ENTREVISTA EXCLUSIVA: Conversamos com o duo Clara X Sofia, que falou sobre inspirações musicais, o projeto 'Cantim' e muito mais!!

Depois de conhecermos pela plataforma Groover, fomos atrás de outros trabalhos do duo mineiro que está cada vez conquistando mais o coração do público brasileiro e assistimos recente ao projeto 'Cantim', revelado recentemente no Youtube e que traz uma repaginada de trabalhos autorais e versões admiradas por elas.

Mas além disso, tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva onde ela nos contou sobre este projeto lançado, além do backstage por trás de outras músicas da carreira, como 'Seu Fim Em Mim', 'Vestida ou Nua' e 'Corrente do Bem'. 

A conversa com elas pode ser lida de maneira completa ao longo desta matéria, dada a vocês também como um presente de nove anos do site, completados hoje!!


Foto: Gustavo Romanelli

Primeiramente, muito obrigado em topar essa entrevista, faz tempo que não vimos dentro do site e conheci por meio da plataforma Groover com uma das melhores faixas de 2020/21 em 'Seu Fim Em Mim' e amei ter ouvido e dado feedback por lá.

Clara X Sofia: Olá!  Nós agradecemos pelo convite :) Felizes demais que você amou nossa música do coração hehe.  


Inclusive ao ver o clipe pela primeira vez, podemos notar diversas semelhanças com 'Don't Break My Heart'. Ela foi de fato uma inspiração de composição e arte ou mera coincidencia? Qual o nível de influência da Dua Lipa dentro do trabalho de vocês e quais outros artistas vocês escutam no dia a dia ou tentam trazer elementos deles para seu trabalho?

- Olha só, é a primeira vez que temos essa comparação entre o clipe e a nossa música [risos] Dua Lipa é uma grande referência para nós, tanto na parte estética quanto na sonoridade musical. Mas nesse caso, não nos inspiramos nela. O clipe de 'Seu Fim Em Mim' surgiu a partir de uma referência no fashion filme da marca Kenzo produzido pelo Spike Jonze. Além dela, nos inspiramos em divas brasileiras como Marisa Monte, Rita Lee, Duda Beat, a belga Claire L'affut e a mais nova diva pop, Olivia Rodrigo. Todas essas nos inspiram em algum âmbito do nosso trabalho! Na parte visual, comunicação ou na parte musical. 



Com ela e outros como, 'Falei', 'Não Falta Mais Nada', 'Vamos Falar de Amor', 'Corrente do Bem' e a mais do que necessária 'Vestida ou Nua'. Pode nos falar um pouco sobre a letra dela e o conceito por trás da música?

“Vestida ou Nua” surgiu em 2018 como um desabafo. Dois anos depois, tivemos a oportunidade de fazer um curta-metragem, e logo pensamos nessa música. Reescrevemos e reestruturamos toda ela, desde a linguagem  até a sonoridade. A letra dessa música fala sobre a força feminina, sobre o poder da sororidade e união de nós mulheres. O mundo não foi pensado para nós e, mesmo assim, nos superamos, juntas umas das outras. 
Citada por aqui anteriormente, temos 'Corrente do Bem', considerado como um dos hits de vocês e que traz parceria de Rogério Flausino (Jota Quest), conterrâneo de vocês. Como surgiu a faixa, ideia de composição (principalmente instrumentalmente, onde traz toques de reggae, muito bem encaixados com o pop) e a parceria com Jota Quest?
- A composição de 'Corrente do Bem' surgiu em parceria com um amigo nosso, Joe Matos. Quanto à produção, ela veio do nosso parceiro Pedro Peixoto e do nosso produtor Lipe Carvalho. É uma música que traz uma mensagem de união, de paz, de amor e alegria, logo queríamos muito que a produção tivesse esse mesmo astral. Quanto à parceria com Jota Quest, ela surgiu de uma amizade entre o nosso produtor Lipe Carvalho e o baterista deles, Paulinho Fonseca. Um dia ele estava tocando a nossa música no camarim do Jota, o Rogério [Flausino] ouviu e quis participar também (nem a gente acredita que foi assim hahaha)! Ficamos muito felizes e honradas em poder gravar essa música com um cantor que tanto admiramos!


Recentemente vocês lançaram uma session no projeto 'Cantim', que traz novas roupagens para versões tanto autorais, quanto de outros artistas. Entre eles temos Dua Lipa, Perla e Pabllo Vittar. Perla vocês inclusive fizeram video, agora as outras duas pelo que vi foi algum inédito em um material profissional. Como foi a montagem deste repertório?

 - Tinha muito tempo que nós não cantávamos, então queríamos muito nos divertir! Pensamos logo em músicas que não conseguimos parar de escutar e colocamos toda uma nova roupagem bem a nossa cara. Foi super legal cantar essas músicas que nós vínhamos cantando durante todo esse momento de reclusão da pandemia! Com certeza foram muitas delas que nos alegraram e inspiraram. 

Eu particularmente adorei essa roupagem diferente para as faixas, o estilo que soou algumas das músicas (como 'Tremendo Vacilão' e 'Disk Me')... Suas vozes tem uma sintonia tão perfeita que ficamos admirando a música e quando menos esperamos, já acabou a apresentação. Tem planos de fazer uma continuação deste projeto ou apresentar novas roupagens de outros artistas num futuro próximo?

Primeiramente, muito obrigada pelo carinho! Ficamos felizes em saber que você curtiu! Mas sim, temos mais uma surpresa que vem dessa mesma live! E pretendemos continuar fazendo várias versões nesse estilo, nós amamos e nos divertimos muito!


Mais uma vez, obrigado por conversar conosco e esperamos que tenha gostado da pauta. Para finalizar, mande um recado para seus fãs ou fãs de música que estejam conhecendo vocês por esta entrevista

Ahh, nós agradecemos! Amamos muito participar, obrigada pelo carinho de vocês! E gostaríamos de dizer para todo mundo que acompanha nosso trabalho um MUITO OBRIGADA, sem vocês a gente não teria o gás para continuar fazendo música e nos dedicando para trazer um trabalho bem massa! E claro, temos que dizer que vem muita coisa boa por aí! A concretização de todos esses anos de trabalho com uma identidade repaginada que traz muito de quem nós somos e vivemos <3 Grande beijo para todos, espero que vocês estejam bem! Acompanhem a gente nas redes sociais, em todas estamos como: Clara x Sofia! BEIJOS. 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.