Morre Tommy LiPuma, produtor de Paul McCartney, Tom Jobim, João Gilberto e outros


Tommy LiPuma morreu na segunda-feira em Nova York, aos 80 anos. O americano presidiu o Verve Music Group entre 1998 a 2004. Suas produções resultaram em mais de 75 milhões de álbuns vendidos e 33 indicações ao Grammy, das quais ganhou 5.

Tommy LiPuma produziu discos de Paul McCartney ("Kisses on the bottom"), Miles Davis ("Tutu"), Willie Nelson e Leon Russell. Ele também ajudou bastante a difusão da música brasileira no exterior ao produzir álbuns de Tom Jobim ("Urubu"), João Gilberto ("Amoroso") e João Donato ("A bad Donato"). 

Em 2009, ele foi o responsável pelo disco "Quiet nights", em que a cantora e pianista canadense Diana Krall interpretou alguns clássicos da bossa como "Esse seu olhar" e "Corcovado" (Jobim) e "Samba de verão" (Marcos Valle).

Ele presidiu os selos GRP e Impulse nos anos 1990. Em 2014 entrou para a Universal Music Publishing Group como consultor criativo. Seu último trabalho de produtor foi o álbum "Turn up the quiet", de Diana Krall, que sai dia 5 de maio pela Verve.

Leia mais no Diário dos Beatles.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.