Fãs de Sir Paul McCartney se reuniram do lado de fora do Liverpool Philharmonic Hall para tentar ver o Beatle, que participou hoje da cerimônia de formatura da LIPA. Nove grandes nomes da indústria das artes criativas também foram nomeados LIPA Companions durante o evento.
Fãs de diversos locais do mundo se aglomeraram na entrada dos fundos do teatro para a chegada de Sir Paul. Sonia Regina Machado, que veio do Brasil já sabendo que Paul estaria presente, exibiu orgulhosamente fotos de ocasiões anteriores em que avistou o músico.
Já de Atlanta, os responsáveis pela revista de fãs Penny Lane Press e fãs de longa data, Clint Ard e Joey Terrell, também esperavam conseguir ver Paul de perto. Joey disse: "Somos fãs há mais de cinquenta anos – uma vez cheguei a subir no palco com ele!".
As nomeações de Companions foram concedidas em reconhecimento a conquistas extraordinárias e à contribuição para o aprendizado, durante a cerimônia de formatura de cerca de 420 estudantes de mais de 30 países — incluindo Colômbia, Hong Kong e Índia — realizada nesta tarde de Liverpool.
Sir Paul concedeu o título de LIPA Companions para James Nesbitt (ator que interpretou Bofur na trilogia O Hobbit e é embaixador da Unicef), para a diretora Gay Linvill (que dirigiu episódios de The Big Bang Theory), Sita McIntosh (CEO do Go Live Theatre e defensora da acessibilidade nas artes), para a banda The Wombats (formada por Matthew Murphy, Tord Øverland Knudsen e Dan Haggis, sendo formada na LIPA em 2003), Simon Bobbett (empresário da Wombats e ex-aluno da LIPA), Adrian Lester (Euforia, Hustle, The Day After Tomorrow), além de Sam Mendes (diretor de Skyfall e diretor/produtor dos próximos biográficos dos Beatles e cada um dos integrantes) que recebeu seu Companion por vídeo.
James Nesbitt disse durante a cerimônia:
"Estou muito honrado em receber este prêmio da LIPA. Quando visitei o instituto alguns meses atrás para conversar com um grupo de estudantes, fiquei imediatamente impressionado com o quão extraordinário é este centro de aprendizado, lar de professores inspiradores e instalações magníficas, das quais claramente transbordam criatividade, inovação, paixão, autenticidade, colaboração e alegria.
Após minha palestra, tive a sorte de assistir a uma cena curta de uma nova versão de Oklahoma. Foi, honestamente, impressionante, de tirar o fôlego e, de alguma forma, corajosa."
"Hoje é uma celebração da criatividade, da colaboração e das possibilidades.
Como artistas, inovadores e líderes que vão inspirar outros através do seu trabalho, a turma de formandos de 2025 possui as habilidades, a visão e a confiança para influenciar a cultura e o mundo ao seu redor.
Estamos imensamente orgulhosos deles e ansiosos para ver o futuro que irão construir."
Sir Paul e Mark Featherstone-Witty, que também esteve presente hoje, fundaram a LIPA em 1996, no local do antigo Liverpool Institute — a antiga escola de Sir Paul e de seu companheiro de banda nos Beatles, George Harrison — e do Liverpool Art College adjacente, frequentado por John Lennon.
Prestes a comemorar 30 anos em 2026, a LIPA oferece cursos de graduação, mestrado e programas preparatórios em áreas como: Atuação, Dança, Música, Teatro Musical, Produção de Cinema, Produção Teatral, Design, Tecnologia de Som e Gestão das Artes.





