The European Siege Tour 2022: Arch Enemy, Behemoth, Carcass e Unto Others agitam Lisboa

Finalmente chegou o dia de assistir uma das turnês mais aguardadas do ano. A The European Siege Tour 2022 está rodando o mundo e reúne no mesmo show duas das mais aplaudidas bandas do metal extremo contemporâneo, Arch Enemy, um clássico do death metal e Behemoth, um dos projetos emergentes mais interessantes dos últimos anos. A edição de Lisboa trouxe dois convidados especiais para completar o lineup em grande estilo, as lendas britânicas do death metal Carcass e muito promissores norte-americanos Unto Others. Vale lembrar que a tour também passa pela América Latina, e se apresentará em São Paulo dia 13 de Novembro de 2022, com as convidadas Crypta e Nervosa. 

(Alissa White-Gluz, frontwoman do Arch Enemy - Foto: Jéssica Marinho)

A noite começou cedo no Coliseu Dos Recreios, onde o primeiro show aconteceu pontualmente às 18h30. Unto Others de Portland, Oregon trouxe sua mistura de rock gótico e metal, aquecendo o público com uma sonoridade mais leve e preparando para o caos que estaria por vir. Como todo show de abertura, durou pouco, com um setlist composto por 6 músicas, mas isso não atrapalhou a banda de provar o motivo de ter sido convidada para essa tour - show maravilhoso e som de qualidade. Foi a primeira vez em que cobrimos um show da banda e estamos surpresos com tudo, e ainda mais com a sonoridade nostálgica mas que soa fresca, onde os vocais de Gabriel Franco lembram a energia e vitalidade das bandas de rock gótico dos anos 80 e 90. É uma banda que manteremos no radar para acompanhar mais shows.

(Gabriel Franco, frontman do Unto Others - Foto: Jéssica Marinho)

Os próximos convidados são os veteranos ingleses Carcass, agitando o palco e deixando os fãs bem animados - não era de se esperar menos. Também foi nossa primeira cobertura no show desta banda icônica que segue promovendo o último e aclamado disco, 'Torn Arteries', lançado em 2021, mas que também não deixou faltar grandes clássicos da banda como "
Exhume to Consume" ou "Heartwork"A apresentação foi curta, deixando o público com vontade de mais - mas ok, sabemos que há shows grandes shows pela frente, das bandas principais. O Carcass mostrou porquê são considerados uma das melhores bandas de death metal, com um show simples mas que entrega tudo o que um fã precisa e quer ver. 


(Jeff Walker, frontman do Carcass - Foto: Jéssica Marinho)

Haja fôlego para superar essa apresentação do Carcass, mas chegou a hora de um dos shows mais esperados da noite, agora com um ar mais dark e pesado, o Behemoth sobe ao palco com seu black metal moderno e muito mais técnico nesse novo disco recém-lançado 'Opvs Contra Naturam', que ainda está fresco nas prateleiras. É um show que também pudemos conferir no Wacken Open Air 2022, mas desta vez veremos com as performances do novo trabalho. O show é quase uma peça de teatro, cheio de efeitos visuais, com quinquilharias no palco, muita maquiagem e a performance dos membros da banda que sabem entregar um espetáculo. O líder Nergal sabe entregar um ótimo show e liderar sua banda com maestria, com um tipo de peça satânica, Behemoth realizou um show majestoso com clássicos que elegeram a banda como uma das melhores da atualidade. 


(Nergal, frontman do Behemoth - Foto: Jéssica Marinho)


(Nergal, frontman do Behemoth - Foto: Jéssica Marinho)

Finalmente o Arch Enemy sobe ao palco para entregar um show grandioso e promover o novo trabalho, 'Deceivers', lançado há menos de dois meses - já tínhamos conferido a energia da banda no show que realizaram no Wacken Open Air 2022. Havia uma branca cortina tampando o palco, com respingos vermelhos e as palavras "Prue Fucking Metal", assim que o show começa, a cortina cai e a adrenalina começa para o início do grandioso show de death metal melódico. Liderados pela Alissa White-Gluz, que sabe muito bem como conduzir um show, a banda abre com "Deceiver, Deceiver",  faixa do novo álbum e que já se tornou um clássico na carreira. Alissa não para em nenhum momento, agitando o público que estava que saudades de conferir um show do Arch Enemy - foi possível perceber a emoção no rosto de cada fã ali presente, que cantava todas as músicas e agitava como se fosse o último show da vida. 

(Alissa White-Gluz, frontwoman do Arch Enemy - Foto: Jéssica Marinho)

É incrível a presença de palco de Alissa, que para a alegria dos fotógrafos, rende muitas fotos maravilhosas, além de conduzir o público aonde ela quiser. Há uma energia contagiante na banda toda, onde a dupla de guitarrista Michael Amott e Jeff Loomis, junto com o baixista Sharlee D'Angelo também fazem um show a parte, andando pelo banco em um entrosamento sincero e lindo de assistir. Não deixamos de citar também o talentoso baterista Daniel Erlandsson que tem talento de sombra e faz cada batida explodir em nossa cabeça. É raro ver uma banda que soa tão íntima como uma amizade de anos, e que consegue entrega um dos melhores shows que já assistimos. O setlist foi digno, com clássicos da banda e claro, os hits do novo trabalho, que embalaram uma noite incrível em Lisboa e que adoraríamos vivenciar novamente em nossa cidade natal, São Paulo. 

Finalmente o fim, e podemos dizer com certeza que a 'The European Siege Tour' vale a pena, com shows incríveis de duas bandas renomadas e que a cada vez lançam um trabalho mais técnico e evoluído, e que souberam escolher com maestria os convidados especiais para acompanhar em cada continente. 

(Alissa White-Gluz, frontwoman do Arch Enemy - Foto: Jéssica Marinho)


archenemy archenemy2 archenemy3 archenemy4 archenemy5 archenemy6 archenemy7 archenemy8 archenemy9 archenemy10 archenemy11 archenemy12 archenemy13 archenemy14 archenemy15 archenemy16 archenemy17 behemoth behemoth2 behemoth3 behemoth4 behemoth5 behemoth6 behemoth7 behemoth8 behemoth9 carcass carcass2 carcass3 carcass4 carcass5 carcass6 carcass7 carcass8 carcass9 Unto-Other Unto-Others2 Unto-Others3 Unto-Others4 Unto-Others5

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.