Artistas se reúnem para gravar primeiro disco dos Raimundos


Quem cresceu nos anos 1990 sabe: não existia banda mais perfeita para passar a adolescência ouvindo do que o Raimundos (confira entrevista com eles). As letras cheias de sacanagem misturadas ao peso e velocidade das guitarras distorcidas eram diversão garantia.



Para celebrar o legado da banda, o Urbanaque reuniu 15 artistas da nova geração brasileira para revisitar as canções do primeiro disco da banda no tributo Raimundos 20 Anos – Eu Quero É Rock!, que está disponível a partir de hoje para download gratuito pelo perfil do Urbanaque no Soundcloud (se quiser baixar faixar por faixa) ou clicando aqui para pegar o álbum completo.



O primeiro single do disco é a versão de Daniel Groove para Selim, transformada em um brega com sotaque nordestino. O curioso é que, frente à negativa do Raimundos de gravar a faixa, o produtor do primeiro disco, Carlos Eduardo Miranda, ameaçou chamar o cantor cearense Falcão para interpretar a faixa na estreia da banda. Registrada oficialmente, a música se tornou uma das favoritas do público e uma das responsáveis pelo sucesso do álbum. O tributo ainda traz uma faixa extra com uma versão acústica de Selim, gravada por Juliano Gauche.

Diogo Soares, vocalista do Los Porongas, abre o álbum desacelerando Puteiro em João Pessoa, a única música declaradamente autobiográfica da banda. Logo depois, o Móveis Coloniais de Acaju, vindos também de Brasilia, adicionam suingue em Palhas do Coqueiro, que tem participação de Evandro Vieira, co-autor da canção. Em seguida, Zimmer & a Euthanásia e Capim Maluco mantêm o peso das versões originais em releituras de MM’s e Minha Cunhada – mesmo caminho escolhido pela banda paulista Rollbando em Bê a Bá.

O Single Parents escolhe dar uma pouco de cadência ao forrocore Rapante, enquanto os cariocas do Do Amor desconstroem completamente a rápida Carro Forte, levando a letra a capela que se transforma em uma viagem psicodélica. O Vanguart também imprime sua assinatura própria em Nêga Jurema, que vira um folk brasileiro no violão e voz de Helio Flanders.

Lemoskine adiciona um pequeno toque eletrônico a Deixei de Fumar Cana Caiana, enquanto Felipe Cordeiro transforma Cajueiro/Rio das Pedras em um tecnobrega. Bicharada ganha uma introdução levada ao piano que ressalta o surrealismo da letra nas mãos do Floreosso, enquanto Nevilton deixa Marujo com um toque de hard rock. Para finalizar, os sergipanos do The Baggios levam Cintura Fina para transitar por algum local do velho oeste com um andamento mais lento.
Lançado em 1994, Raimundos foi eleito como melhor álbum da década pela revista Bizz no final dos anos 1990. Sua mistura única de hardcore com forró foi pioneira no Brasil e até hoje não conseguiu ser reproduzida com tanta qualidade por outras bandas. Recentemente, a banda fez dois shows esgotados no Sesc Belenzinho, em São Paulo, tocando o disco na íntegra. Reforçando a força e carinho que seu público, 20 anos depois, ainda sente pelo álbum.

Raimundos 20 anos – Eu Quero É Rock!
1. Puteiro em João Pessoa – Diogo Soares (Los Porongas) + Kali
2. Palhas do Coqueiro – Móveis Coloniais de Acaju feat Evandro Vieira
3. MM’s – Zimmer & a Euthanásia
4. Minha Cunhada – Capim Maluco
5. Rapante – Single Parents
6. Carro Forte – Do Amor
7. Nêga Jurema – Vanguart
8. Deixei de Fumar Cana Caiana – Lemoskine
9. Cajueiro Rio das Pedras – Felipe Cordeiro
10. Bê a Bá – Rollbando
11. Bicharada – Floreosso
12. Marujo – Nevilton
13. Cintura Fina – The Baggios
14. Selim – Daniel Groove
15. Selim (acústico) – Juliano Gauche
Produção executiva e curadoria: Bruno Dias e Tiago Agostini.

Fonte: Urbanaque

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.