Elio Sant'Anna Elio Sant'Anna Author
Title: 72 anos de George Harrison
Author: Elio Sant'Anna
Rating 5 of 5 Des:
Há 72 anos, nascia George Harrison, em sua própria casa, no número 12 da rua Arnold Grove, na cidade de Liverpool, e morou por lá até ...


Há 72 anos, nascia George Harrison, em sua própria casa, no número 12 da rua Arnold Grove, na cidade de Liverpool, e morou por lá até 1950. Ele também tinha uma irmã, que se chamava Louise,e dois irmãos, chamados Harry e Peter.
George Harrison, o "beatle tímido", entrou para a banda para os Beatles ainda em 1958, com o nome de "The Quarrymen", e inclusive a primeira música dos Beatles é uma composição dele, chamada "In Spite of All the Danger", em parceria com Paul McCartney.
Durante os primeiros anos dos Beatles, George era visto apenas como o membro caçula da banda, e não tinha muita chance para apresentar suas composições ao grupo. A primeira composição dele em um álbum dos Beatles foi no segundo disco da banda, com "Don't Bother Me", voltando apenas ter chance como compositor em 1965, no álbum Help, com "I Need You" e You Like Me Too Much".
Neste mesmo ano, George começa a conhecer a cultura indiana, com Ravi Shankar. Ele foi o percursor do uso de instrumentos indianos dentro do Rock, tocando cítara em "Norwegian Wood","Love You To" "Within you Without you",conseguiu unir este instrumento ao Rock, e ficar em perfeita harmonia.



A partir do álbum Revolver, de 1966, George começou a compor cada vez mais e com mais qualidade, chegando a competir no mesmo nível com as composições de Lennon/McCartney. Neste álbum ele conseguiu lançar pela primeira vez três canções de sua autoria. Mas só em 1968 uma composição sua atingiria grande sucesso, a canção "While My Guitar Gently Wepps", uma doas maiores músicas e um dos maiores solos da história do Rock, tocado por Eric Clapton e  incluída no Álbum Branco. Depois no álbum "Abbey Road" foram lançadas "Something", uma obra-prima que é a terceira música com mais regravações no mundo, entre elas por Elvis e Frank Sinatra, e o outro lançamento deste disco foi "Here Comes The Sun. Something foi a primeira música de George Harrison a ser Lado A em um compacto dos Beatles.

Para Frank Sinatra, esta era "a melhor canção de amor dos últimos 50 anos" entretanto, ironicamente, Sinatra pensava que sua canção favorita tinha sido escrita por Lennon/McCartney. Porém, posteriormente na apresentação "Concert for the Americas", Sinatra antes de fazer sua versão de "Something", a credita como graciosamente escrita por Harrison.


Com o crescimento de suas composições, Harrison começou a ter dificuldades de incluí-las nos álbuns dos Beatles pois Lennon e McCartney tinham vasto material a ser incluído e não sobrava espaço para suas composições. Durante a gravação do Álbum branco de 68 por exemplo, George teve três músicas excluídas ("Sour Milk Sea", "Not Guilty" e "Circles") além de quatro músicas incluídas ("While My Guitar Gently Weeps", Piggies", "Savoy Truffle" e "Long, Long, Long").


Antes do fim dos Beatles, George Harrison já havia lançado dois álbuns solo:Wonderwall Music, de 1968, e "Electronic Sound" de 1969. O primeiro com músicas instrumentais foi trilha sonora do filme homônimo. O álbum contou com a participação de Ringo Starr e Eric Clapton, todos (inclusive George) usando pseudônimos. O segundo, considerado um álbum experimental, trouxe várias músicas tocadas em um sintetizador Moog e uma capa com um desenho de sua própria autoria.


O primeiro álbum de George foi um sucesso de crítica e de público. All thing Must Pass, de 1970, é considerado por muitos como o melhor disco de um ex-beatle e um dos melhores discos da história, feito com muitas músicas gravadas durante os Beatles, mas que não foram incluídas nos últimos discos da banda. O álbum era triplo (quando lançado em vinil), o primeiro álbum triplo da história do rock.O álbum atingiu o primeiro posto das paradas de sucesso britânicas e norte-americana, incluía sucessos como as músicas My Sweet lord e Isn't a Pity.

Em 1971, George Harrison foi o primeira na história do Rock a fazer um show beneficente. Chamado de "The Concert For Bangladesh", reuniu artistas como Eric Clapton, Ringo Starr, Bob Dylan, Billy Preston, The Badfinger, entre outros. Os outros ex-Beatles também foram chamados mas só Ringo Starr compareceu. Paul alegou ser muito cedo para reunir a banda novamente e John não compareceu porque o convite não se estendeu a sua esposa. O The Concert For Bangladesh foi feito com a finalidade de arrecadar fundos para refugiados de Bangladesh. Em 2005, o álbum foi relançado em CD e em DVD e as arrecadações foram doadas à Unicef.
De forma adicional ao seu próprio trabalho, George Harrison escreveu duas canções para Ringo Starr, "It Don't Come Easy" (creditada apenas a Ringo Starr, lançada como single) e "Photograph" (parceria entre Harrison/ Starr), incluída no álbum Ringo, de 1973. Colaborou com o álbum Imagine (1971), de John Lennon, participando da polêmica "How Do You Sleep", assim como nas canções "You're Breakin' My Heart" de Harry Nilson, "Day After Day" de Badfinger, "That's The Way God Planned It" de Billy Preston.
Seu próximo álbum se chamou Living in a Material World (1973) e fez sucesso com a canção "Give me Love (Give me peace on Earth)", segunda a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, depois de "My Sweet Lord".

Após o assassinato de John Lennon, em 1980, escreveu a canção  "All Those Years Ago" em sua homenagem e chamou Paul McCartney, Linda McCartney e Ringo Starr para participarem da gravação. A canção foi lançada no álbum de 1981, Somewhere in England e se tornou um sucesso, atingindo o segundo lugar nos Estados Unidos. Mas o álbum marcou um dos piores momentos da sua carreira. A Warner Bros. Records rejeitou quatro músicas ("Tears of the World", "Sat Singing", "Lay His Head" e "Flying Hour").


Em 1982, George lançou o álbum Gone Troppo, considerado um de seus piores trabalhos, mas conseguiu fazer um pouco de sucesso com a canção "Wake up My Love". Depois deste álbum, George ficou 5 anos sem gravar e deu prioridades a outros afazeres.
Em 1987, George lançou o álbum Cloud 9, que foi produzido por Jeff Lynne.
Depois de 5 anos, foi uma volta com reconhecimento de público e de crítica. George convidou mais uma vez alguns amigos para participar do álbum: Eric Clapton, Ringo Starr e Elton John, além do próprio Jeff Lynne. A canção "I got my mind set on you", escrita por Rudy Clark na década de 60, atingiu o primeiro lugar nos EUA e segundo na Inglaterra. A canção "When We Was Fab" em referência aos Beatles conseguiu sucesso mais modesto. No video clip desta canção George aparerece junto com Ringo Starr e Paul McCartney, este fantasiado de leão marinho em homenagem às fantasias usadas no filme "Magical Mystery Tour". O álbum alcançou o posto de número 8 nas listas de sucessos dos Estados Unidos e o número 10 nas britânicas, dando a Harrison seu melhor resultado desde Living in the Material World.
Um anos depois de Cloud 9, ele formou um grupo com amigos. Os Traveling Willburys tinha, além de George, Jeff Lynne, Bob Dylan, Roy Orbison e Tom Petty. Cada um participou da banda com um pseudônimo. Eles lançaram o disco Traveling Wilburys Vol.1 ainda em 1988.
No ano seguinte, foi lançada a coletânea Best of Dark Horse Years que trouxe ainda algumas canções inéditas: "Poor Litte Girl", "Cheer Down" e "Cockamamie Business".

No primeiro ano da nova década viria a luz o segundo álbum do  Traveling Wilburys Vol. 2, apesar da morte de Roy Orbison em 1988.
Em 1991, George iniciou uma turnê pelo Japão, acompanhado por Eric Clapton. O álbum com a turnê, Live in Japan, foi lançado em 1992. Foi seu segundo álbum ao vivo lançado e a primeira turnê feita em sua carreira solo desde a de 1974. Nesta turnê, diferentemente da de 74, foram incluídas no repertório algumas composições clássicas da época dos Beatles além das da carreira solo.
Entre 1994 e 1996, empreendeu junto a Paul McCartney e Ringo Starr o projeto "The Beatles Anthology", que consiste em um documentário com um pouco mais de 10 horas sobre a banda. E também gravaram "Free as A Bird" e "Real Love", que eram tapes caseiros (fornecidos por Yoko) de meados dos anos 70 onde John Lennon tocava piano e cantava. E apesar de McCartney afirmar no documentário que os fãs de Lennon já tinham escutado essas duas músicas, era a primeira vez que eles tinham escutado. Em 1996, gravou e produziu junto a Carl Perkins a canção "Distance Makes No Difference With Love" para álbum dele, Go-Cat-Go.
A última aparição de Harrison na televisão teve lugar em 1997 para a promoção de Chants of India, em uma colaboração junto a seu amigo e músico hindu Ravi Shankar. No programa, Harrison interpretou, depois de que uma pessoa do público lhe pediu uma "canção dos Beatles" e ele respondeu "creio que não conheço nenhuma", a canção "All Things Must Pass" e "Any Road", esta última só seria lançada em 2002 no seu álbum póstumo Brainwashed.
Depois da turnê, George desapareceu da mídia e começou sua batalha contra o cancêr de pulmão Em 30 de Dezembro de 1999, Harrison sobreviveu a um ataque de um intruso em sua própria casa. Harrison e sua mulher, Olivia, enfrentaram o intruso que foi posteriormente levado pela polícia. Michael Abram, de 35 anos, declarou que estava possuído pelo espírito de Harrison e que era uma missão concedida por Deus matar-lhe. Mais tarde foi preso em um sanatório mental. Após o incidente, Harrison ficou relativamente traumatizado e limitou ainda mais suas aparicões públicas.
Em 2001, Harrison apareceu como convidado no álbum Zoom da Electric Light Orchestra, tocando guitarra slide.

Ele morreu no dia 29 de Novembro de 2001, passando os últimos dias de sua vida com sua família, e preparando sua morte, que já sabia ser terminal. Só três pessoas sabiam onde e como George Harrison iria morrer: a mulher, Olivia, e o amigo, Gavin De Becker, que se encarregou do plano, como o NetParque oportunamente noticiou.
O corpo de George Harrison foi cremado às 06h30 do dia 30 de Novembro (hora de Lisboa), tendo o caixão sido coberto por pétalas de rosa numa cerimónia Hare Krishna com o ambiente envolto em essência de sândalo.
No dia 3 de Dezembro suas cinzas foram levadas para a India a espalhadas no Rio Yamuna, ou no Rio Ganges.

Descanse em paz "My Sweet Joj".



Postar um comentário

 
Top