The Jacksons: Grupo celebra hits dos anos 1970 no show em São Paulo

Foto: Jessika Mar
O Espaço das Américas recebeu neste último sábado (16) a banda The Jacksons. Formado atualmente por Jermaine, 64, Jackie, 67, Marlon, 62, e Tito Jackson, 65, os irmãos de Michael Jackson retomaram o grupo após a morte do astro e, desde então, excursionam o mundo interpretando seus principais clássicos. grupo  de R&B e Soul  surgiu em 1964, formado pelo cantor Michael Jackson e seus irmãos JackieTitoJermaine e Marlon e Randy. Ao longo dos anos em que o grupo permaneceu junto, venderam cerca de 113 milhões de álbuns. O grupo já teve 7 formações.

O show não atraiu um grande público, com ingressos que variaram entre R$ 175 e R$ 620. Com uma plateia dividida entre pista e mesas, havia bastante espaço para circular e, aparentemente, nem metade do local estava lotado. O evento foi anunciado como a primeira vez da banda The Jacksons, no entanto, o Jackson 5 já passou pelo Brasil em setembro de 1974, no Palácio das Convenções(13) e no Pavilhão do Anhembi (14), em São Paulo, no período final de existência do Jackson 5, que já que no ano seguinte, após deixar a gravadora Motown, e assinar com a gravadora  Epic, mudaria o nome do grupo para The Jacksons - O grupo tabém se apresentou no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nessa época, Michael Jackson já tinha status de estrela pop na sua primeira passagem pelo Brasil. Com 16 anos de idade, ele liderava os vocais do grupo e já havia lançado quatro álbuns solos.

Com apenas três integrantes originais (Jermaine não pode vir por conta de problemas na coluna), o grupo apresentou o setlist que usa há anos nas apresentações,  composto apenas de mega-sucessos das décadas de 1970 e 1980, entre músicas do grupo, acrescentam também hits da carreira solo do Michael Jackson. O show começou pontualmente ás 22 horas, e durou 1 hora e 10 minutos. Os irmão multitalentosos cantam, dançam e tocam instrumentos. A dança é um caso à parte, com muitas das coreografias que marcaram o estilo e carreira do grupo, sendo repetidas pela plateia. O público também cantou todas as músicas e entrou em extâse quando um pequeno vídeo falando sobre os irmãos apareceu no telão com fotos do Michael Jackson, durante a pausa da banda. O show não estava lotado, mas todos que estavam presentes demonstravam o amor ao Rei do Pop, com camisetas, cartazes e alguns até vestidos de Michael. De crianças até fãs mais velhos, todos foram prestigiar o grupo que originou um dos maiores artistas da história da música. Era possível ver a emoção em cada olhar, embora o show não seja nem de perto, comparado aos mega shows que o Michael Jackson fazia em estádios.

O show não foi exibido nos telões laterais do palco. O público que ficou no fundo, teve que se contentar em ver os artistas de longe. Antes do show, um aviso alertou aos fãs que a produção do The Jacksons havia proibido a transmissão, porém sem explicar o motivo.

A data da apresentação coincidiu com estreia do polêmico documentário 'Deixando Neverland', da HBO, onde dois fãs acusam Michael Jackson de crimes de pedofilia. No entanto, o fãs mais fieis, levaram cartazes com os dizeres  "Fatos não mentem. Pessoas sim. Michael é inocente" e demonstraram todo o apoio à família Jackson, que obviamente não falaram sobre esse assunto durante sua passagem por São Paulo.

O grupo ainda se apresentará em Porto Alegre nesta terça-feira (19), ingressos continuam à venda. mais informações em www.hte.com.br

Confira o setlist:

1.   Can You Feel It
2.   Blame It on the Boogie
3.   Rock With You (cover Michael Jackson)
4.   Enjoy Yourself
5.   Show You the Way to Go
6.   Lovely One
7.   I Want You Back / ABC / The Love You Save / Dancing Machine
8.   Never Can Say Goodbye
9.   I'll Be There
10. We Made It
11.  This Place Hotel
12. Wanna Be Startin' Somethin' cover Michael Jackson)
13. Shake Your Body (Down to the Ground)