20 coisas que você precisa saber sobre o "Rooftop Concert"


Foi há 45 anos. Os Beatles precisavam de alguma coisa para terminar o filme deles e o tempo estava acabando.

Durante janeiro de 1969, Michael Lindsay-Hogg (que dirigiu os clipes 'Paperback Writer, 'Rain', 'Hey Jude' e 'Revolution') estava filmando a dissolução da maior banda do mundo, enquanto eles ensaiavam e gravavam as músicas que apareceriam no álbum 'Let It Be'. 

A decisão de transferir a produção dos confinados Twickenham Studios para o novo escritório da Apple, número 3 da Savile Row, no centro de Londres, foi muito sábia, imediatamente descongelando a atmosfera gelada que estava atrasando o projeto. Derek Taylor, assessor dos Beatles, disse: "Fiquei feliz quando eles voltaram à Apple e estavam dentro do edifício novo. Houve um período durante as duas ou três últimas semanas de Janeiro em que isso foi ótimo". 

Um concerto ao vivo foi sugerido como forma de terminar o documentário e, então, no dia 30 de janeiro, os Beatles subiram as escadas da Apple em direção ao telhado. Foi  última vez em que os Beatles fizeram uma apresentação ao vivo juntos.


1. O Prédio

Os Beatles compraram o prédio no verão de 1968, rapidamente instalando o estúdio no porão. Depois da gravação de Let It Be, o estúdio também foi usado nas gravações dos álbuns 'Son of Schmilsson' (1972), do Harry Nilsson; 'Painted Head' (1972), de Tim Hardin; 'Ringo' (1973), do Ringo; 'Living in the Material World' (1973), do George; 'Daltrey' (1973), do George Daltrey; e 'Ass' (1973), da banda Badfinger. O edifício pertenceu à Apple até 1976. Em 2013, a loja americana 'Abercrombie & Fitch' abriu um outlet no local. 


2. O Conceito



A ideia de encerrar Let It Be com uma performance ao vivo dos Beatles existiu por um tempo. Neil Aspinall: "Eles estavam falando sobre fazer o concerto em um barco ou num anfiteatro na Grécia... ou no Roundhouse, em Londres". Quatro dias antes do evento, dia 26 de janeiro, o telhado foi o escolhido. Podemos ver a banda discutindo o final do filme na última parte do Anthology. 

3. Mach Shau!


O concerto começou ao meio-dia de uma quinta-feira tipicamente britânica. Era um dia frio e a apresentação durou 42 minutos. Aproximadamente metade do show é mostrada no Let It Be. O diretor Michael Lindsay-Hogg e sua equipe priorizaram a chegada dos Beatles ao telhado (como o Paul pulando para cima e para baixo testando o novo palco) e duas máquinas de 8 canais que foram transferidas do porão para que gravassem as músicas. Algumas câmeras foram usadas, inclusive câmeras que filmavam a reação das pessoas que passavam pela rua. 

4. Nas posições, por favor


Tinham passado dois anos, cinco meses e um dia (ou 885 dias) desde a apresentação dos Beatles no Candlestick Park, em São Francisco. Para o rooftop concert, John e George mudaram suas fiéis posições dos antigos shows da banda. John ficou no meio e George ficou a sua esquerda. Billy Preston e seu órgão Hammond B3 estavam atrás de Paul e à direita de Ringo. Preston chegou em Londres como parte da banda de Ray Charles e foi 'arrastado' para participar do álbum Let It Be, como George Martin relembra, como um "conciliador" das sessões com os Beatles.

5. Happinnes is a Warm Coat


Era dia de usar roupas trocadas. O casaco vermelho de Ringo pertencia a sua esposa, Maureen, enquanto o casaco de pele usado por John era de Yoko. 

6. O círculo interno


Empregados da Apple e a equipe de filmagem cercaram a banda, assim como o roadie de longa data, Mal Evans, entretanto, duas pessoas importantes não estavam no telhado: George Martin escondeu-se no porão "muito preocupado se eu pararia na delegacia da Seville Row por atrapalhar a paz do local"; e Neil Aspinall, que perdeu o show por completo, "Eu não estava lá. Eu estava no hospital com minhas amídalas sendo retiradas".

7. Get Back


A banda começou com um ensaio de Get Back (a música havia sido gravada no dia 24). O tímido aplauso do grupo de pessoas no telhado fez Paul murmurar uma referência ao jogador de Cricket Ted Dexter, seguido por Lennon: "Nós recebemos um pedido de Martin Luther". A canção foi então tocada pela segunda vez. A performance que vemos no filme Let It Be é uma edição dos dois takes. 

8. I'm in Love For The First Time


Foram feitos dois takes de Don't Let Me Down. O primeiro pode ser visto na filmagem do show (Lennon visivelmente gostava de interpretar a letra), enquanto uma edição dos dois takes foi incluída no Let It Be... Naked, de 2003. Você pode ouvir a gravação da música da forma como foi escutada da rua, naquele dia, clicando aqui

9. Everybody Had a Hard Year


No final da canção seguinte - uma intensa versão de 'I've Got a Feeling' - John Lennon completou "Oh yes, so hard". Ou isso, ou os dedos dele tinham congelado. 

10. The Pipes, The Pipes


A One After 909, a qual versão de estúdio havia sido gravada no dia anterior na Savile Row, termina com John cantando algumas palavras de Danny Boy. McCartney junta-se a ele. Ringo, enquanto isso, acende um cigarro. 

11. Diga a palavra


Dig a Pony, de Lennon, começa com Ringo se livrando de seu cigarro ("Espera!"), enquanto Kevin Harrington ajoelha na frente de John segurando a letra da música. Ele termina a canção dizendo: "Obrigado, irmãos. Mãos muito geladas para tocar os acordes". Na versão original do álbum Let It Be está faltando o "All I Want Is..." da introdução. Valeu, Phil Spector! 

12. Her majesty


Enquanto o engenheiro de som Alan Parsons trocava as fitas, a banda e Billy Preston improvisaram alguns compassos de 'God Save The Queen'. Três anos depois, Parsons poderia ser encontrado no Abbey Road Studios, trabalhando no 'Dark Side Of The Moon', do Pink Floyd. 

13. Beatlemania!


A esse ponto, uma multidão de pessoas já estava na rua tentando entender o que estava acontecendo naquele que foi o almoço mais legal da vida de muitos fãs. Entretanto, nem todos estavam felizes ao ver a maior banda do mundo fazendo um show de graça. Stanley Daves, um comerciante de lã vizinho da Apple, disse: "Eu quero que esse maldito barulho chegue ao fim! Isso é absolutamente uma desgraça!". Outras reações de quem estava na rua foram capturadas pelas câmeras do Let It Be. A maioria delas era algo como "Fantástico! Fabuloso!" e "É ótimo ter algo de graça no país neste momento".

14. Pegos por causa da distorção


Com o tráfego começando a ser afetado nas ruas ao redor do prédio, o posto policial mais próximo (localizado na 27 Saville Row) foi acionado. Mal Evans havia instalado uma câmera escondida na recepção da Apple que posteriormente captou a reação dos policiais. Ken Wharfe, um jovem policial que estava em horário de turno naquele dia relembra a ocasião. Clique aqui para ver o vídeo.

15. Continuem tocando


A polícia chegou durante o terceiro take de 'Get Back'. Os amplificadores de John e George foram desligados antes mesmo do primeiro refrão. Paul improvisou algumas palavras no final da canção: "Vocês têm tocado no telhado de novo, e vocês sabem que sua mãe não gosta disso, oh ela fica brava, ela prenderá vocês!". Uma saudação da esposa de Ringo, Maureen, levou Paul a agradecê-la, "Thanks, Mo!". Esses outtakes podem ser ouvidos na versão de Get Back do Anthology 3.

16. Sound & Vision 


Mais tarde, naquele dia, Glyn Johns mixou as gravações em stereo, no Olympic Studios, em Barnes. 
Johns também participaria das gravações do Led Zepellin, The Who, Faces, The Band, Eric Clapton e dos Rolling Stones. 

17. "Isso teria sido fabuloso!"


O Rooftop Concert foi um curto e adorável lembrete dos Beatles em sua melhor forma ao vivo, mas nem todos ficaram satisfeitos com o resultado final. Como Ringo relembra no Anthology: "Eu sempre fico decepcionado com a polícia. Quando eles chegaram, eu estava tocando  e eu só conseguia pensar 'ótimo, tomara que me levem daqui!'. Nós estávamos sendo filmados e isso seria ótimo para o filme, chutando os pratos e tudo. Bem, eles não fizeram isso, claro, apenas chegaram e disseram: 'vocês terão que desligar isso'. Teria sido fabuloso".

18. Preparar, apontar, fogo! 


O mundo pôde ver as filmagens do Rooftop Concert pela primeira vez nos vídeos promocionais do single 'Get Back/ Don't Let Me Down'. Ele apareceu quatro vezes no programa britânico 'Top Of The Pops', entre 24 de abril e 22 de maio. Uma versão colorida foi transmitida no especial de Natal TOTP. Na América, as pessoas viram pela primeira vez a filmagem pelo clipe de 'Get Back', mostrado no 'The Glen Campbell Goodtime Hour' no dia 30 de abril de 1969. 

19. The Toppermost of the Poppermost


Os Beatles não foram a única banda a subir no telhado para fazer um show. Dois meses antes, em novembro de 1968, Jean Luc Godard filmou Jefferson Airplane em um telhado próximo ao centro de Manhattan e sempre vale a pena lembrar do show dos Rutles no telhado ("uma boa versão", de acordo com George Harrison).

20. E no fim...


Já que o restante da banda havia guardado os instrumentos, apenas restou John Lennon para se despedir do inovador palco: "Eu gostaria de agradecer em nome do grupo e eu espero que tenhamos passado no teste". 

Saiba mais sobre a apresentação aqui.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.