Os Mutantes lança álbum ZZYZX; Ouça aqui!!

Foto: Adriana Moraes
Os Mutantes estão com um trabalho novinho em folha. Com a mesma inventividade e energia que fizeram parte desses mais de 50 anos, o grupo apresenta seu novo rebento fonográfico mostrando que uma banda que se notabilizou por estar tão à frente de seu tempo não poderia ficar presa ao passado.

“ZZYZX” é o terceiro trabalho de inéditas após a reunião dos Mutantes, um álbum mais colaborativo entre os integrantes, com arranjos e acabamento especiais, vozes soando como veludo, uma prova de que o som Mutante é inesgotável, misturando música brasileira com rock, jazz, música oriental, instrumentos tradicionais e sons do cotidiano.
São 11 canções inéditas, sendo duas em português, propondo romper as barreiras da música feita na Terra. A saída é por ali mesmo, pela ZZYZX, até a Casa dos Deuses na famosa Área 51, como mostra a linda capa, de autoria do ilustrador norte-americano Thomas Sciacca.

A vida fora deste planeta errante, aliás, é um tema que transita, desfila por todo o álbum, sempre com   doses   generosas   de   profundidade,   ironia,   senso   de   observação   e   questionamento.

Com tanta novidade e a força do bom e velho rock psicodélico, não é de se surpreender que o álbum tenha como faixa de abertura a deliciosa “Beyond”, cartão de visitas apontando que os Mutantes podem ir além e além.

Na linha de frente, o guitarrista e cantor Sergio Dias fez questão de produzir um trabalho com substância, dando atenção especial para as letras, falando de sexo interplanetário, drogas em busca da comunhão, rock’n’roll para vencer a mesmice, paz e amor – hétero, homo ou transcendental –, e uma bomba atômica sobre Brasília.

Sobra também doçura no canto de Esméria em “Candy”, e sobra indignação pela falta de sentido na vida do povo brasileiro. Também há reflexão sobre as escrituras sagradas ou o solo de Jerusalém. E sobra amor, sempre o amor.

Há ainda lugar para discutir o tempo e o espaço, para as noites solitárias de um mutante que cuida dos pensamentos dos humanos na Terra, para a religião, a espiritualidade, o vazio existencial. E no
final, a bordo do último pássaro de prata, descobrimos que não somos nada senão poeira cósmica.

Em síntese, um trabalho de encher os ouvidos, suave e denso, com notas e batidas que não faltam nem sobram. É daqueles álbuns que vão continuar chamando a atenção de gente do calibre de David Byrne, Kurt Cobain, Kevin Barnes, Flea e Devendra Banhart, entre outros.

ZZYZX, terá seu lançamento físico e digital no próximo dia 24 e os shows de lançamento se iniciarão em Maio nos Estados Unidos e seguirá para o Brasil com datas na última semana de Maio e durante o mês de junho...Europa também será incluída.
A formação da banda é Sérgio Dias nas guitarras, violão, vocais – Esméria Bulgari nos vocais e percussão – Henrique Peters nos teclados, piano e vocais – Claudio Tchernev na bateria e vocais– Vinícius Junqueira no baixo e Camilo Macedo nos vocais, guitarra e violão.