Livro sobre os Beatles vem recheado com reproduções de ingressos

 
Rio - Um novo olhar sobre a beatlemania. É o que pretende o escritor e músico inglês Terry Burrows, autor de ‘The Beatles — História, Discografia, Fotos e Documentos’ (ed. Publifolha, 132 págs., R$ 129,90). A publicação é um livrão de capa dura com a história do grupo e encartado com dezenas de reproduções fiéis de cartazes, ingressos, anúncios publicitários e repertórios anotados à mão pelos próprios músicos, entre outros itens para deixar qualquer colecionador louco. 

“O ‘Daily Mail’, um dos maiores jornais da Inglaterra, o classificou como o melhor livro ilustrado do ano. Claro que os suvenires adicionaram um charme extra à história que eu conto. Acredito que, por ser músico profissional e compositor há 20 anos, trouxe uma perspectiva diferente à música dos Beatles”, ressalta Burrows.
Ele passa a limpo os fatos marcantes da trajetória do Quarteto de Liverpool e também faz uma análise pessoal sobre como suas canções mudaram o comportamento da sociedade e a indústria do pop mundial. “Não classificaria o Paul McCartney o beatle mais talentoso, mas certamente ele foi o mais entusiasmado, então acho que, mesmo se os Beatles nunca tivessem existido como grupo, ele ainda assim seria muito bem-sucedido na música. John Lennon, por outro lado, suspeito que ficaria cansado de esperar o sucesso e teria seguido outra vertente artística. Quem sabe?”, arrisca o autor.
O lançamento chega ao Brasil com dois anos de atraso. O título original em inglês é ‘It Was 50 Years Ago Today’ (‘Foi Há 50 Anos’), se referindo às cinco décadas do lançamento da estreia em disco dos Beatles, com o compacto ‘Love Me Do’, em 1962. Nada que diminua o interesse dos beatlemaníacos daqui. Além do texto e das reproduções (como um panfleto de show no lendário Cavern Club de Liverpool ou uma entrada para a estreia do filme ‘Help!’ no cinema), tesouros que já seriam suficientes para fazer fãs se descabelarem da mesma forma que as mocinhas da foto abaixo, o livro reúne centenas de fotos da banda.
“É incrível que, ainda hoje, até os mais especializados nos Beatles continuem a se surpreender com fotos inéditas deles. Nos anos 60, todo jornal tinha sua equipe de fotógrafos, que tiraram fotos de praticamente tudo que os Beatles faziam. Por isso que ainda existe muito material enterrado nos arquivos dos jornais ao redor do mundo”, explica. “Eu sugeri os itens de colecionador para acompanhar o livro que melhor traduziriam o texto em passagens específicas da vida deles. Como eu mesmo sou um tremendo fã, já tinha certeza de que seria muito excitante para os leitores ter contato com todo esse material histórico.”
Terry Burrows classifica seu lançamento como o “mais luxuoso material impresso já feito sobre os Beatles”, mas também elege os seus livros prediletos no assunto. “Ainda acho que ‘Shout! The Beatles in Their Generation’, de Philip Norman, é o melhor (a publicação é considerada, de maneira quase unânime, como a ‘definitiva’ biografia deles). E o ‘Anthology’, escrito pelos próprios Beatles, que traz perspectivas interessantes, se você ignorar os interesses pessoais que havia ali como pano de fundo”, ressalta.

Fonte: O Dia

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.