ANÁLISE - Smells Like a Mushroom: Um TPS que nos diverte e permite jogar em co-op




INTRODUÇÃO

Desenvolvido pela Red Limb Studio e publicado pelas empresas Fatal Error e Destructive Creations, Smells Like a Mushroom é um jogo de tiro em terceira pessoa lançado em novembro para PS5, Xbox Series e PC. A história se passa num futuro em que a humanidade foi extinta e o planeta agora é dominado por vegetais — isso até uma ameaça surgir: cogumelos parasitas tomam a galáxia, e cabe a você detê-los.

Você assume o controle de Carrotado, mas outros personagens jogáveis também aparecem ao longo da campanha, como General Despotato, Nicola Siesta e Garlic Ailstein. A missão principal é viajar por diferentes planetas para recuperar uma tecnologia humana perdida e derrotar o chefão final, Satanus Boletus, que está nada menos que instalado no Sol.


MODO DE JOGO

O jogo mistura ação em terceira pessoa com plataforma 3D e oferece bastante liberdade para o jogador. É possível equipar e melhorar armas como facas, pistolas, escopetas e rifles de precisão. Os upgrades vêm a partir de sucata coletada durante as fases, e ajudam tanto em combate quanto em mobilidade e cura.

A dificuldade pode ser ajustada entre três níveis, com uma opção extra desbloqueada após terminar a campanha. No nível mais alto, erros são menos tolerados, o que exige mais estratégia e precisão.

Smells Like a Mushroom pode ser jogado sozinho ou em modo cooperativo local (com tela dividida), e o co-op funciona bem, tornando a experiência mais divertida sem comprometer o progresso.

Durante a campanha, você viaja por rotas diferentes do sistema solar, com cenários variados e elementos de plataforma que vão evoluindo com o tempo. A estética é colorida, com uma pegada retrô e cheia de momentos cômicos e trocadilhos (alguns bem intencionados, outros forçados).

O jogo aposta em um humor nonsense e em uma atmosfera old school, com várias piadas visuais e diálogos que brincam com clichês de ficção científica e ditaduras vegetais — uma proposta original que foge do padrão dos jogos atuais.

GUIA DE TROFÉUS
Tendo 44 troféus para serem conquistados (27 de bronze, 15 de prata e 2 de ouro) em rumo à Platina, o player terá que finalizar cada missão 
para explorar um planeta diferente, além de coletar itens de personalização escondidos e 3 outros segredos cada um dos planetas. Um guia completo de Platina pode ser encontrado AQUI

CONCLUSÃO
Smells Like a Mushroom é uma mistura peculiar e divertida de ação, sátira e criatividade que se destaca por seu visual colorido, humor nonsense e ótimas mecânicas. Ao colocar o jogador no controle de vegetais armados contra cogumelos parasitas, o jogo constrói uma narrativa muito bem elaborada e que nos envolve com seus tiroteios, exploração de plataforma 3D/TPS e troféus a serem caçados. Seja no modo solo ou com um amigo na tela dividida, a experiência oferece variedade, bom humor e é ideal para quem busca algo fora do convencional e com bastante personalidade, sendo uma jornada que merece ser explorada até o último planeta.

Para o público brasileiro, infelizmente ele não conta com nenhum tipo de tradução PT-BR ou de Portugal.

A cópia digital do jogo foi disponibilizada para fins de review, feito diretamente do Playstation 5. 


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