INTRODUÇÃO
Tivemos a possibilidade de conferir ANTRO, jogo desenvolvido pela Selecta Play/Astrolabe Games, publicado pela Gatera Studio e lançado no hoje (27) para PS5, Xbox Series e PC.
Ambientando uma cidade subterrânea em um futuro pós-apocalíptico, com 1% da humanidade sobrevivendo e morando no local que leva o nome do jogo. ANTRO é um puzzle rítmico de ação/plataforma 2.5D que mescla gêneros musicais como Hip Hop, Drill, R & B e Música Eletrônica, enquanto o jogador deverá identificar situações e agir sobre elas em sincronia com a música.
SOBRE O JOGO
Com Nittch sendo o protagonista, ele é um menino niilista, solitário e cuja missão é entregar um pacote a um destinatário desconhecido. Com esse pacote sendo a chave para revolucionar o mundo de onde vive, ele faz essa viagem enquanto desperta a atenção do governo local, chamado de "La Cupula" e que conseguira impedir sempre que o player morrer, enquanto o jogo aborda tópicos como censura, divisão de classes e autoritarismo, tanto em diálogos quanto nas entrelinhas.
Antes ou durante a gameplay, é possível fazer algumas configurações como:
- Aumentar o brilho da tela (assim como Somerville, que joguei recentemente, esse é um jogo de ambientação bem escura e que vi por necessária fazer mexer nessa opção)
- Ativar para resolver puzzles automaticamente (caso o player tenha algum tipo de mobilidade reduzida ou queria curtir a história sem nenhum tipo de stress - apesar de nesse segundo diminuir a experiência de jogabilidade)
- Escolher que idioma jogar (disponível Espanhol, Catalão, Inglês, Francês, Alemão e Português do Brasil)
- Legendar as músicas, fazendo com que seja amplificada ainda mais nossa experiência de jogabilidade (se conseguir ler a legenda enquanto enfrenta os momentos frenéticos de ação do jogo)
HABILIDADES
No início, o player somente anda e ativa elevador, mas outros movimentos vão ganhando vida enquanto jogamos, seja dando pulo, deslizando, ganhando bastão para os drones/robôs do governo local, ativando interruptores, correndo pela parede, fazer grafites sempre que o jogo permitir, entre outros.
Sendo um jogo com mecânica perfeita para speedrunners, nós seguimos o ritmo das músicas e, em muitos momentos, precisamos cronometrar o tempo dos saltos (seja do chão ou pulando da parede enquanto corre), o timing para os QTE (Quick Time Event ou Evento de Tempo Rápido) e cronometrar nossas ações também nos momentos de perseguição e de quebrar drones/robôs, onde cada passo causará uma morte e o retorno ao checkpoint anterior.
ESTÉTICA VISUAL E CARACTERÍSTICA DE GAMEPLAY
Com a estética visual e a música sendo o centro da atenção desse trabalho, os ritmos de gêneros citados anteriormente ditam as ações que devemos tomar ou o modo que devemos agir e seguir ao longo da gameplay, estando sempre em sincronia com as paisagens sonoras apresentadas e que dão vida à cidade, seja enquanto estamos passando por telhados, pontes, andaimes, escadas, grades, trilhos de metrô, entre outros.
Se passando em Barcelona, o local conta uma paleta de cores e atmosfera que nos remetem a jogos como Limbo, Inside e, mais recentemente, Somerville, mas tendo detalhes altamente imersivos para um jogo 2.5D, seja por conta das fumaças da fábrica, drones sobrevoando (e que não podem nos ver), câmera que alterna sua profundidade conforme o que jogo pede e culmina numa experiência cinematográfica incrível.
PLATINA
Com 35 troféus para serem conquistados, praticamente todos têm um nível de dificuldade considerado fácil, com eles podendo ser desbloqueados ao jogar a história normal e encontrando itens (por meio de uma luz indicada no jogo) ao longo da gameplay, exceto um, que exige não morrer em nenhum desafio musical. Confira todos os troféus AQUI!!
CONCLUSÃO
Sendo um jogo que aborda tópicos como censura à arte, à expressão, divisão de classes, autoritarismo, seja nos diálogos ou nas entrelinhas, o personagem principal corre para salvar sua vida, mas também um mundo onde não tenha nada disso e a música, podendo ser definida como uma trilha da rebelião, não seja algo ilegal, com ela ditando o ritmo de uma história que nos faz refletir de maneira emocional, reflexiva e crua ao longo de toda a gameplay de um jogo curto, de estética simples e ao mesmo muito bem elaborada, de sonoridade rica e que, no final consegue entregar sua mensagem de uma forma impecável e significativa.
Caso tenha tido interesse, o jogo pode ser adquirido para Playstation 5, Xbox Series e PC ou se preferir, baixe a Demo nas plataformas correspondentes.