Pink Floyd lança canção para a Ucrânia, "Hey, Hey, Rise Up!", com a participação de Andriy Khlyvnyuk, do Boombox

O Pink Floyd lança, nesta sexta-feira, a nova música em apoio ao povo da Ucrânia, intitulada ‘Hey, Hey, Rise Up!’. Esta é a primeira canção original que eles gravaram juntos como banda desde ‘The Division Bell’, de 1994. A faixa traz David Gilmour e Nick Mason junto com o baixista de longa data do Pink Floyd Guy Pratt e Nitin Sawhney nos teclados, além de uma extraordinária performance vocal de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox.


(Foto: Divulgação/Sony Music)

A faixa, gravada no final de março, usa os vocais de Andriy retirados de seu post no Instagram (https://www.instagram.com/p/Cae5TydPAxh/), cantando na Praça Sofiyskaya, em Kiev. A música 'Oh, The Red Viburnum In The Meadow' é um empolgante folk de protesto ucraniano, escrito durante a primeira guerra mundial, e tomou o mundo durante o último mês em protestos contra a invasão da Ucrânia. O título da faixa do Pink Floyd é tirado da última parte da música, que se traduz como 'Hey, Hey, Rise up and joy'.

Gilmour, que tem uma nora e netos ucranianos, diz: “Nós, como tantos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático, independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências mundiais”.

Gilmour explica como conheceu Andriy e sua banda Boombox. “Em 2015, fiz um show no Koko, em Londres, em apoio ao Belarus Free Theatre, cujos membros foram presos. Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam na lista. Eles deveriam fazer seu próprio set, mas o vocalista Andriy teve problemas de visto, então o resto da banda me acompanhou no meu setlist - tocamos ´Wish You Were Here´ para Andriy naquela noite. Recentemente, li que Andriy havia deixado sua turnê nos Estados Unidos com o Boombox, voltou para a Ucrânia e se juntou à Defesa Territorial. Então eu vi esse vídeo incrível no Instagram, onde ele fica em uma praça em Kiev com esta linda igreja de cúpula dourada e canta no silêncio de uma cidade sem trânsito ou ruído de fundo por causa da guerra. Foi um momento poderoso que me fez querer colocá-lo em música”.


Enquanto escrevia a melodia para a canção, David conseguiu falar com Andriy, de sua cama de hospital em Kiev, onde estava se recuperando de um ferimento por estilhaço de morteiro. “Toquei um pouco da música para ele na linha telefônica e ele me deu sua bênção. Espero que façamos algo juntos pessoalmente em algum momento no futuro.”

Falando sobre suas esperanças para a faixa, Gilmour diz: “Espero que receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias. Queremos mostrar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático e independente em que a Ucrânia se tornou”.

O vídeo de 'Hey Hey Rise Up!' foi filmado pelo aclamado diretor Mat Whitecross e filmado no mesmo dia em que a faixa foi gravada. “Gravamos a faixa e o vídeo em nosso celeiro, onde fizemos todas as transmissões ao vivo da Família Von Trapped durante o lockdown. É a mesma sala que fizemos o 'Barn Jams', com Rick Wright, em 2007. Janina Pedan fez o set em um dia e Andriy cantou na tela enquanto tocávamos, então nós quatro tínhamos um vocalista, embora não alguém que estava fisicamente presente conosco”, conta David Gilmour.

A arte da faixa apresenta uma pintura da flor nacional da Ucrânia, o girassol, do artista cubano Yosan Leon. A capa do single é uma referência direta à mulher que foi vista ao redor do mundo dando sementes de girassol para soldados russos e dizendo para eles carregarem nos bolsos para que, quando morrerem, os girassóis cresçam.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.