De Belo Horizonte para o Mundo: Trio de blues rock Cigar Box Band lança álbum de estreia pela gravadora francesa M&O Music


O grupo mineiro de blues rock Cigar Box Band lançará seu aguardado primeiro álbum em 16 de fevereiro. "Don't Belong" estará disponível globalmente nas principais plataformas de streaming, através da gravadora francesa M&O Music.
No cerne da Cigar Box Band está o emblemático instrumento chamado cigar box guitar, um ancestral não muito distante da guitarra elétrica. A cigar box guitar é construída artesanalmente com componentes simples, mas apesar de sua natureza improvisada, é capaz de produzir uma ampla gama de sons. Muitos músicos contemporâneos têm ressuscitado o interesse por esse instrumento singular, explorando suas possibilidades sonoras e incorporando-o em suas performances, como é o caso de Jack White, PJ Harvey, Ben Harper e Shane Speal. Até Sir Paul McCartney já apareceu dedilhando uma no documentário Sound City (2013).
A Cigar Box Band faz música de alta octanagem com forte influência de ZZ Top, Led Zeppelin e Seasick Steve. Germano Renan (vocal), Fred Chamone (cigar box guitar) e Paulo Espinha (bateria) têm uma visão musical muito bem definida e sabem exatamente qual abordagem usar para colocá-la em prática. Em seu debut, o trio combina diferentes elementos de seu universo para produzir uma fusão única e visceral de blues, country e hard rock. 
"Don't Belong" é resultado de uma longa jornada, conforme conta Chamone: "O processo de composição e gravação foi bastante intuitivo e colaborativo. Primeiro, os riffs e estruturas harmônicas criados por mim se mesclaram às partes melódicas e letras autobiográficas compostas pelo Germano. No estúdio, as canções foram ganhando forma muitas vezes na base da improvisação, seguindo a tradição blueseira. A versatilidade e precisão rítmica do Paulo foram ingredientes fundamentais para que conseguíssemos chegar onde queríamos. E ainda, tivemos o privilégio de contar com a participação especial de dois grandes músicos: Eduardo Sanna (gaita) e Luciano Porto (contrabaixo)".
As gravações ocorreram no Studio Independente em Belo Horizonte, com produção e mixagem de Fred Chamone. A masterização foi realizada na Espanha, no FD Mastering Studio, por Fernando Delgado.
No álbum, foram utilizados três tipos de cigar box guitar, cada uma com características e afinação diferentes, além de uma guitarra elétrica convencional. O modelo que mais se destaca no arsenal é a cigar box guitar construída com uma pá. O instrumento produz uma distorção brutal capaz de criar ondas sonoras sísmicas e pode ser apreciado no clipe de "Be Mine".
Com o lançamento de "Don't Belong", a Cigar Box Band busca integrar definitivamente a cena do rock brasileiro enquanto almeja estabelecer uma carreira internacional. O grupo está determinado a construir uma base sólida, explorando novos horizontes e conectando-se com audiências ao redor do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.