"The man behind the white guitar" conta sobre a vida e a música de José Neto


Filmado na Califórnia, Nova York, Reino Unido e no Brasil, o documentário The Man Behind the White Guitar narra a trajetória do guitarrista José Neto, revisitando pessoas e lugares que formaram sua carreira musical como Harry Belafonte, Steve Winwood, Flora Purim, Airto Moreira e Filó Machado. A direção é do inglês Richard Michael e produção da americana Barbara McVeigh.
Recém finalizado, o filme está sendo submetido aos festivais no exterior e o lançamento para o público acontecerá em 2020, com apoio cultural do Banco Fator.
Qual é a história dos músicos brasileiros que mantém sua carreira no exterior? José Neto é um destes personagens, tão ativo no universo internacional da guitarra mas quase um segredo para o público brasileiro. 
José Pires de Almeida Neto além de guitarrista, é compositor e arranjador, nascido em São Paulo. Antes de deixar o Brasil em 1978, com destino aos Estados Unidos, se formou em violão clássico e foi professor de violão e guitarra no CLAM, escola de música de Amilton Godoy (ex Zimbo Trio). No Brasil, também trabalhou com Sizão Machado, Eduardo Datcha Tenucci, Lé Freire, Duda Neves, Caito Marcondes, Nico Assunção, Zeca Assunção, Filó Machado e muitos outros. 
Em 1979, já em Nova York, foi contratado pelo cantor Harry Belafonte, um dos mais bem sucedidos artistas de origem caribenha, apelidado "Rei do Calypso" por popularizar o ritmo caribenho nos Estados Unidos. Neto trabalhou com o músico por 30 anos e foi ainda seu director musical em algumas empreitadas na década 90.
No exterior, também foi guitarrista dos brasileiros Airto Moreira e Flora Purim, com quem gravou inúmeros discos e fundaram a banda Fourth World. Ainda com Airto Moreira, participou como guitarrista, arranjador, compositor e na direcção musical do disco “Aluê”, indicado ao 19º Grammy Latino como Melhor Álbum Instrumental.
Em resumo, Neto tem diversos discos lançados com suas próprias composições e atualmente acompanha o músico londrino Steve Winwood, com que tocou em diversos grandes festivais e ao lado de nomes como Eric Clapton e Carlos Santana
"Quando primeiro encontrei José Neto há cerca de doze anos não tinha ideia de quem ele era, apesar do fato de vivermos na mesma comunidade. Eu entendi que ele era um mestre na guitarra mas existem muitos legados musicais em Marin County onde vivo, até que eu o conheci pessoalmente e sua forma de encarar a vida me impressionou. Eu me apaixonei por suas composições com Airto Moreira e Flora Purim, e outros músicos de nível mundial", conta o diretor Richard Michael.
O guitarrista brasileiro é conhecido por uma refinada base internacional de fãs e respeitado por músicos e produtores expressivos, Neto fez sua carreira a serviço da música e não do próprio ego, seguindo um caminho musical diversificado. The Man Behind the White Guitar traz o registro desta trajetória.

Sinopse The Man Behind the White Guitar
A singular guitarra branca do guitarrista brasileiro José Neto cedo ou tarde evoca as perguntas: “Quem é este cara? The Man Behind the White Guitar é um documentário musical que segue a vida de um músico e compositor talentoso que colaborou com algumas lendas de nosso tempo: Harry Belafonte, Steve Winwood, assim como grandes brasileiros do jazz Airto Moreira e Flora Purim. Este é um filme edificante que foca em valores como perseverança, lealdade e positividade.