Premiado western alemão em animação será exibido pela primeira vez no Brasil amanhã


A Mostra Cinema de Animação, no Sesc Piracicaba (interior de São Paulo), realizada pela produtora Cine16 Projetos em Cinema,  traz  pela primeira vez no Brasil a exibição de "O Tesouro do Lago de Prata", um premiado, divertido e emocionante western alemão do diretor Günter Rätz em técnica de puppet (animação com bonecos). A sessão acontece às 20 horas da próxima terça-feira, 19 de julho, no Teatro da unidade. A entrada é gratuita.

"O Tesouro do Lago de Prata" (Die Spur führt zum Silbersee), originalmente exibido na Alemanha e outros países europeus em 1990, é uma adaptação do renomado cineasta Günter Rätz da obra literária – de mesmo nome de Karl May (1842-1912), um escritor alemão que ficou famoso com suas histórias passadas no velho oeste norte-americano. Esta é a segunda versão para o cinema do "Tesouro do Lago de Prata".
E é no universo velho-oeste que Günter ambienta seu filme. A história desta película a ser exibida no Sesc Piracicaba traz todos os grandes elementos do faroeste clássico, como pistoleiros, índios, tiroteios, ferrovias, cowboys etc.Narra a trajetória de dois aventureiros de bom coração que partem em busca dos familiares do falecido índio Urso Branco. A intenção é entregar-lhes o mapa de um tesouro que pertence à sua tribo.No caminho se deparam com homens maus que desejam roubar o tesouro, mas contam também com a ajuda do cowboy Old Shatterhand e de seu amigo nativo, Winnetou.A versão de Günter Rätz, que tem uma vasta filmografia como animador entre os anos 1950 e 1980 - ainda desconhecida no Brasil - utiliza a técnica de stop-motion (fotografia quadro-a-quadro) com "puppets", ou bonecos. É tida pela crítica como sendo uma adaptação mais fiel ao livro do que a versão de 1962.
Há uma filmagem anterior, com atores, também produzida na Alemanha em 1962. Os alemães, diga-se de passagem, sempre foram fascinados pela temática do "velho oeste" no cinema. Os livros de Karl May, um dos escritores mais populares da Alemanha, são parte desse fenômeno, mas esse autor também é a expressão da ligação do povo germânico com a colonização estadunidense, porque grandes contingentes de emigrantes partiram daquela nação para os EUA, principalmente no século 19.Como destaca Alex Brasil, da Cine 16, empresa piracicabana produtora da mostra, "O Tesouro do Lago de Prata" traz uma urgente mensagem pacifista. Alex alça uma frase do personagem Grande Urso para exemplificar: "que a cobiça dos homens não acabe com a paz de nossa terra".
Alex, que estudou a fundo a obra do cineasta alemão durante a montagem desta mostra, conta que Rätz declarou em uma entrevista que levou seis meses trabalhando no roteiro e dois anos fotografando os bonecos para este filme.Todo o esforço da produção valeu para o filme, em 1991, a principal premiação voltada para "mídias infantis" na Alemanha: o Goldener Spatz, ou "Pardal de Ouro".“O Tesouro do Lago de Prata foi um feito espetacular para uma época que não contava com auxílio de computadores para a produção de animações. Günter Rätz e sua equipe de animadores utilizou a técnica de stop-motion, fotografando quadro-a-quadro modelos reais (cenários, bonecos, objetos) em cada fração de movimento, resultando em 121.000 fotografias, que rodadas na velocidade de 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento que caracteriza o cinema”, completa Alex Brasil sobre a beleza e impacto desta obra que estará no Sesc de Piracicaba no dia 19 de julho.
Raridades da Disney no dia 20/7
A Mostra de Cinema de Animação no Sesc Piracicaba segue na quarta-feira, 20/7, com exibição de diversos clássicos dos anos 1930/1940 da Disney, todas em projeção “Super 8”, para homenagear o formato preferido para o cinema doméstico entre os anos 1960 e 1980.
Para Alex, esta é uma oportunidade para a criança ter contato com uma produção analógica, que fez parte do cinema por mais de 100 anos. "Os projetores analógicos fizeram parte do cinema de 1895 até cerca de 2010, quando foram substituídos pelo digital. O Super8 possibilitava ter um cinema doméstico, mais reduzido e mais barato, criado pela Kodak em 1963 e foi o predileto de cineastas amadores e usado para filmes caseiros, como casamentos e viagens, destronado apenas pelo VHS".  
O produtor destaca, ainda, que as cópias que serão exibidas no dia 20 estão em perfeito estado. 
Pedro e o Lobo (Peter and the Wolf) 1946, 15’Os estúdios Disney produziram um espetáculo de animação com a música de Sergei Prokofiev, que representa cada personagem com um instrumento musical. Narra a história do intrépido Pedro, uma criança que, com sua inofensiva espingardinha de rolha, sai para caçar o lobo da floresta com seus amiguinhos Ivan, o gato; Sonia, a pata; e Sasha, o passarinho. Mickey, o Maestro (The Band Concert) 1935, 9’20”O maestro Mickey tenta reger “Guilherme Tell”, de Rossini, mas é a todo desconcentrado pelo vendedor de sorvetes, que é Donald.Mickey Sobre o Gelo (Mickey On Ice) 1935, 8′Ao som da “Valsa dos Patinadores” Mickey exibe seu domínio dos patins para os amigos Pateta, Donald, Pluto e, principalmente, Minie.Mickey Aprendiz de Feiticeiro (Sorcerer’s Apprentice) 1940, 9′A peça sinfônica do compositor Paul Dukas tem como seu mais famoso protagonista o aprendiz Mickey, que se aproveita da ausência do bruxo experiente para praticar uma desastrosa magia.Terra da Música (Music Land) 1935, 9′A princesa-violino, habitante da Ilha da Sinfonia, e o príncipe-saxofone, habitante da Ilha do Jazz, vivem um amor proibido separados pelo oceano, culminando numa fantástica batalha musical entre os dois mundos ao som de Beethoven, Wagner e muito jazz. Felizmente o amor vence!
SERVIÇO
Mostra Cinema de Animação, no Sesc Piracicaba, nos próximos dias 19 e 20 de julho, sempre às 20 horas, no Teatro da unidade. Na rua Ipiranga, 155.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.