“Fortalecemos a música o suficiente para que ela se unisse ao clipe de maneira poderosa e retratasse a força que queríamos trazer com o tema e a canção”, conta Mariana Campello, que assina a produção e direção do vídeo. O clipe apresenta também imagens de recortes de notícias de jornais sobre violência policial, injustiças sociais, guerras, destruição ambiental em prol do lucro e outras tragédias evitáveis.
Inoutside é um grupo de rock alternativo autoral composto por mulheres LGBTQIA+. A formação incluiu Mariana Campello (guitarra e voz), Leticya (bateria) e Bruna Odas (baixo e voz). Com uma sonoridade intensa e visceral, o power trio apresenta letras que abordam temas sociais, culturais, desigualdade, preconceitos, feminismo e o próprio ser artista em meio ao capitalismo selvagem. Fundada em 2012, na cidade de Vitória (ES), o grupo migrou para Juiz de Fora (MG) e hoje é referência na cidade por ser a única banda de rock autoral formada apenas por mulheres.
“Whose blood is that?” trata, principalmente, sobre a violência policial seletiva e a impunidade a favor da elite, e de como a mídia aborda e reforça essa discrepância. A letra protesta em tom de indignação já no título, “De quem é esse sangue?”, e explora como essa cultura de violência segue se repetindo mantendo os acusados impunes, enquanto a sociedade fecha os olhos ou aplaude um massacre constante e direcionado.
Ouça ou baixe a música aqui: https://linktr.ee/
Assista ao clipe: https://youtu.be/dN0n3uIS5Cc
O trabalho ainda levanta questionamentos e críticas quanto às autoridades políticas que se beneficiam diretamente dessa questão, que se posicionam de forma rasa e em épocas eleitorais, visando unicamente lucrar a partir de tamanha tragédia, sem de fato agir para que algo mude esse padrão, alimentam o sistema que o mantém.
Aproveitando o ensejo de críticas às autoridades, menciona-se também como a classe política mantém o mesmo comportamento em relação a outras tragédias, como a destruição ambiental sobre a qual prospera o agronegócio, além de guerras e várias tragédias alimentadas pelo pensamento capitalista.
A letra em inglês internacionaliza o protesto da canção, visto que a mesma barbárie ocorre diariamente em diversos outros países ao redor do mundo, se fazendo perceber como uma cultura global. “A faixa ‘Whose blood is that?’ é um protesto, mas, acima de tudo, é um desabafo de quem se sente impotente diante de um sistema tão cruel e fortemente consolidado e protegido. Entretanto, a banda e a canção reconhecem que nós, como coletivo, temos um papel crucial para que haja qualquer mudança nessa cultura que culmina em um genocídio normalizado. Como sociedade que perpetua essa barbárie de alguma forma, também temos nossas mãos sujas de sangue”, alerta Mariana Campello.
Mais sobre a banda Inoutside:
A Inoutside foi formada em 2012 e, desde 2019, se apresenta como um power trio inteiramente feminino. Suas influências vêm de diferentes vertentes do rock, principalmente do hardcore, stoner e músicas alternativas. A banda lançou seu primeiro álbum de estúdio em agosto de 2022, com canções que se destacam por vozes exclusivamente femininas e arranjos diversificados, exalando sua personalidade de tom feminista e íntimo. Foi também em 2022 que lançaram seu primeiro clipe com a formação 100% feminina, intitulado “Dare the night”, homônimo ao álbum.
Com a trajetória marcada pela participação - com destaque - em festivais locais como o Mulheres no Volante e o Dia de Rock, em Juiz de Fora (MG), e até mesmo fora do estado como o festival Não tem banda com mina, organizado pela banda paulistana The Mönic, além de shows em diversas cidades do Brasil, a Inoutside vive agora uma nova fase, priorizando inclusive canções em português, como em seu próximo EP que já está em produção, o que promete ainda mais relevância na cena mineira de rock e música alternativa.
Tradução da letra: “Whose blood is that?” (Mariana Campello)
“De quem é esse sangue?”
Um homem rico e branco com cem rifles
Não passa de um suspeito
Mas um pai negro e sua família
São sempre melhores mortos
Eles dizem que se enganaram
Mas quantas vezes?
Você está brincando comigo?
Vocês estão atirando neles pelas costas
Então, de quem é esse sangue?
De quem é esse sangue?
E enquanto eles queimam
Vocês sentem o calor
Veja, nós superamos
A vontade deles de viver
E enquanto eles queimam
Você não sente nada
De forma que seus olhos
Permaneçam sendo o único verde
Você conta mentiras!
E eles acreditam em você
Você chora!
Garante que eles acreditem também
Para que aqueles que estão perdidos
Agora acreditem que encontraram Deus
E o resto do mundo precisa ser salvo pelos céus
Ponte
Mas responda minha pergunta
Antes da eleição
Este vermelho carmesim
Cobrindo suas mãos
Esqueça a distração
Sim, eu já vi
E vou cantar
Para que todos ouçam
De quem é esse sangue?!
De quem é esse sangue?
De quem é esse sangue?
Projeto Videoclipe “Whose blood is that?” - Inoutside
Roteiro e Direção: Mariana Campello
Ass. Direção: Julia Gama
Direção de arte: Iago Medeiros
Ass. de arte: Larissa Monaquezi
Maquiagem: Julia Monaquezi
Direção de fotografia e Color grading: Caio Deziderio
Ass. de fotografia: Luan de Azevedo
Luz/Gaffer: Nitay Krishna
Montagem e edição: Pedro Soares
Produção executiva: Marcella do Carmo
Ass. Produção: Lucas Giello
Para saber mais, acesse:
Instagram: @inoutsideoficial
Spotify: Inoutside
Youtube: Inoutside Oficial (https://www.youtube.com/@





