Álbum de George Harrison Completa 25 anos



Cloud Nine de George Harrison é o 10º álbum de estúdio,gravado de Janeiro a Março de 1987 no "F.P.S.H.O.T."' − ou Friar Park Studio,Henley-on-Thames e foi lançado em 1987 depois de um hiato de cinco anos de sua carreira a gravação. Incluindo o single de sucesso "Got My Mind Set on You", Cloud Nine restabeleceu Harrison como um artista aclamado pela crítica e comercialmente significativo.Foi o seu último álbum de estúdio sozinho lançado durante sua vida. Brainwashed é o último álbum de estúdio de George Harrison, lançado em 2002, quase um ano depois de sua morte aos 58 anos.
História
 Frustrado com a mudança do clima musical, George Harrison suspendeu sua carreira musical no início de 1980. Ele optou por perseguir seus outros interesses, como a produção de filmes com a sua própria empresa, a Handmade Films. A trilha sonora ou música para a caridade viria à tona durante este período, mas por outro lado foi um período musicalmente em silêncio por Harrison.
No final de 1986 - depois de uma pausa substancial - Harrison sentiu o desejo de fazer música novamente. Ele pediu ao líder da banda ELO e colega Jeff Lynne para co-produzir o álbum com ele. Depois de ter escrito uma rodada de novas composições (incluindo as músicas já contribuídas para o filme de 1986 "Surpresa de Shanghai"), Harrison entrou em seu estúdio que fica na sua casa, Friar Park, em Henley-on-Thames em 05 de janeiro de 1987 para começar a gravar seu novo álbum,o primeiro comercial em cinco anos.Além de Harrison e Lynne, outros artistas envolvidos nas sessões de gravação incluído Jim Keltner e Ringo Starr na bateria, Eric Clapton na guitarra e no piano, tanto Gary Wright e Elton John (que estava se recuperando de sua cirurgia vocal na época). Com recém-descoberto entusiasmo, Harrison promoveu ativamente o álbum, mesmo aparecendo com Ringo Starr no Prince's Trust Concert em Junho para tocar "While My Guitar Gently Weeps".


Embora o sucesso de Cloud Nine não foi suficiente para estimular Harrison em uma turnê, que o inspirou a continuar fazendo música. Na primavera de 1988, juntamente com Jeff Lynne, ele chamou os seus amigos Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison e começaram a gravar um projeto finalmente lançada como The Traveling Wilburys.
Em 2004, Cloud Nine foi remasterizado e relançado separadamente e como parte da caixa de luxo The Dark Horse Years 1976-1992 com nova distribuição pela EMI, acrescentando as caixas bônus "Shanghai Surprise" e "Zig Zag" (também lançado como Lado B "When We Was Fab") do filme.
 A capa traz a guitarra americana de George a primeira feita, uma Gretsch Duo Jet 6128 de 1957 que ele comprou de um marinheiro por £ 75 em Liverpool, em 1961. George chamou sua Gretsch preta velha.George deu a guitarra a um amigo de longa data, Klaus Voormann, que manteve por 20 anos. A guitarra tinha sido deixado em Los Angeles e que tinha sido modificada.George tinha a guitarra restaurada e foi usada para a foto da capa.


Faixas:

Lado A
1-"Cloud 9" – 3:15
2-"That's What It Takes" (George Harrison, Jeff Lynne, Gary Wright) – 3:59
3-"Fish on the Sand" – 3:22
4-"Just for Today" – 4:06
5-"This Is Love" (George Harrison, Jeff Lynne) – 3:48
6-"When We Was Fab" – (George Harrison, Jeff Lynne) - 3:57
Lado B
1-"Devil's Radio" – 3:52
2-"Someplace Else" – 3:51
3-"Wreck of the Hesperus" – 3:31
4-"Breath Away from Heaven" – 3:36
5-"Got My Mind Set on You" (Rudy Clark) – 3:52
Bonus da versão 2004:
-"Shangai surprise"(dueto comVicki Brown)  - 5.07
-"Zig Zag" - 2.40
Bonus iTunes:
-"Got My Mind Set on You" (Extended Version) 5:17
Singles:
-1º single: lançado dia 12 de outubro de 1987 com "Got My Mind Set on You" no Lado A e  "Lay His Head" no Lado B,essa música até hoje é inédita em CD.
-2º single:lançado em 1987,apenas promocional da música "Devil's Radio"
-3º single:lançado dia 25 de janeiro de 1988 com "When We Was Fab" no Lado A e Zig Zag como Lado B e um outra versão em CD 12'' veio com  "That's The Way It Goes", uma versão remixada diferente da versão do álbum Gone Troppo e "When We Was Fab" (reverse end),uma versão com alguns segundos finais tocado de trás para frente.Uma semana após o lançamento do single, um conjunto de caixa de edição limitada foi lançada,contendo o single original em uma capa ligeiramente diferente, um pôster à cores e um divertido recorte com George retratado vestindo sua roupa de Sergeant Pepper.
-4º single:lançado em 13 de junho de 1988,com "This is Love" como Lado A e "Breath Away From Heaven" como Lado B

fonte: fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Cloud_Nine_%28George_Harrison_album%29

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.