Polysom lançará EP das Vespas Mandarinas e relança clássico dos Raimundos em LP



A banda Vespas Mandarinas, que em breve vai entrar nos estúdios para começar as gravações de seu próximo disco (ainda sem título) está com lançamentos a todo o vapor. Pouco tempo depois de lançar o DVD Animal Nacional Ao Vivo, a banda anunciou o lançamento de um novo EP, com lançamento previsto para o começo de Junho.



Chega às lojas na próxima semana o compacto em vinil “O Ovo Enjaulado”, do Vespas Mandarinas, pela Polysom, com duas faixas: “A Man Without Qualities” e “Estrada Escura”.
O Vespas Mandarinas, que tem se destacado no cenário pop rock brasileiro com uma poética bastante peculiar, aproveitou o que eles chamam de uma espécie de “janela”, enquanto não gravam o novo álbum, para experimentar novas formações e estilos dentro do amplo universo de referências do rock. O proto-punk e a psicodelia deram o tom nas gravações.

“A Man Without Qualities”, a faixa do lado A, é uma versão em inglês para “Um Homem Sem Qualidades” música já aclamada pela crítica especializada e apontada como a 20ª melhor música de 2013, segundo a lista de “melhores do ano” da revista Rolling Stone. De autoria de Thadeu Meneghini e Adalberto Rabelo Filho, este também responsável pela versão em inglês, a faixa conta com a participação especialíssima de Mark Arm, vocalista da banda americana Mudhoney, no vocal. Mark é responsável pelo embrião do movimento Grunge, que teve seu ápice nos anos 90 e reconhecimento internacional através de bandas como Nirvana e Pearl Jam. Trata-se do lado de referências proto-punk do compacto. Produzida por Chuck Hipolitho e Thadeu Meneghini no estúdio Costella, a faixa conta ainda com a participação de Lee Marcucci no contra-baixo.

“Estrada Escura”, faixa do lado B, é uma canção escrita por Taciana Barros (Gang 90/Solano Star) e Michel Kuaker (Yo Ho Delic). A faixa evoca uma espécie de “elo perdido” no rock paulistano/brasileiro. Algo como se Mutantes e Violeta de Outono entrassem num túnel do tempo e montassem um novo grupo em 2015, nos porões do Centro Cultural São Paulo(CCSP), transformando-se no que o poeta Roberto Piva definiria como “um grupo com a noção perfeita da cloaca primitiva”, que varresse da consciência “nossos sonhos medíocres” e nos libertasse “desta última hipnose chamada civilização”.

Nos versos da canção, Thadeu derrama: “onde a loucura é amiga da lucidez”, trazendo à tona o desvio Psicodélico/Surrealista do compacto. Produzida por Thadeu Meneghini & Michel Kukaer no estúdio Wha Wha, a faixa ainda conta com Rodrigo Bourganos (Bombay Groovy) no Sitar.

A capa escolhida para o Compacto é um capítulo à parte. O desenho criado pelo artista Theo Castilho – punk de nascença e criador de uma das casas de punk rock mais emblemáticas de São Paulo, o já extinto Carbono 14 – representa de maneira quase exata a intersecção dos dois universos citados logo no início: o proto-punk e a psicodelia. A direção de arte é assinada por Taciana Barros.

No contexto atual, onde o rock nacional não tem “censura” mas também “não se atreve”, o compacto “O Ovo Enjaulado” se apresenta como um Banho de Lua, ou apenas como um remédio pra livrar-nos do tédio. O resto é história.



Outro lançamento de Junho é o relançamento do clássico dos Raimundos, intitulado Lavo Tá Novo, que completa 20 anos.
A banda Raimundos deixou o país boquiaberto com o rock forte, rápido e com letras sarcásticas apresentado no seu primeiro álbum, homônimo, que trazia músicas como “Nega Jurema”, “Selim” e “Puteiro em João Pessoa”. O trabalho seguinte, “Lavô Tá Novo” (1995), confirmou que realmente ouvíamos uma das maiores revelações do rock nacional dos anos 1990. O disco, que completa agora 20 anos, ganha uma versão muito especial da Polysom em vinil 180 gramas que chega pela coleção “Clássicos em Vinil”.

O álbum é composto por 12 faixas e foi produzido por Mark Dearnley, que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Motorhead e AC/DC, entre outros. As músicas são, em sua maioria, de autoria dos membros da banda Rodolfo (vocal e guitarra), Digão (guitarra e vocais), Canisso (baixo e vocais) e Fred (bateria). Em “Lavô Tá Novo”. o grupo, com mais experiência, traz canções mais elaboradas e ainda mais hardcore. Alguns dos hits presentes são “Eu Quero Ver o Oco”, “O Pão da Minha Prima”, “Esporrei na Manivela” e “I Saw You Saying (That You Say That You Saw)".

Um dos álbuns mais relevantes da carreira do Raimundos, levando-os a festivais como Monsters of Rock e Hollywood Rock, “Lavô Tá Novo” é também um dos mais importantes da discografia do rock nacional. Totalmente indispensável.

As faixas são as escritas abaixo e você pode adquirir o seu (com prensagem a partir de 05/06) aqui.

Lado A
                   1. Tora Tora
                   2. Eu Quero Ver o Oco
                   3. Opa! Peraí Caceta
                   4. O Pão da Minha Prima
                   5. Bestinha


Lado B

                   1. Esporrei na Manivela
                   2. Tá Querendo Desquitar
                   3. Sereia da Pedreira
                   4. I Saw You Saying (That You Say That You Saw)
                   5. Cabeça de Bode
                   6. Herbocinética

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.