Entalpia fala sobre single, turnê, expectativa para 2020, novos projetos e mais


Com uma agenda que inclui o Sofar Sounds e show gratuito, a banda Entalpia falou sobre seu novo single, nova turnê, expectativa para 2020 e também contou a história da banda, para quem ainda não conhece. Leia mais abaixo:

Sobre o single:
"Engano" fala sobre os sentidos que envolvem a visão de um rompimento. Entre as pressões externas que envolvem a natureza das relações e o modo como estas são construídas, existe também o encontro com as expectativas internas - que muitas vezes não são correspondidas. A partir daí, entre as mágoas e o choque frustrativo do que era esperado e não aconteceu, vem a proposta de "engano", que recusa o grito e o desamor - ainda que num cenário hostil. "Engano" se põe diante de uma busca interior que vai além do que não deu certo; porque, no fim, aquilo que existe por si só não pode ser interpretado como engano.

 Sobre a turnê
Essa turnê vem de um desdobramento de algo que já havia sido muito importante para nós, que foi a nossa participação no Imagine Music Experience 2019. Ao fazer amizade com a Wenyombwe no festival a ponto de desenhar um projeto de turnê no Brasil ao lado deles, firmamos um projeto de pluralidade músico-cultural, que é algo que sempre prezamos. De certo será enriquecedor embarcar nessa jornada e trilhar algo que será novo para ambas as bandas. Esses shows serão um grande aprendizado como espaço de diálogo e encontro na esfera musical.


 Expectativa para 2020
Certamente o ano começou dentro de uma agitação a princípio não esperada, mas [e exatamente por isso] está sendo ótimo. Estamos trabalhando muito na produção desse novo single e ainda mais em todos os shows que acontecerão em março, ao lado dxs nossxs amigxs da Wenyombwe. Levantar todos esses projetos para o primeiro semestre do ano foi algo considerado por muitos como ousado, mas acreditamos que esse atrevimento, apesar de ser trabalhoso [tratando-se de coisas jamais realizadas por nós antes], tende a ser extremamente frutífero. Por isso, estamos bem animados [e ansiosos!] com os caminhos traçados por nós esse ano. Sem dúvida alguma esse é o ano em que mais temos trabalhado com a banda desde nosso início.

 Próximos projetos

Após o circuito de shows realizados no primeiro semestre de 2020, pensamos em concentrar nossas energias para lançarmos mais alguns sons - e, no segundo semestre, já pensamos em estruturar uma novidade de dimensão ainda maior em relação ao Delta! Festival, ainda dentro da lógica de pluralidade e encontro músico-cultural. Mais novidades surgirão em breve! :)

 A história da banda: como e quando surgiu
Nosso pontapé inicial foi por meio da reunião dos integrantes no ensino médio, numa escola técnica onde estudávamos. O apoio de iniciativas culturais lá dentro sempre foi extremamente forte e importante, o que nos possibilitou participar de muitos eventos musicais [e, enquanto musicistas individuais, testarmos formações diversas - até encontrarmos a formação inicial da banda]. A consolidação da ideia de fazer o grupo foi em 2015, quando participamos de um campeonato inter-escolas na categoria "música" [ainda pela escola técnica que estudávamos] e a partir disso decidimos que levaríamos a proposta para frente. O lançamento oficial da banda veio em 2016.


 As influências musicais
Das mais variáveis e misturadas possíveis. Do rock ao soul, do blues ao funk, do jazz à diversidade das brasilidades. Nossas personalidades e vivências musicais diferentes sempre nos possibilitaram a reunião de um leque de artistas e gêneros muito diversos.

 A mensagem que quer passar com a música
Desde o início do grupo a nossa proposta principal sempre foi levantar a voz da reflexão, seja esta sobre questões internas ou questões coletivas. Acreditamos numa variação energético-musical que não se trata apenas de uma estética de mistura de gêneros, mas que também proporciona o questionamento por meio da canção; por isso, estamos sempre tentando suscitar e fortalecer o debate, principalmente a respeito de questões psicossociais.

 O que esperar do show no Feeling

Energia pura, sem dúvidas! Como versamos em "Purpurina", a expectativa é de um final de semana ótimo; recheado de cores de circo e arco de festa. Será uma experiência inédita para nós; portanto, estamos muitíssimo felizes/ansiosos com a escolha de artistas que dividirão o palco e a noite conosco e/ou farão participações especiais. Sem contar na irreverência da natureza do evento - que, num pós-carnaval e sendo à fantasia, vai levantar ainda mais a troca de energia na noite!