Tuyo é uma das principais representantes do Brasil no SXSW 2022


Após uma crítica elogiosa do The New York Times que elencou o show da banda Tuyo como um dos melhores da edição digital do SXSW, em 2021, Lio, Lay e Machado seguiram percorrendo caminhos e esmiuçando seus processos individuais. O resultado foi o disco Chegamos Sozinhos em Casa, divido em três partes, e que proporcionou indicações ao Prêmio Multishow, na categoria de Canção do Ano com “Sonho de Lay”, e ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa". Agora, o trio desembarca no South by Southwest 2022 (SXSW), em Austin, Texas, para realizar três apresentações, sendo uma delas na noite de abertura do festival de música, no dia 15 de março. Mais dois shows do grupo estão confirmados no principal festival de inovação do mundo: no dia 17 de março, na Igreja St. David's Historic Sanctuary; e, no dia 19 de março, encerram a sua passagem com uma performance no palco da casa de show Augustine (localizado na Rainey Street). A programação completa pode ser acompanhadas pelo site oficial do festival (acesse aqui).

"Fazer parte de um festival que tem como característica principal a tecnologia e enxergar o mundo enquanto uma coisa a ser pensada a partir da perspectiva do futuro, é muito importante para três pessoas pretas brasileiras que estão, neste momento, politicamente alojadas num ambiente de passado", afirma Lio. "Para nós, é valioso demais esse tipo de chancela muito por conta do que a gente vive repetindo: a ideia de que a gente conseguiu ler, interpretar e compreender o nosso próprio tempo junto das pessoas que estão vivendo as mesmas coisas que nós”, reflete a artista.

O show que tem sido experimentado aos poucos pelo trio, durante este momento de retorno aos palcos, será potencializado pelos ares do festival. “Eu acredito que o que mais fica em evidência nas movimentações no palco seja a vulnerabilidade. Ela segue latente. E está muito mais potente porque tem o público somando ao espetáculo”, reflete Lio. 

Em um 
setlist pensado para apresentar a identidade musical e artística da Tuyo, faixas como “O Jeito é Ir Embora” (assista aqui), do mais recente trabalho Chegamos Sozinhos em Casa, se destacam. “Estamos ansiosos para viver espetáculos do mundo, conhecer outros artistas… Eu sinto que a nossa principal missão no SXSW, além de defender a nossa estética, é de apregoar o nosso ritmo e criar vínculos”, finaliza Lio. 
Ouça Chegamos Sozinhos em Casa deluxe aqui

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.