CAZUZA EXAGERADO estreia em 12 de junho no Rio de Janeiro e inicia venda de ingressos


Maior mostra já realizada para celebrar a vida e obra de um dos grandes nomes da música nacional, a exposição CAZUZA EXAGERADO terá sua estreia nacional em 12 de junho, quando ocupará uma área de mais de 1.500 metros quadrados, montada no terraço do Shopping Leblon, no bairro onde Cazuza viveu e se tornou uma figura marcante na cena cultural carioca e de todo o país.

A pré-venda de ingressos começa neste 19 de maio, a partir de 10h e se estende até 10h do dia 21 de maio, para clientes pessoa física dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio. A venda para o público em geral estará disponível em 26 de maio, ambos pelo site cazuzaexposicao.com.br

Com inúmeros itens de um acervo pessoal preservado durante décadas por Lucinha Araújo, mãe do artista e presidente da Sociedade Viva Cazuza, a exposição será dividida em nove salas e é a maior já realizada sobre o cantor, compositor e poeta.


A curadoria é assinada por Ramon Nunes Mello, que organizou os livros Meu Lance é Poesia e Protegi Teu Nome por Amor, sobre Cazuza, e a direção artística é do Caselúdico. A realização da mostra é da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4.

“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte”, destaca Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4. “Depois de tantas exposições dedicadas a grandes nomes e marcas internacionais, chegou a hora de exaltarmos um dos nossos maiores ícones, com a mesma estrutura, qualidade e experiência de uma grande exposição internacional.”


Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, com patrocínio do Shopping Leblon e da HellooCAZUZA EXAGERADO celebra os 40 anos de EXAGERADO, álbum que marcou o início da carreira solo de um dos artistas mais inquietos e geniais da música brasileira.

“Cazuza sempre foi sinônimo de ousadia e inovação e faz parte da história do Leblon. Faz todo sentido que o Shopping Leblon receba em primeira mão a exposição e abrace junto com o público essa linda homenagem a um dos maiores artistas do nosso país”, comenta Paula Magrath, gerente de marketing do Shopping Leblon.


A exposição propõe uma imersão sensorial e emocional por meio de ambientes temáticos que revisitam todas as fases da trajetória de Cazuza — da infância ao auge da fama, passando pelos anos à frente do Barão Vermelho, a carreira solo e sua atuação como cronista da geração 80.

Ambientes cenográficos, recursos tecnológicos e experiências interativas criadas com inteligência artificial e hologramas completam a jornada.


Entre os destaques do acervo de itens, que em sua maioria nunca foram apresentados ao grande público, estão roupas e figurinos de palco, cartas, documentos, manuscritos de letras e poemas, objetos pessoais, desenhos e registros raros em áudio e vídeo.

Alguns documentos como um álbum do bebê Agenor, uma caderneta escolar e um diário do artista, estão sendo replicados fielmente, para que o público possa manuseá-los. Fotos, bilhetes, lembretes, anotações e documentos pessoais recriam quase que cronologicamente toda a história da vida singular do artista.


A música está presente em toda a exposição e em vários momentos o público poderá ouvir as canções do artista e assistir seus vídeos. Lucinha sempre guardou todas as críticas e matérias sobre Cazuza em jornais e revistas, e tudo isso estará digitalizado e disponível para o público.

Vídeos também estarão acessíveis, bem como as letras originais das canções datilografadas pelo próprio artista. Tudo cuidadosamente preservado pela família e guardado pela Sociedade Viva Cazuza.


A mostra também traz depoimentos de dezenas de artistas e profissionais, como Caetano VelosoCaio Fernando AbreuFrejatGilberto GilNey Matogrosso e Fernanda Montenegro, entre muitos outros, cujos caminhos cruzaram com o do artista em algum momento ou cujas carreiras e vidas foram impactadas por ele.

“Reunimos memórias, sons, imagens e emoções que estavam comigo e que agora poderão tocar novas pessoas”, afirma Lucinha Araújo. “É uma exposição feita com o coração, pensando em quem ama música e acredita na força da arte.”




SERVIÇO
Onde: Terraço do Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-060
Quando: a partir de 12 de junho de 2025
Classificação Etária: Livre
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados: das 13h às 21h
Ingressos em cazuzaexposicao.com.br

PRÉ-VENDA: de 10h do dia 19/05/25 até 10h do dia 21/05/25
Exclusiva para clientes pessoa física dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio, com direito a 20% de desconto e ⁠4 ingressos por CPF

VENDA GERAL: a partir de 26 de maio, às 10h
INGRESSOS a partir de R$ 40,00 em  cazuzaexposicao.com.br
Observações:
Clientes pessoa física dos cartões de crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio têm desconto de 20% durante toda a venda geral.
Ingresso Social: R$ 50 (válido para todos os dias, com venda somente na bilheteria)

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Ads Area