é um 2D em exploração vertical e de amplo leque de descobrimento, tem muitas áreas acessadas por meio de melhorias na lanterna de éter, valendo destacar que cada trecho do jogo tem uma direção de arte impecável e riquíssima em cada detalhes, mostrando ser um trabalho feito com toda a dedicação, carinho e alma desde a cutscene introdutória e até outras narrativas in-game. 

Além disso, temos cenários detalhados e que transmitem com excelência a mescla entre a estética da mitologia grega e sci-fi, repleto de diferentes biomas e com a história também sendo contada por meio de cutscenes narrados em inglês e legendada para algum dos idiomas citados anteriormente.


TROFÉUS 
Com 41 troféus, sendo 26 de bronze, 11 de prata, 3 de ouro e a platina, cada conquista necessária pode ser verificada AQUI, de 45 jogadores cadastrados na plataforma até a conclusão dessa matéria, 11 já haviam feito 100% do jogo. 

CONCLUSÃO 
Somber Echoes é um título que surpreende ao unir mitologia grega e ficção científica em uma experiência e de mecânicas interessantes. Com uma narrativa envolvente, protagonizada por figuras mitológicas pouco exploradas nos games, o jogo se destaca em sua ambientação e pelo cuidado em sua direção de arte. 

A versão para consoles aprimora ainda mais a experiência com conteúdos adicionais e refinamentos na gameplay, tornando-o uma excelente opção para fãs de metroidvania, ação e aventura e exploração. Sendo uma prova de que mesmo num cenário repleto de jogos metroidvania conceituados e diversos indies, ainda há espaço para obras criativas, cativantes e que merecem destaque em meio a tantos nomes. 



Adquira para PC
PS5 e Xbox Series.
A cópia digital do jogo foi disponibilizada para fins de review, feito diretamente do Playstation 5. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Ads Area