Vanguart dá presente para beatlemaníacos e apresenta disco "Sgt Peppers" na íntegra
Elio Sant'Anna6/02/2017 02:34:00 PM
0
No dia 1 de Junho de 2017, o disco Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band completou 50 anos e, dentre diversas homenagens, é bem difícil que alguma tenha sido tão linda quanto a da Vanguart, que trouxe o show Liverpool em Cuiabá para o Centro Cultural São Paulo, de forma gratuita. Por volta das 18h45 chegamos ao local, que já contava uma fila grande para um evento de 5a feira, resultado da função Vanguart + Beatles, duas bandas que sempre são garantia de show lotado nas apresentações relacionadas a elas.
Ao entrar no local, víamos os instrumentos de corda, um lindo piano, teclado e bateria posicionados para o espetáculo. Lembrando 2015, quando tocaram o disco Rubber Soul na íntegra, pensei que só poderia sair algo muito lindo do talento de Helio Flanders, Fernanda Kostchak, Reginaldo Lincoln, David Dafre, Julio Nganga e Kezo Nogueira. Não deu outra.
Tão fãs como quem estava assistindo, a banda ficava na duvida de tocar igual os Beatles, versões diferentes e acabou fazendo uma mescla que dizem ser o jeito "emoção" de ser tocado, trazendo novos arranjos e, na banda multi-instrumentista, fazendo versões tão boas ou melhores que a dos garotos de Liverpool.
Helio deu voz as músicas de John Lennon, toca violão e piano, David Dafré deu voz para a música de George Harrison, mas ainda tocou guitarra e clarinete, Reginaldo cantou Paul McCartney e, como o Beatle, tocou violão e baixo.
Musicas como Within You Without You, repleta de instrumentos indianos, foi comandado pelo violino de Fernanda e a bateria de Kezo Nogueira, que executaram com maestria uma das músicas mais difíceis de serem tocadas. Outra muito difícil, mas que ficou lindíssima na versão da Vanguart foi A Day in the Life, que originalmente conta com uma orquestra de 40 pessoas e a foi tocada com todos seus compassos finais, ou na ligação entre a parte John e Paul da letra, de modo impecável com violão, guitarra, bateria e piano.
Depois das 13 músicas do disco, a banda ainda trouxe para o palco Strawberry Fields Forever cantada e tocada por Hélio Flanders no Piano, além de de Penny Lane. Ambas músicas foram lançadas como single em 1967 e 50 anos depois ganharam espaço no remaster Sgt Peppers, lançado dia 26 de Maio. Além das músicas do show, tivemos I'm the Walrus, música que mais agitou o público, por conta dos "Wooh" presente na letra dela, também pelos solos de violino e encaixou perfeitamente para o encerramento do show.