Formosa HI-FI inaugura na Galeria Formosa espaço que celebra o vinil, a coquetelaria e a memória da cidade em um mesmo ambiente


Na próxima quinta-feira, 31 de julho, São Paulo ganha um novo ponto de encontro para amantes da música e da cidade: o Formosa HI-FI, bar de audição que ocupará a histórica Galeria Formosa, no Vale do Anhangabaú. A inauguração do espaço representa mais do que o nascimento de um novo empreendimento cultural — marca também um momento simbólico para o Novo Anhangabaú, fruto da concessão pública que permitiu a requalificação e ocupação criativa do centro da cidade.


Localizado logo abaixo do Viaduto do Chá e a poucos metros do Theatro Municipal, o Formosa HI-FI surge como um convite ao mergulho sensorial e afetivo no universo da música mecânica. Equipado com um sistema de som de altíssima fidelidade, comparável ao de salas de concerto, o espaço foi concebido para oferecer uma escuta ativa e profunda, em noites conduzidas por DJs, colecionadores e artistas convidados.


A criação do Formosa HI-FI foi facilitada devido à política de concessão do Novo Anhangabaú, que abriu espaço para a revitalização de um dos pontos mais simbólicos da cidade. A iniciativa permitiu que a Galeria finalmente ganhasse um projeto à altura de sua importância histórica.


“Durante mais de 20 anos tentei dar um uso cultural para o espaço da Galeria Formosa, conversando com vários interlocutores, e não obtive sucesso. Foi só a partir do momento que aconteceu a concessão que eu consegui um agente que compreendesse a profundidade daquilo que estava propondo”, explica Facundo Guerra, um dos sócios do projeto. “A celeridade e o foco que tive com a concessionária permitiram que o Formosa finalmente saísse do papel.”


Com projeto arquitetônico da Metrópole_arq, especializada na preservação de patrimônios históricos, e tratamento acústico assinado pela Acústica & Sônica — com portfólio que inclui a Sala São Paulo e o Lincoln Center de Nova York — o Formosa HI-FI é resultado de dois anos de trabalho para transformar a Galeria Formosa em um dos espaços de escuta mais sofisticados do mundo.

A cabine de som leva o nome de Oneyda Alvarenga, em homenagem à primeira diretora da Discoteca Municipal, e será o palco de noites dedicadas ao Jazz, Blues, Hip-Hop, Samba e Música Eletrônica. A proposta do clube de audição é resgatar uma relação mais íntima com a música, onde a escuta coletiva é o centro da experiência.

“A gente quer alinhar coquetelaria, gastronomia e música com o mesmo cuidado. Aqui o paulistano poderá ouvir o vinil em sua máxima pureza, como pretendido pelo artista no momento do registro. Faltava um espaço como esse em São Paulo, onde se possa ouvir música, celebrar a vida e se embebedar na história da cidade ao mesmo tempo”, comenta Guerra.

A gastronomia também bebe da história: inspirada em um projeto inédito de Mário de Andrade para o local que nunca saiu do papel, o cardápio resgata a cozinha brasileira com um olhar contemporâneo. A carta de drinques, assinada por Michelly Rossi, destaca ingredientes nacionais e aposta na coquetelaria on tap, democratizando o acesso à mixologia de alta qualidade.


O projeto já existia há mais de uma década e encontrou, no Vale do Anhangabaú, o território ideal para florescer. “Um projeto tão especial merecia um lugar especial como o espaço que Mário de Andrade quis utilizar para ser o primeiro restaurante de comida brasileira em São Paulo”, completa Facundo.


O Formosa HI-FI é uma criação de Ale Natacci, Alê Youssef e Facundo Guerra. Facundo é responsável por empreendimentos icônicos como Bar dos Arcos, Cine Joia e Love Cabaret. Youssef foi Secretário de Cultura de São Paulo e fundador da plataforma Studio SP e Ale Natacci é co-fundador do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.


Com a abertura do espaço, o Novo Anhangabaú reafirma seu papel como um território de inovação cultural e social, consolidando o centro de São Paulo como palco vivo da sua própria história — um lugar onde o passado se conecta com o futuro por meio da arte, da música e do convívio. “Me sinto honrado de ter a oportunidade de investir nesses espaços e recontar a história de São Paulo para os paulistanos da nova geração. Espero que esse projeto inspire outros empreendedores a seguir apostando na cultura, recuperando nossos imóveis históricos e transformando São Paulo em uma das capitais culturais mais vibrantes do mundo”, conclui Facundo Guerra.


Confira a programação completa do Novo Anhangabaú no site ou nas redes sociais.


Serviço - Formosa HI-FI

Inauguração: 31 de julho 

Local: Vale do Anhangabaú (Embaixo do Viaduto do Chá) - Centro Histórico de São Paulo 

Como chegar: Metrô Anhangabaú - Linha Vermelha

Instagram: @formosahifi


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Ads Area