ANÁLISE: Godbreakers (PS5) - Um roguelike vibrante que une ação, estratégia e pode ser jogado em co-op


Tivemos a oportunidade de conferir o jogo Godbreakers, desenvolvido pelo estúdio sueco To The Sky, fundado por veteranos da indústria de games e publicado pela Thunderful, disponível em consoles exclusivamente no PS5, mas também sendo lançado para PC.

INTRODUÇÃO E SINOPSE
Godbreakers é um roguelike de ação cooperativo para até quatro jogadores, ambientado num futuro onde uma IA, em sua busca por perfeição, consumiu os planetas e deixou a humanidade está à beira da extinção. 

A sinopse principal gira em torno de jogadores que assumem o papel da "arma final" do Coven, lutando contra o caos e absorvendo os poderes dos inimigos para usá-los contra eles. Para cumprir essa missão, os jogadores devem lutar em biomas surreais e se adaptar aos desafios impostos por essa inteligência artificial.

Ao abrir o jogo, já damos de cara com um vídeo introdutório (que pode ser pulado) e somos jogados para uma tela de tutorial.


MENU E OPÇÕES DE JOGABILIDADE 
Ao pausar o jogo, somos recebidos por um menu de opções bastante completo, que demonstra o cuidado dos desenvolvedores com a acessibilidade e a personalização da experiência do jogador. Logo de início, chama a atenção a ampla seleção de idiomas disponíveis: português, inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, coreano, chinês, polonês, sérvio e russo, apresentando uma variedade que permite que jogadores do mundo todo se sintam à vontade para mergulhar na aventura com total compreensão.

Nas opções de jogabilidade, o título oferece ajustes que tornam o combate e a movimentação mais confortável, como a possibilidade de travar a mira em um inimigo específico, atacar diretamente na direção desse alvo ou ainda habilitar a exibição dos números de dano durante as batalhas, detalhes reforçam o foco do jogo em oferecer controle total sobre a ação e em adaptar a experiência ao estilo de cada jogador.

Já em vídeo, é possível escolher quatro modos de cores que melhor se adaptam com a visão do jogador, sendo elas: Deuteranopia, Protanopia e Tritanopia. Além disso, também é possível alterar tamanho/cor da fonte/cor da borda da legenda. 

Na aba de vídeo, o cuidado com a acessibilidade se destaca novamente. O jogo traz quatro modos de cores pensados para diferentes tipos de daltonismo (Deuteranopia, Protanopia e Tritanopia), garantindo que todos possam desfrutar dos visuais vibrantes sem prejuízo à legibilidade ou à imersão. Além disso, há uma série de opções para ajustar a interface: é possível alterar o tamanho e a cor das fontes, bem como a cor das bordas das legendas, permitindo uma leitura mais confortável independentemente da distância da tela ou das preferências visuais do jogador.

Esses recursos, em conjunto, mostram uma preocupação louvável com a inclusão e a personalização, permitindo que cada jogador adapte o jogo ao seu próprio ritmo e conforto visual, sem abrir mão da fluidez e da identidade estética da experiência.



GAMEPLAY
Depois de sairmos do tutorial, somos direcionados para uma espécie de saguão onde temos a possibilidade de alterar entre 36 armaduras para o corpo (entre padrão do jogo, exclusivas da Deluxe Edition ou que serão desbloqueadas durante a jogatina), 18 opções de armaduras para a cabeça (entre padrão do jogo ou que serão desbloqueadas durante a jogatina), um local de "restauração de ecos" (que vão desbloqueados a cada vez que vencemos um chefe/mini-chefe), um local para personalizarmos as armas e seus atributos, além da disponibilidade de um boneco para treinarmos a gameplay.

Após concluirmos o tutorial, somos conduzidos a uma espécie de saguão central que serve como base de operações do jogador, um espaço que combina funcionalidade com uma boa dose de personalização. Nesse ambiente, é possível alternar entre 36 tipos de armaduras para o corpo (que incluem modelos padrões, versões exclusivas da Deluxe Edition e outras desbloqueáveis ao longo da jornada) e 18 opções de armaduras para a cabeça, divididas entre padrões e desbloqueáveis.

O local também abriga diferentes áreas de suporte à progressão: uma estação de “restauração de ecos”, que vão sendo desbloqueados a cada chefe ou mini-chefe derrotado, um ponto dedicado à customização de armas e atributos (permitindo aprimorar e adaptar seu arsenal) e até mesmo um boneco de treinamento (ideal para testar combinações de golpes, habilidades e builds antes de partir para o próximo desafio).

Sendo um roguelike com forte influência da ficção científica, a estrutura de controles é familiar para quem já teve contato com jogos do gênero ou mesmo com títulos soulslike e God of War Ragnarök. O esquema inclui ataques leves e pesados, combos, golpes carregados e esquiva, mas o diferencial está na mecânica que permite cancelar movimentos durante a ação, algo que traz um dinamismo raro ao gênero. Essa característica confere ao jogo uma identidade própria, equilibrando intensidade e fluidez, tornando o combate mais responsivo e menos punitivo que o de roguelikes ou soulslikes tradicionais.

Durante a gameplay, enfrentamos inimigos utilizando habilidades encadeadas e equipamentos que moldam completamente o estilo de luta. Há um vasto leque de builds e Arquétipos que se expandem conforme o progresso, com cada arma apresentando características, habilidades e combos únicos, variedade que incentiva o jogador a experimentar novas combinações a cada run, explorando efeitos como aumento de dano, melhoria de velocidade, queimadura, envenenamento, entre outros, com o player podendo experimentar cada uma dessas habilidades e atributos corretamente.

Os chefes são um dos grandes destaques do jogo: cada um apresenta padrões de ataque evolutivos, múltiplas fases e personalidades distintas, exigindo reflexos rápidos, boa leitura de movimento e uma evolução constante do jogador. Com isso, cada tentativa e torna uma experiência única, com o aprendizado sendo contínuo e a mudança de habilidades e armas permitindo uma rejogabilidade recompensadora.

O resultado é um combate que combina fluidez, profundidade estratégica e senso de progressão real, oferecendo uma sensação constante de domínio e descoberta.




GRÁFICOS
Fugindo do fotorrealismo que domina boa parte dos jogos atuais, Godbreakers aposta em uma estética vibrante e estilizada, que combina perfeitamente com o ritmo frenético da ação. As cores intensas e contrastantes não apenas reforçam a identidade visual do jogo, mas também dão vida ao caos constante que toma conta das batalhas, com as explosões, efeitos de energia e golpes devastadores compondo um espetáculo visual que é tão dinâmico quanto envolvente.

Os biomas são outro destaque, oferecendo uma variedade que mantém cada run visualmente fresca e interessante. Passamos por arenas futuristas banhadas por luzes de neon, campos energéticos em constante movimento e até ilhas flutuantes cobertas por uma flora exótica. Apresentando uma diversidade que ajuda a construir uma atmosfera única e reforça a sensação de estar em um universo em constante mutação.


MAPA
Os mundos são organizados por meio de portais que funcionam como passagens entre as diferentes áreas do jogo. Para prosseguir, é necessário limpar completamente a região atual, eliminando todos os chefes presentes antes que o próximo portal seja liberado. Essa estrutura cria uma progressão lógica, desafiadora e que mantém o ritmo de exploração.

A disposição das fases segue um esquema cíclico e estratégico: o jogador inicia escolhendo entre dois mundos disponíveis, cada um com suas próprias particularidades visuais, inimigos e desafios. Após enfrentar e derrotar os chefes principais dessas regiões, abre-se uma nova seleção de mundos, permitindo escolher novamente entre dois caminhos. Essa dinâmica continua até o destino final, onde o player enfrente o chefão do mundo em questão.

Ao vencer esse chefe final, o portal seguinte se ativa, conduzindo o jogador ao próximo conjunto de mundos, onde o ciclo se repete. Além disso, o fato do avanço depender da limpeza total de cada mapa reforça a sensação de conquista e domínio, mantendo o jogador imerso e recompensado a cada nova vitória.



MODO CO-OP
Apesar de ter um modo offline single-player, é no modo co-op que o jogo brilha (ou quase), com esse sendo o foco do jogo e suas habilidades, armas e build terem sido pensadas para o trabalho em equipe, com um jogador podendo proteger o outro enquanto atacamos os inimigos e, principalmente, os chefes, permitindo uma longevidade muito maior do que no modo offline, mas ainda peca uma coisa: A exclusividade do modo multi-player ser somente online acaba sendo uma pena, pois seria ótimo se pudesse jogar em co-op offline, mesmo que não fosse em tela dividida, pois ao desenvolver a versão co-op alguém percebeu que o roguelike precisava de amigos gritando em seu ouvido enquanto você descobre qual deus esmagar primeiro.

TROFÉUS
Com 26  troféus (incluindo a platina), 7% dos 114 proprietários do jogo cadastrados no site PSN Trophies já obtiveram a platina. Confira todas as conquistas AQUI!!!




CONCLUSÃO
Godbreakers é um roguelike de ação que se destaca pela personalização, fluidez de combate e estética vibrante, entregando uma boa experiência jogando sozinho ou em co-op online. O menu de opções mostra um cuidado especial com a acessibilidade, permitindo ajustes de idioma, cores, fontes e legendas, garantindo que cada jogador possa adaptar o jogo ao seu estilo e conforto.

A gameplay combina combate estratégico e responsivo, builds variadas, armas e habilidades únicas, com chefes desafiadores que exigem reflexos e estudo, garantindo rejogabilidade constante. A progressão por portais e a diversidade de biomas reforçam o ritmo e a imersão do jogo, enquanto a mecânica de cancelamento de movimentos adiciona uma dinâmica rara no gênero.

Embora o modo single-player funcione bem, o co-op online é onde o jogo realmente brilha, estimulando trabalho em equipe e exploração de sinergias entre jogadores. Apesar da ausência de co-op offline, o jogo proporciona uma experiência intensa, recompensadora e visualmente marcante, que agrada fãs de roguelikes e jogos de ação desafiadores, mostrando a capacidade do estúdio To The Sky em criar aventuras memoráveis.

A cópia digital do jogo foi disponibilizada para fins de review, feito diretamente do Playstation 5.

Preços:
Standard: $27,99 / €27,99 / £21,98
Deluxe: $32,99 / €32,99 / £24,98
Juice Edition: $34,99 / €34,99 / £26,98

Links oficiais:
Site: godbreakers.com
YouTube: @GODBREAKERS
Twitter/X: @GODBREAKERS
TikTok: @godbreakers_game
Instagram: godbreakers
Bluesky: godbreakers.bsky.social
Discord: Link do Discord

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Ads Area