ESPECIAL PAUL MCCARTNEY: Em 2017, site de Paul McCartney publicou texto sobre passagem pelo Brasil



Em 2017, o site de Paul McCartney publicou um capítulo da "For Whom The Bell Tells", textos que seu assessor de imprensa costuma fazer a cada mês sobre as novidades de Paul e suas turnês. 

O Brasil sempre foi um lugar incrivelmente especial para Paul. Em 1990, Paul estabeleceu o World Record para a "maior audiência de concertos" de sempre. Mais de 184 mil pessoas se juntaram ao Estádio Maracanã - e são apenas as pessoas que pagaram por ingressos!

"Esse show foi imenso", Paul lembra antes desta viagem. "Eu tenho uma lembrança tão especial. Lembro-me de estar muito animado e na corrida ao show, ele apenas choveu o tempo todo. Em uma coletiva de imprensa antes do show, alguém perguntou o que eu faria se eles continuassem chovendo e eu disse 'A chuva vai parar. Minha equipe olhou para mim e disse: 'você está brincando?' Então, uma hora antes do show, realmente parou de chover, e lembro-me da equipe se curvando para mim, pois eu tinha algum pacto secreto especial com uma entidade superior! A maior lembrança, porém, foi a audiência incrível".

Desde aquele concerto histórico, Paul já fez 20 shows em todo o Brasil até esta última chegada, cada uma incorporando uma memória para as centenas de milhares que ficarão com eles pelo resto de suas vidas. E o próprio homem também coleciona as memórias de cada uma de suas visitas. Muitas vezes, quando perguntado sobre onde eu gosto de tocar ao redor do mundo, eu escolhi as audiências brasileiras por elogios devido ao seu calor e entusiasmo ilimitado ao longo dos anos.

Paul diz-me antes desta viagem: "A verdade é que, sempre que vamos para a América do Sul, nossa expectativa é especial por causa das experiências incríveis que tivemos lá. Sabemos que nos divertiremos muito".

Com o meu privilégio de estar do lado de Paul ao longo dos anos, eu vi algumas dessas experiências incríveis - a Macca-mania no Brasil fica cada vez mais excitante. Vimos algumas cenas épicas nos últimos anos. Os fãs que criam aldeias improvisadas ao redor dos estádios esperando as portas para abrir, histeria nos hotéis, ruas alinhadas com fãs, helicópteros seguindo os movimentos de Paul - simplesmente é MEGA.

Houve momentos inesquecíveis que também ocorreram em todo o mundo - quem poderia esquecer a invasão do gafanhoto na cidade de Goiânia em 2013? Foi nesse show que o mundo foi apresentado ao que rapidamente se tornou o gafanhoto mais famoso do mundo, Harold, e colocando Goiânia no cenário mundial, as filmagens de Paul sendo cobertas de criaturas espalhadas viralmente. De qualquer forma, no passeio:

Porto Alegre - 12 de Outubro

À medida que os 32 grandes caminhões de equipamentos rolam para Porto Alegre, este passeio marca a primeira visita da turnê em andamento "One On One" para o Brasil, tendo já recebido quase dois milhões de pessoas ao longo de 65 shows em 13 países diferentes.

E assim, sete anos desde que ele teve seu último momento em Porto Alegre - que é para a parte mais ao sul do Brasil - no seu "Up And Coming" Tour, o retorno de Paul é encontrado com altos níveis de antecipação, expectativa ... e precipitação. Assim como em 1990, ele se encontra com aguaceiros quase bíblicos de chuva.

São 6:44 da tarde e está chovendo por dias. Junto com a banda e a equipe, meu escritório hoje é uma sala de backstage no Estádio Beira-Rio, o estádio onde se realizará o programa de amanhã e normalmente o estádio do Sport Club Internacional. Meu rádio estourou e eu ouvi de uma equipe de segurança o anúncio de que o avião de Paul chegou e ele está indo direto para o estádio para ensaios. E a boa notícia é ... finalmente, parou de chover. É quase como se o tempo marcasse sua chegada. Parece que o pacto especial ainda está no lugar! Às 7:23 da noite, o carro de Paul entra no local. Vestido com um blazer azul-marinho, com um narciso amarelo fixado na lapela, e mais parecido com um homem que acabou de sair de um spa do que alguém que emergiu de um vôo de 12 horas.

Apenas dois minutos depois, Paul está no palco, Les Paul na mão e bloqueando a banda. E apenas cinco minutos depois disso, a jam session é acompanhada de surpreendentes efeitos sonoros, sob a forma de tempestade com chuva torrencial. Os caras tocam por ele por um minuto, mas rapidamente fica claro que não é seguro e eles têm que baixar as ferramentas.


Uma pausa de 45 minutos e o mau tempo passa permitindo que a banda volte, iniciando seu ensaio corretamente com uma excelente interpretação de "Drive My Car", que dá o tom para a sessão que se segue.

Porto Alegre - Dia 13 de Outubro

A vida na estrada pode ser fisicamente exigente. Paul coloca seu coração e alma em seus shows e ele precisa manter o melhor da forma, então, na turnê ele tende a ir à academia por cerca de uma hora de manhã. Como você pode imaginar, os hóspedes do hotel são muitas vezes um pouco assustados para encontrar-se em uma esteira ao lado dele ou vê-lo na academia fazendo headstands! Nos dias do show, ele geralmente vai ao local depois de um almoço tardio e vai direto ao palco para o soundcheck. Já falei sobre isso antes, mas eles tendem a ser muito abrangentes; quase um show em si mesmos. Quando acabar, ele ficará no palco com a banda e irão sobre o setlist para o show daquela noite. Então está de volta ao vestiário para qualquer reunião-chave com a equipe, se necessário, antes de sempre tirar uma aula de línguas de uma hora. Mesmo com vários shows no mesmo país, como esses quatro shows no Brasil, ele passará uma hora em cada local, levando os conceitos básicos e familiarizando-se com expressões e frases locais para compartilhar com o público.

Depois de sua lição, Paul se veste e se prepara para o show, então ele pode encontrar dignitários locais, funcionários e VIPs - onde quer que o passeio vá, nós recebemos centenas de pedidos de satisfação e satisfação. Então, está fora para alcançar a banda, aquecendo-se com uma versão acústica de uma faixa para obter os vocais e as harmonias em boas condições. Eles caminham para o palco juntos, e em alguns desses mega estádios, podem ser bons cinco a dez minutos.

A sexta-feira, 13, pode ser considerada desafortunada por alguns, mas certamente não é para Paul e seus fãs brasileiros. Todo mundo volta. "Nem mesmo a chuva poderia interromper a celebração musical histórica liderada pelo ex-Beatle na noite de sexta-feira", proclama a primeira página do jornal Zero Hora após o primeiro show de Paul no Brasil em três anos.

Continua: "Do acorde de abertura que introduziu o concerto de A Hard Day's Night ao final eufórico de 'The End', Paul possuiu o estádio, viajando no tempo apresentando o passado e o futuro da música popular - do qual ele é um dos construtores principais e criativos ".

Com a vantagem brasileira, agora havia mais boas notícias após o concerto - Paul havia estabelecido um novo recorde de atendimento. Ele tomou essa honra de algum outro músico que também se chamou Paul McCartney - definido em 2010!

São Paulo - Dia 15 de Outubro

"Ver o ex-Beatle ao vivo é uma experiência inquestionável que todo fã de música precisa desfrutar" Rolling Stone Brasil

Paul batizou o gigantesco estádio Allianz Parque em 2014, quando a turnê "Out There" passou pela cidade. Como homenagem a isso, a equipe do estádio criou uma área especial que eles chamaram de "Caverna de McCartney", o que foi uma surpresa muito legal para Paul e a equipe para sua visita de regresso. A porta da Caverna de McCartney tem uma placa que diz: "Allianz Parque tem a honra de abrir suas portas pela primeira vez em 2014 por Sir Paul McCartney. Allianz Parque é eternamente grato pelos momentos inesquecíveis. Obrigado senhor Paul.

O amor mútuo entre Paul e a cidade de São Paulo é evidente. Um dos momentos mais mágicos da noite que se destaca como uma lembrança especial é a forma como o estádio se acende com o brilho das telas do telefone celular durante 'Let It Be'.

Um par de membros notáveis ​​da audiência neste show são Noel Gallagher e Bono, que assistiram o show do lado do palco, tão fascinados como o resto de nós no estádio. Como estavam no mesmo lugar ao mesmo tempo, Bono chamou Paul para ver se ele poderia ir ao show. Após o show, Paul bebe no hotel com Bono e Noel levantando um copo e pendendo em cada uma de suas palavras. Muito surreal.

Belo Horizonte - Dia 17 de Outubro

Qualquer um familiarizado com a taxa de trabalho de Paul nos dias dos Beatles sabe que naquela época foi um tempo interminável de turnês, entrevistas, rádio e sessões de TV e, de alguma forma, entre todos eles gravaram alguns dos melhores e mais importantes álbuns e singles de todos os tempos. Todos esses anos depois, Paul tem o mesmo cuidado de usar seu tempo de forma produtiva. Poucas horas depois do show de São Paulo, ele se dirige a um estúdio de gravação na cidade para trabalhar em novas músicas, possivelmente inspiradas por essa viagem.

E então é para Belo Horizonte, a cerca de 360 ​​milhas a nordeste. Paul está aqui para tocar no Mineirão pela segunda vez em sua carreira. O estádio de futebol - que abriu pela primeira vez em 1965, apenas um mês antes de The Beatles começar a gravar Rubber Soul -, desde o primeiro show de Paul aqui, foi ao anfitrião de artistas como Beyonce, Pearl Jam e Sir Elton John. Antes do show, Paul se prepara no seu camarim como sempre, que eu sempre penso como seu oásis de calma. Todos os preparativos loucos estão acontecendo fora, mas Paul sempre parece tão gelado. Para criar a atmosfera certa, há velas perfumadas, muitas flores, sofás confortáveis ​​e uma enorme televisão onde Paul vê os jogos de basquete e Family Feud, enquanto taças de nozes misturadas são preparadas para lanches e Paul se mantém hidratado com água.

Nos bastidores, nesta viagem, ao caminhar do vestiário para o palco, mostrei para Paul as competições que estamos executando durante as datas da turnê e ele verificou os clipes no meu iPhone. Estes são prêmios de uma vez na vida - a chance de realmente conhecer Paul - para os fãs de cada cidade que produzem os melhores vídeos curtos, mostrando por que eles deveriam ser e a resposta geral foi incrível. Eles trabalharam tanto para criar algo especial. Trabalhando ao lado dos maiores parceiros de mídia da turnê, organizamos 10 vencedores para dizer um oi para Paul após a passagem de som e tirar sua foto. Ele adora o que eles fizeram e alguns deles foram repostados em sua própria conta de mídia social.

O show desta noite é novamente épico. Durante "Hey Jude", a platéia lança balões multicoloridos no ar com "Na, Na, Na, Na" impressos sobre eles. Isso faz com que uma visão como vermelho, azul, amarelo e preto preenche o ar acima da multidão, flutuando para cima durante o famoso refrão da música.


Sob a manchete "O reino mágico de Paul McCartney", o respeitado jornal do estado declara: "Pela segunda vez em sua carreira consagrada, o senhor da estrela do pop dançou no palco, falou portugues com o público e disse adeus prometendo voltar em breve. "

Salvador - Dia 20 de Outubro

"O dia em que um Beatle cantou na Bahia: Paul McCartney termina seu passeio em Salvador com um show mágico e esgotado para 53 mil pessoas - o ícone britânico realizou um show histórico" - G1

Paul está recebendo muitos elogios da mídia brasileira nesta viagem, não só para os shows, mas pelo fato de que ele leva tempo para visitar partes do país que não recebem artistas gigantes, muito menos um dos maiores ícones do mundo! Isso nunca é mais óbvio do que o tempo em Salvador, a capital do estado da Bahia. Sem dúvida, este é o maior show que a cidade hospedou e a emoção é tangível desde o momento em que chegamos.

Em Salvador Paul recebeu um prêmio especial para a conquista da venda de mais de 1,5 milhão de ingressos desde seu primeiro show aqui em 1990. Ele vendeu mais ingressos no Brasil do que qualquer outro artista! Ele está quebrando recordes mundiais, recorde de atendimento e de bilheteria ao longo do caminho - vale a pena mencionar que ele estabeleceu o maior recorde de atendimento sempre aqui em Salvador. Parabéns Paul! Que conquista - tudo é o espaço de 24 shows.

Houve algumas cenas memoráveis ​​no nosso hotel na noite anterior ao concerto. Os fãs assumiram o lobby armado com guitarras acústicas e conquistando o piano do hotel. De alguma forma, a palavra tinha saído para onde estávamos e o flashmob de centenas celebrou seu herói na cidade executando clássicos pelo ídolo. 

E para o show em si ... muitos dos fãs ainda na manhã do show não acreditavam que isso realmente acontecesse. Os fãs estavam segurando seu lugar na linha desde o dia anterior, enfrentando a incessante chuva que caiu durante a noite. "A chuva até ameaçou tirar o brilho do tempo de Paul McCartney em Salvador. Mas, nada era capaz de fazer isso. Nada poderia desencorajar a paixão dos fãs ", informou o jornal Correio no dia seguinte ao show.

Mais uma vez, durante o show, vimos as cenas épicas de fãs iluminando o estádio com seus celulares - uma visão incrível para se ver. Paul prometeu uma festa ao Brasil nesta viagem ... e ele conseguiu isso!

Paul tem uma rotina de pós-exibição que todos nós amamos e esta noite não é diferente na bela cidade de Salvador (que foi a primeira capital do Brasil e agora é Patrimônio Mundial da UNESCO). À medida que ele sai do palco, ele corre para o ônibus turístico e sua equipe - incluindo eu, o diretor de turnê, o contador, o time de som e luz, equipe de ingressos, equipe de viagem e muitos mais. E assim, na Fonte Nova de Itaipava, fazemos exatamente isso e ele nos dá um "toca aqui", antes de saltar a bordo para receber uma escolta policial do local.



Quer ficar por dentro dos shows do Paul pelo Brasil? Confira sempre nosso banner localizado no topo da página, por lá terá todas as informações e matérias especiais sobre shows de outras duas suas passagens pelo Brasil.


A turnê Freshen Up tem patrocínio em São Paulo da Allianz Seguros e a rede hospitalar do Sancta Maggiore é a fornecedora oficial dos serviços médicos. Os shows são realizados pela TIME FOR FUN.