MUSO SOUP ALBUNS #6: Gatsby, Sunset Afire, ANVR, Monody e mais novidades que passam pelo Rock, Acústico/Country, Pop e Hip-Hop



ROCK
01 - GATSBY
A banda com membros da Escódia e Dinamarca estão de volta com seu terceiro álbum de estúdio, intitulado "Seasonal Changes In A Mundane World" e lançado há quase três semanas.

Com 11 faixas, ele traz umas sonoridade típica do rock and roll clássico, mas também mostra um grande conhecimento de gêneros ao acrescentar sintetizadores dos anos 80, guitarras setentistas com belos riffs, algumas harmonias dos anos 60 e linhas vocais que se encaivam no new wave por diverssos momentos. 

Gravado em Copenhage, capital da Dinamarca, ele pode ser ouvido abaixo:




02 - GIANT HEAD COLLECTIVE
Traz vertentes do rock como o classic, AOR, rhythm & blues, garage rock, acústico, entre outros que podemos identificar em cada uma das 15 faixas do trabalho extenso que é "Pandora's Box", álbum disponível nas plataformas de streaming desde o último dia 7.

Nascendo da necessidade de continuar compondo em meio a pandemia, eles se juntaram com p produtor escocês Stuart McCredie (Fratellies, Texas, Blue Nile, Kelly Clarkson e muitos mais) para elevar seu nível de trabalho, algo que notamos que deu certo, nesse trabalho que certamente poderá ser considerado como um dos melhores da banda e servirá como porta de entrada para atingir novos públicos. 

Ouça o álbum e outros trabalhos da banda:




03 - SUNSET AFIRE

Diretamente do Brooklyn, a banda divulgou há quase dois meses um dos trabalhos mais extensos da lista, com 11 músicas que fazem parte de "Singularity", álbum conceitual que iremos falar um pouco sobre abaixo.

Se encaixando em vertentes do rock como o hard/post/alternativo, temos um lirismo que traz histórias de temas como Deus, sexo e morte, trazendo uma sonoridade não tão usual, colocando autotunes dentro do rock e apresentando também diversos trechos psicodélicos, eletrônicos que mostram algo diferente do comum e que foge da ideia de buscar algo comercial, sendo uma sonoridade única, mostrando grande variedade por exemplo ao mudar da faixa de abertura para sua sequência, que se volta para o post/alt rock de 'Savior Complex' ou trazendo até mesmo ópera rock em uma das faixas.

Passando por belos grooves e uma sonoridade cinematográfica, eles mostram uma sonoridade espacial que pode ser ouvida abaixo:




INDIE ROCK
04 - RUBY WEAPON
É uma banda norte-americana que traz um trabalho DIY desde a criação da música até a arte e vídeoclipe de cada um das faixas presentes no EP "American Court Temps", disponível nas plataformas de streaming desde a véspera do Natal. 

Trazendo uma sonoridade principal do indie rock, também podemos notar elementos do dreampop (como em 'Matador Song') e do folk (como em 's a i n t s'), sendo um trabalho que os estilos variam bastante e mostram toda a criatividade artística do mesmo durante 7 músicas.

Sobre o EP, ele fala um pouco: "Eu escrevi "Matador Song" sobre as ansiedades que tive na vida me impedindo de perseguir vários objetivos. Tentei usar a metáfora de um matador enganando e ocupando a atenção de um touro para relatar como é estar focado apenas no medo do fracasso e nas dúvidas, em vez de tentar superar essas coisas. Eu escrevi a música "Saints" sobre sentimentos conflitantes que tive ao suprimir meu lado emocional e criativo enquanto me beneficiava de tomar medicamentos para depressão. Tentei usar uma metáfora de religião e "Deus" como aderir às normas sociais, tomar a pílula e "ser um bom menino", etc."

O EP pode ser ouvido abaixo:




CLASSIC/ACÚSTICO/COUNTRYFOLK
05 - COMMONXPERIENCE
Diretamente da Itália, eles trazem uma sonoridade voltada para uma linha mais acústica do rock, passando pelo classic, AOR, soft e até mesmo o indie rock durante cada uma das quatro faixas disponíveis para o público brasileiro somente no Soundcloud.

Com uma variedade sonora, eles conseguem reafirmar a personalidade musical da banda e certamente convida o ouvinte a conhecer outros trabalhos da banda, disponíveis em sua plataforma de streaming favorita.

Ouça AQUI!


06 - ANVR
Trazendo vocais marcantes e uma belíssima atmosfera sonora, ANVR é um projeto do cantor e compositor Andreas, da África do Sul e que está por aqui pela primeira vez.

"
Live at Sunset Recording Studios" foi gravado somente por ele, com uma guitarra, ótimo lirismo e diversos elementos que conseguem captar detalhadamente a emoção por trás de um trabalho feito com coração e alma, em seu trabalho de estreia.

Trazendo um ar melancólico, a maneira com que o backing vocal foi feito aumenta o impacto de cada uma das quatro faixas presentes no EP definido pelo artista como uma experiência única, gravando praticamente todas elas no mesmo dia.

Sobre o EP, ele comenta: "O sentimento de superação do álbum é melancólico, com as próprias músicas sendo odes a histórias da vida da banda. Tanto, através do sentido dos sentimentos invocados pelas situações, quanto pelos eventos reais. Por isso, usando o violão e o método “live take”, para realmente capturar a emoção por trás da música".

Ouça:




07 - JOSIE BELLO
Cantora e compositora norte-americana, ela divulgou hoje nas plataformas de streaming o álbum "Resilience", com nove músicas já disponíveis em nossa lista de EPs e Álbuns da semana. 

Ao longo de aproximadamente 37min, ela passa por vertentes como o Country, folk, americana e um classic/soft rock com vocal harmônico, belíssimas linhas de backing, guitar slide e riffs, muito bem executados, baixo destacado em faixas como 'The Sound Of Guitars' e uma bateria suave, mas que dá o ritmo das faixas presentes nesse que é o terceiro álbum dela e o primeiro desde 2020.

Dona de um lirismo inteligente, sua escrita abrange diversos tópicos que dão desde envelhecimento ao sexismo e passando também pela resposta emocional da artista à pandemia, contando cada uma dessas histórias com uma belíssima variação instrumental e rítmica que passa pelos gêneros já citados.

No release oficial, ela falou um pouco sobre cada uma das faixas:
01. É uma canção inspiradora que nos encoraja a lutar contra o medo, o ódio e a violência.

02. É uma história para todas as mulheres resilientes que sofreram discriminação de gênero em suas famílias – e discriminação de gênero e raça em ambientes sociais, religiosos e no local de trabalho.

03. Presta homenagem ao poder das canções folclóricas de informar, persuadir e mobilizar. A música foi inspirada no trabalho da amiga de Josie, cantora e compositora Linda Sussman.

04. Esta música descreve a resposta pessoal de Josie ao auge do bloqueio pandêmico quando as más notícias estavam piorando a cada dia e a tristeza era esmagadora.

05. É otimista, com uma vibe texana de dois passos, e declara que o amor verdadeiro é raro e deve ser celebrado independente de um casal “se encaixar no molde”.

06. Conta a história de um casal que criou seus filhos e se acomodou em uma aposentadoria chata que inclui coquetéis diários, isolamento um do outro e muito tempo para matar.

07. Essa música é sobre a cultura do microfone aberto, onde todo mundo espera pacientemente sua vez no microfone, às vezes esperando horas para conseguir seus 10 minutos no palco.

08. Uma música divertida, animada e inspirada no blues que explora o antigo ritual de paquera do “cartão de visita”.

09. Esta música reflete sobre a constante perda e mudança que experimentamos à medida que nossas vidas avançam.




POP
08 - MONODY
Nascida no Reino Unido, ela é um produtora e musica que está estreando por aqui com o álbum "Blue", disponível nas plataformas de streaming em Março do ano, mas que chega pro aqui quase um ano, mostrando que trabalhos bons são atemporais. 

Depois de um hiato de 5 anos, eles trabalharam de maneira DIY, repleta de paixão pela arte e com uma criatividade notável nesse álbum que trafega por vertentes do po como o dark, art e alternativo, além de passar pelo eletrônico, trip-hop e chillwave durante 10 faixas.

O resultado mistura única é um som denso e pensativo, com ritmos fortes, letras cruas e uma entrega vocal poderosa e cativante que pdoe ser ouvida abaixo:




09- WHETHER BALLOON
Trazendo uma sonoridade que passa por estilos como o dream/bedroom/art pop, foltronica, entre outros, eles estão estreando por aqui com o EP "Transiently", presente nas plataformas de streaming desde a a última sexta-feira de Janeiro.

Com uma linha vocal intimista e envolvente, voz principal e secundária se conecta a uma instrumentação relaxante, lirismo sincero e uma belíssima produção ideal para fãs de artistas como Sufjan Stevens, Gorillaz e Beirut, com melodias do folk e uma atmosfera do dreampop ao longo de cada uma das quatro músicas. 

Apresentando um lirismo que captura a vulnerabilidade emocional e a natureza fugaz do início da idade adulta, o EP pode ser ouvido abaixo:



HIP-HOP/RAP
10 - SORA’S IN DANGER
Diretamente de NYC, ele está por aqui de maneira inédita com o álbum "The World Around Us Is Falling Apart", sendo feito nos últimos dois anos, lançado no último dia 21 e que chega hoje a nossa primeira lista de EPs e álbuns de Fevereiro.

Trazendo uma sonoridade voltada para o hip-hop e rap, ele ainda apresenta elementos do trap e um estilo vocal que se encaixa tanto para as vertentes já citadas, principalmente por conta do autotune e em alguns momentos também passam pelo pop, com uma instrumentação que também navega pelo lo-fi, mostrando um grande conhecimento de estilos e capacidade criativa ao longo de cada uma das 13 músicas presentes no álbum que traz ainda participação de nomes como Sraid e Zateb, em faixas específicas.

Com um lirismo emocionante, ele aborda temas como relacionamento e saúde mental em um álbum gravado em Nova York, Coréia do Sul e Utah. 

Ouça:


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.