ESPECIAL DE SÁBADO: Conheça novidades que trafegam pelo Shoegaze, Folk/Acústico, Eletro/Dream/Pop




SHOEGAZE

KEAPER
O grupo de Melbourne está por aqui alguns meses depois, agora com 'Day By Day', faixa divulgada nas plataformas de streaming ontem (18) e que chega em nossas descobertas da semana 1 dia depois.

Trafegando por estilos como o dreampop e o rock alternativo, eles mostram uma linha vocal e instrumental que se encaixa principalmente no shoegaze e ainda conseguem mesclar a calmaria a algo enérgico, com bateria pesada muito bem executada e riffs que se amplificam durante o refrão de um trabalho composto durante o lockdown de 2020 e que traz confusão e frustração para um lirismo repleto das incertezas da vida, diante de todas as crises globais, pandemia, o que pensar que será no futuro e até mesmo da dificuldade de se separar de alguém que você ama, seja definitivamente ou por alguma necessidade de isolamento para não ter contágio. 

Com um ótimo lirismo e instrumentações de uma melodia envolvente e que mostram toda a capacidade criativa do grupo em passar por um amplo leque de vertentes, a faixa pode ser ouvida abaixo.




FOLK/ACÚSTICO
GENESIS RITCHOT
Artista do canadá, Genesis Ritchot traz a essência do folk para 'She Could've Been Mine', trabalho divulgado nas plataformas de streaming ontem e que chega quase que de maneira instantanea em nossa lista especial de sábado.

Com uma linha vocal suave, calma, instrumentação harmônica e violão muito bem executado e encaixado perfeitamente com cada estrofe, vocal principal e backing (feito por Abby Gundersen), a faixa traz um lirismo tão emocionante quanto todo o contexto harmônico, ao abordar a história de um homem que percebeu que poderia ter sido o pai do filho da mulher que ama se seus caminhos fossem um pouco diferentes.

Gravado e produzido de maneira DIY. Masterizado por Trillium Sound Mastering em Montreal.

Ouça abaixo:




JIDÉ KUTI
Também da Europa, Jidé é um cantor e compositor de Londres, que já compõe e toca música há muitos anos, mas só decidiu finalmente lançar seu trabalho no final do ano passado, dando continuidade a essas novidades com 'You're Not Special', faixa divulgada nas plataformas de streaming há praticamente um mês.

Com linhas vocais e instrumentais calmas, ele traz uma atmosfera sonhadora, relaxante e gostosa de se ouvir nessa belíssima união entre o folk e o pop presente numa amostra do que podemos esperar para um EP/Álbum de estreia.

Sobre a faixa, ele comenta em release oficial: "
You're Not Special é uma música irônica e com um título em negrito sobre como superar alguém que deveria... superar a si mesmo. É uma música pop divertida, mas também tem muito significado, o que é um equilíbrio muito bom de se ter". 

Com um refrão que fica na cabeça do ouvinte, ele traz uma ótima combinação dos estilos já citados a elementos do soul, melodias cativantes e uma ambientação sonora carismática, que nos permite se sentir a vontade de pesquisar mais sobre o artista e ficar de olho em futuros lançamentos. 

Ouça:


EAT_THE_GHOST

Vindo do Texas, ele estreia por aqui com um trabalho divulgado nas plataformas de streaming há quase um ano, mas que merece em nossa lista especial de novidades, tal como outros trabalhos bem executados, produzidos e que provam que músicas boas são atemporais.

Se voltando para uma sonoridade acústica, ele traz também elementos do folk e do lofi para uma lirismo inspirado em histórias da sua vida, assim como em 'Weeds', faixa foi composta para uma garota de cabelos verdes, mas que o título se remete a outra coisa verde que não iremos citar por aqui.

Falando principalmente sobre amizade, a faixa é definida pelo artista como algo acústico-psicodélico e e pode ser ouvida abaixo.



KRISTIAN PHILLIP VALENTINO
Conhecido por aqui, ele aparece pela primeira vez em 2022, ao revelar recentemente nas plataformas de streaming o single 'Cold Hearted'.

Tendo um projeto ambicioso e magnífico de lançar uma música por mês desde Março de 2021, essa é última faixa antes do álbum completo, a ser divulgado mês que vem, quando completará um ano de lançamentos.

Passando por uma mescla entre o folk alternativo/indie e vertentes acústicas do rock, a faixa em questão traz um lirismo sobre separação, transmitindo para o ouvinte diversos tipos de sentimentos que ocorrem durante esse momento difícil das nossas vidas, mas que às vezes é necessário, mesmo que passamos por uma mescla de emoções como raiva, confusão, frustração, tristeza, entre outros. 

Ouça:




ELETRO/DREAM/POP
CORTO COLONEL
Vindo da Bélgica, Corto está estreando por aqui com 'Sea Slave', faixa divulgada no início de Dezembro que aparece em nossa lista especial de final de semana.

Sendo tanto seu trabalho de estreia no site quanto na carreira, ele traz uma sonoridade que se volta para o eletrônico e pop, com sintetizadores, elementos do art pop e uma linha vocal afinadíssima e que também mostra um toque dark para ritmos e batidas que animariam festas típicas dos anos 80 e que se fundem a lirismo interessante que reflete em nossa realidade, ao contar a história de um homem que luta pela sua liberdade.

Estratégicamente, a faixa foi lançado no dia internacional da abolição da escravatura de acordo com o calendário das Nações Unidas.

Ouça:




JOSHUA WOO
Vindo de Londres, ele é um artista que está pela primeira vez em nosso site e iniciou sua carreira ano passado, lançando até então três singles, sendo '10-2-1' o mais recente deles e revelado nas plataformas de streaming na primeira quinzena de Janeiro.

Com uma sonoridade que passa principalmente pelo eletropop, ainda podemos identificar sintetizadores, elementos do dreampop, pop/wave synth, trip hop e uma atmosfera interestelar proporcionada por conta da ótima ligação entre os elementos instrumentais, rítmicos e a psicodelia vocal presente em alguns trechos de uma faixa capaz de tanto nos agitar, quanto relaxar, cada uma das sensações em seu momento específico e muito bem definido.

Trazendo um 
design de som magistralmente executado, a faixa pode ser ouvida abaixo:




NEW ARCADES
Dando continuidade as novidades voltadas para o eletropop, temos um grupo britânico que divulgou ontem (18) a faixa 'Moods' nas plataformas de streaming e iremos falar um pouco sobre abaixo.

Unindo elementos do eletro/dreampop, sintetizadores, sonoridade do pop comercial e a vibe oitentista do gênero, a faixa em questão é perfeita para as pistas e playlista do gênero, podendo embalar o público e os deixar envolvidos com a bela linha de baixo, vocal melódico e guitarras em camadas 7min30 (3m45 da versão original + a mesma duração na versão instrumental). 

Trazendo a vibe retrô para uma faixa de sofisticação sonora e que contém uma ótima produção, eles mesclam com maestria as influências oitentistas a um trabalho moderno que pode ser ouvido em ambas versões abaixo:




DREAMPOP
RENDER GHOSTS
Depois de estrear por aqui em Janeiro, eles aparecem nossa lista de descobertas pelo segundo mês seguido, agora com a faixa 'Keeping My Number', divulgada ontem nas plataformas de streaming.

Fazendo uma ponte aerea entre Holanda e Reino Unido, a banda Londrina/Utrecht passa principalmente pelo dreampop, seja por conta da atmosfera sonora, instrumentação ou estilo vocal, mas sem deixar de lado elementos do indie/synth/eletro/art/alt pop presentes ao longo de quase 3min de uma música cativante, com refrão clássico do pop comercial e que serve como uma bela adição a um lirismo sobre alguém que para fazer seu ex ver que o relacionamento deles realmente acabou.

Sobre a faixa, eles comentam em release oficial: “ 'Keeping My Number' foi inspirada nas músicas que estávamos ouvindo enquanto escrevíamos nosso primeiro álbum – Jax Jones, Alex Hosking, Dua Lipa e outros. Liricamente é atrevido, mas agridoce, com o narrador lutando para fazer seu ex ver que o relacionamento deles realmente acabou. A melodia vocal foi a primeira parte a se encaixar, e o resto da música seguiu rapidamente depois disso, com a primeira tomada vocal de Tamara acertando perfeitamente o clima otimista. Ficamos muito animados com a reação de amigos que ouviram as primeiras mixagens da música – quando as pessoas começam a cantarolar sua música imediatamente na primeira audição sem saber que estão fazendo isso, você sabe que algo especial está acontecendo. 




MADDIE GOLDBERG
Artista norte-americana, ela está estreando o lançamentos de videoclipes, com 'Better If We Don't Speak', divulgado no Youtube há quase duas semanas e que iremos falar um pouco sobre abaixo.

Passando principalmente por uma sonoridade contemporânea do pop, ela une um vocal doce e suave a uma linha de piano e instrumentação calma e que, em união perfeitamente, se encaixam com o clipe cinemático e até psicodélico com duração de aproximadamente 4min.

Sendo a responsável tanto pela música quanto pelo modelo 3D presente no clipe e animação dele, esse foi um trabalho árduo que é a concretização de estudos voltados para a música, animação e que certamente será considerados um dos eternos "queridos" de sua carreira, bela obra-prima que foi feita, tanto no sentido musical quanto do vídeo, sendo emocionando em ambos. 

Ela comenta sobre a música em release oficial: "Essa música foi escrita enquanto eu morava em Nova York, 1 semana após a implosão de um relacionamento tóxico no auge do meu alcoolismo. A primeira linha do refrão: “Você está tão surpreso, que eu sou louco por você?” não é um aceno para o sentimento de estar “louco de amor”, mas “louco fora de si”. Quando você é um alcoólatra, você faz o irracional sem piscar um olho. A recuperação salvou minha vida e minhas prioridades. Não foi linear ou perfeito, mas abriu meus olhos para o fato de que o que você quer nem sempre é o que você precisa, e o que você quer quando está sob a influência geralmente é uma ilusão. Esse relacionamento terminou tão abruptamente que parecia uma intervenção divina, e esse poder espiritual me conquistou de acordo: realmente é melhor você não falar quando não há mais nada a ser dito. Nesse tipo de situação, a única coisa que precisa acontecer em seguida é a cura de sua mente, corpo e alma".


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.