Tivemos a oportunidade de conferir WUCHANG: Fallen Feathers, título desenvolvido pelo estúdio chines Leenzee e publicado pela 505 Games. O jogo foi oficialmente lançado no último dia 24 e já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S (além de estar disponível em Day One no Game Pass).
INTRODUÇÃO AO JOGO E SINOPSE
Ao iniciar WUCHANG: Fallen Feathers, o jogador é introduzido a um menu de configurações que oferece diversas opções de personalização da experiência, algo bastante útil considerando que o título segue o estilo soulslike (conhecido por sua dificuldade elevada e ausência de níveis ajustáveis). É possível, por exemplo, ativar ou desativar a exibição de tutoriais em janela, dicas de botões durante o combate, troca automática de alvos e até mesmo desabilitar efeitos visuais como sangue, caso o jogador prefira uma abordagem menos gráfica e que o permita fazer streaming de gameplay sem censura. Além disso, há a opção de remapeamento completo dos controles e a escolha entre modos de fidelidade gráfica, permitindo priorizar resolução ou desempenho. O campo de visão também pode ser ajustado, favorecendo a imersão ou o dinamismo nos combates.
Em termos de acessibilidade linguística, o jogo oferece uma ampla variedade de idiomas de interface, incluindo português, italiano, espanhol, alemão, francês, inglês, chinês, coreano e japonês. Já o áudio pode ser escolhido entre inglês e chinês, sendo este último uma escolha que contribui para reforçar o enredo, dando um toque mais autêntico à ambientação proposta.
Logo na primeira cutscene, somos introduzidos ao tom sombrio e misterioso que permeia o jogo, conhecendo Wuchang, uma personagem que, acorda sem memória de seu passado. Marcada por um fenômeno misterioso conhecido como Feathering (ou Plumagem, que aparece visivelmente em seu braço) e que está causando mutações em diversos humanos espalhados pelo jogo, transformando em criaturas grotescas, sem esquecermos da amnésia causada por essa espécia de epidemia. Ao longo da gameplay, o jogador terá que superar inimigos cruéis e distorcidos com vários estilos de luta e até mesmo o poder dessa mutação, passando por um caminho de mortes e sangue em direção à verdade sobre tudo isso.
GAMEPLAY
Diferente de outros jogos do gênero, onde suas histórias costumam ser contadas por meio da descrição de itens, diálogos ou fragmentos coletáveis pelo mapa, WUCHANG: Fallen Feathers tem uma narrativa mais direta, com a história sendo de uma forma mais acessível que a maioria dos soulslike, fazendo com que esse jogo em questão possa ser uma porta de entrada para players que não experimentaram games do estilo por diversas razões, seja dificuldade ou como a história costuma ser apresentada, por exemplo.
Com um estilo de combate ágil e dinâmico, WUCHANG: Fallen Feathers se inspira em outros títulos consagrados do gênero soulslike, mas adiciona suas próprias camadas de profundidade e versatilidade.
O sistema de combate oferece uma variedade de ataques (leves, pesados, carregados), magias, habilidades especiais para diferentes tipos de inimigos e a possibilidade de utilizar duas armas simultaneamente, alternando entre elas com rapidez e fluidez durante o combate.
- ARMAS
As armas no jogo não são limitadas a funções ofensivas ou defensivas tradicionais, sendo divididas em cinco categorias (espadas longas, lâminas duplas, lanças, espadas de uma mão e machados) e com características próprias, mesmo sem contar com bloqueio direto. A esquiva desempenha um papel fundamental e, quando utilizada com precisão, pode conceder pontos ao jogador.
- EQUIPAMENTOS
A variedade de equipamentos também contribui significativamente para tornar o combate mais rico, com o jogo oferecendo uma ampla gama de itens com atributos específicos voltados para ataque, magia, resistência elemental ou até mesmo contra status negativos, como veneno e sangramento. Essa diversidade permite ao jogador montar diferentes builds de personagem, de acordo com suas preferências ou com os desafios enfrentados.
- ÁRVORE DE HABILIDADES
Outro ponto de destaque é o sistema de evolução das armas, estruturado em uma árvore de habilidades que pode ser aprimorada progressivamente ao longo da jornada por meio dos locais de adoração (onde podemos depositar retirar/itens ou subirmos de nível/aprimorarmos as armas, ou também teletransportar para locais que passamos anteriormente). À medida que o jogador avança, é possível investir pontos de melhoria, com eles não sendo fixos e podendo ser redistribuídos conforme a vontade do jogador, o que incentiva a experimentação e a busca pela build perfeita.
Além disso, o uso de magias (como fogo, raio, gelo, veneno, entre outras) adiciona uma camada extra de profundidade. As armas também podem ter efeitos mágicos por meio das têmperas, ampliando a eficácia das espadas, lanças ou outros equipamentos contra determinados tipos de inimigos, criando táticas adaptáveis que variam conforme o tipo de oponente ou área explorada.
MÚLTIPLAS FORMAS DE ABORDAGENS PARA ENCARAR OS DESAFIOS
No geral, o jogo apresenta um sistema de equipamentos de progressão extremamente versátil, criativa e recompensadora, com uma variedade que permite ao jogador explorar múltiplas abordagens e estilos, incentivando a rejogabilidade e garantindo uma experiência rica, envolvente e sempre desafiadora.
Toda essa construção de gameplay oferece ao jogador um leque de vantagens significativas, permitindo não apenas causar mais dano, mas também enfrentar inimigos com muito mais eficiência, criatividade e liberdade. A personalização do estilo dá para o player o controle de decidir como e com quais recursos irá encarar os perigos do mundo do jogo.
MORTES NOS FAZEM APRENDER E VITÓRIAS SÃO RECOMPENSADORAS
Ao avançarmos pelo mundo, somos desafiados por uma série de inimigos, incluindo chefes de altíssimo nível, que exigem atenção total e habilidade para serem superados, com cada morte (vale destacar que ao morrermos, o jogo volta para onde adoramos pela última vez, retornando alguns inimigos secundários, mesmo que a história seja salva automaticamente) nos fazendo aprender os padrões de ataque dos oponentes, suas fraquezas e ajustarmos nossa estratégia para vencermos. Essa curva de aprendizado é parte essencial da experiência, tornando cada vitória verdadeiramente recompensadora. Algo a se destacar também é que quando a protagonista sofre muitas mortes ou mata quem não está com a praga, ela atinge um estado de fúria que nos faz ter ainda mais força para matar os inimigos.
MAPA
O mapa, por sua vez, é um espetáculo à parte, sendo repleto de bifurcações, nos convidando à exploração, enquanto passamos por ambientes que variam de regiões com florestas, neve, locais como prisões, santuários, vilarejos e mais locais cuidadosamente conectados de forma orgânica, favorecendo a imersão da jogatina.
TROFÉUS
Com 40 troféus, sendo 24 de bronze, 11 de prata, 4 de ouro e a platina, cada conquista necessária pode ser verificada AQUI, de 1863 jogadores cadastrados na plataforma até a conclusão dessa matéria, apenas 6 já haviam feito 100% do jogo. Confira também a lista de conquistas para Xbox.
CONCLUSÃO
WUCHANG: Fallen Feathers se destaca por sua acessibilidade e opções de personalização, tornando-se uma ótima porta de entrada para quem ainda não experimentou jogos no estilo Soulslike.
Com narrativa direta, combate variado, bosses desafiadores e uma árvore de habilidades flexível, o game oferece profundidade sem abdicar da dificuldade. A jornada pode passar facilmente das 30 horas e deve ultrapassar, dependendo se o perfil do jogador busca seguir somente a história ou gosta de explorar o mapa completamente.
WUCHANG: Fallen Feathers foi oficialmente lançado no último dia 24 e já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S (além de estar disponível no Game Pass).
A cópia digital do jogo foi disponibilizada para fins de review, feito diretamente do Playstation 5.





