Rolling Stones, Beatles, entre outros brigam por direitos de Royalties

Representantes da Sony, Universal, Warner e selos independentes ABKCO, que controla grande parte da música no início dos Rolling Stones, entraram com uma ação visando subscrição da estação americana Sirius XM sobre alegações de que eles são devidos milhões.

Na ação, as gravadoras  alegam a estação de rádio foi ao ar com músicas de antes de 1972, sem permissão - leis de direitos autorais dos Estados Unidos não se aplicam a músicas gravadas antes dessa data, mas os executivos alegam as faixas são protegidas por lei estadual, de acordo com The New York Times.

A publicação relata a papelada legal foi arquivado no Tribunal Superior de Los Angeles na Califórnia, nesta quarta-feira (11/09/13) e os nomes dos Beatles e os Rolling Stones como artistas cuja música tem sido supostamente utilizado indevidamente, sem remuneração, bem como o Beach Boys, Aretha Franklin, Frank Sinatra e as Supremes.

As gravadoras estão buscando indenização não especificada e um julgamento sobre o licenciamento de gravações feitas antes de 1972.

Um número de estrelas lançaram declarações apoiando a ação, incluindo Dionne Warwick, que diz: "faixas clássicas registradas antes de 1972, são uma parte importante da cultura americana e da programação da Sirius XM. Os grandes artistasque tocaram nos anos 40 , anos 50 e 60 estações devem ser tratados com respeito e devidamente compensados ​​pela Sirius XM, que fez algo que não é certo! "

Judy Collins acrescenta: "É vergonhoso, injusto e, provavelmente criminoso que Sirius XM está roubando o dinheiro devido a mim e outros artistas do espetáculo. Deve ser paga a sua parte justa dos royalties de suas canções."


Fonte: Express

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.