Tuyo relembra o passado com o novo single "Soledad", sua segunda composição em espanhol




“Talvez este tenha sido o processo criativo mais extenso das nossas carreiras”. Foi assim que Lio, que forma a Tuyo ao lado de Lay e Machado, define a produção do novo single. "Soledad" versa sobre êxodo, mudanças, idas e vindas – sejam elas externas ou internas –, e é resultado do momento em que o trio consegue parar e contemplar os seus crescimentos individuais e coletivos. A letra foi escrita antes mesmo da Tuyo ser batizada com esse nome, em uma outra época e formação do grupo. Agora, "Soledad" chega aos aplicativos de streaming de áudio (ouça aqui) e acompanha um videoclipe, já disponível no canal de YouTube dos artistas (assista aqui).

Com um sentimento de que a música ainda tinha histórias para contar, mas com o cuidado para não apagar detalhes do trajeto percorrido, esta versão de "Soledad" é fruto dos novos caminhos sonoros percorridos pelo trio. O violão mais presente, acompanhando as vozes e abraçando as pesquisas atuais com referências de afrobeat, lofiafropop e reggaeton, marca o momento atual da Tuyo. “Ao mesmo tempo que a letra conta processos que se mantêm e se desdobram, hoje, nessa nova produção, eu sinto que conseguimos revelar toda a bagagem que ela carrega”, reflete Machado.

A relação com a língua espanhola vai além do nome da banda. Compor em espanhol esbarra também em referências da literatura latino-americana que guiam Lio há, pelo menos, uma década; enquanto conquista Lay pela emoção e romantismo trazidos pelo idioma. “Na minha adolescência, tive a chance de estudar espanhol por dois anos e, então, logo mergulhei na literatura e no cinema para seguir envolvida. No meio do caminho, percebi que um jeito gostoso de continuar aprendendo era por meio da composição”, completa Lay.

“'Soledad' passou pelos nossos corpos crus, pelos nossos corpos evangélicos, pelos nossos corpos pagãos”, explica Lio. A faixa dá forma a uma combinação de todas as fases de comportamento que a Tuyo viveu nos últimos 10 anos, e, até mesmo antes disso, quando ainda eram Simonami – ao lado de Xan e Luis Fernando Diogo (Castel). “Muito lindo sentir que essa canção caminhou esse tempo todo pelo nosso repertório para poder se tornar o que ela é agora. É uma jornada sobre o conforto do insucesso”, ela pontua. 

A letra fala de uma garota que sai de casa e olha para seus medos e dúvidas. Uma canção atemporal que lembra a presença constante da solidão. “Nós discutimos muito sobre o desconforto do processo de vencer, pois estamos na posição de quem caminha à margem, e o obstáculo é nos prepararmos para receber e conquistar”, finaliza Lio. 

Ouça “Soledad” em todas as plataformas de streaming aquiAssista ao videoclipe de “Soledad” aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.