Universidade de Rochester oferece curso online e gratuito sobre os Beatles


Coursera é uma empresa educacional que oferece cursos online. Atualmente, a empresa é parceira de 62 Universidades do exterior, oferecendo cursos sobre diversos assuntos. A parceria da Coursera com a Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, gerou um curso que pode agradar bastante os Beatlemaníacos.  
Lecionado pelo professor John Covach, da Universidade de Rochester, o curso 'The Music Of The Beatles' discutirá a evolução musical dos Beatles, começando pelos dias em Liverpool e Hamburgo, passando pela Beatlemania, a psicodelia, e a maturidade do Abbey Road. Mesmo o foco sendo as músicas, o professor também ressaltará como as técnicas musicais, o marketing das músicas, canções de outros artistas e a cultura dos anos 60 afetaram John, Paul, George e Ringo para que estes criassem seus repertórios. 
Formato do Curso:

O curso será formado por alguns vídeos por semana. Cada vídeo terá de 10 a 12 minutos, formando um total de 90 minutos de curso. Os alunos poderão discutir entre si as aulas (através de chats) e também poderão ler textos e materiais indicados no curso, além de poder participar de Quiz sobre os Beatles. 
Programa do Curso:

Semana 1: Começo da banda e sucesso no Reino Unido. Os Beatles como artesãos do Pop. Estudo dos covers feitos nos shows do Cavern Club e Hamburgo, Please Please Me, With The Beatles e os singles a partir desse período.
Semana 2: Sucesso na América e no mundo. Os Beatles começam a se tornar um modelo de artistas. Músicas do 'A Hard Day's Night', 'Beatles For Sale' e singles deste período. Deste ponto, o curso começará a estudar particularmente cada Beatle com suas composições. 
Semana 3: Maturidade musical. O aumento de experiências, mas ainda seguindo as raízes do pop. Gravações com novas técnicas e contextos. 'Help!', 'Rubber Soul' e singles dessa época. 
Semana 4: Psicodelia. O aumento da importância dos álbuns, e novas ideias de projetos. 'Revolver', 'Penny Lane', 'Strawberry Fields', 'Sgt. Peppers', 'Magical Mystery Tour' e outras músicas deste período, incluindo músicas que acabariam no 'Yellow Submarine'. 
Semana 5: O Álbum Branco começa a retornar às raízes, enquanto os Beatles ainda fazem experiências, mas agora agem menos como um verdadeiro grupo. Diferenças criativas surgem. O 'Álbum Branco' e músicas dessa época. 
Semana 6: Era uma vez um caminho para voltar pra casa. As sessões de 'Get Back' retornam a uma simplicidade na hora de gravar, mas é abortado. Abbey Road tentar voltar à antiga forma da banda de gravar. Materiais do Let It Be são unidos aos de Get Back e novas músicas são acrescentadas. 'Abbey Road', 'Let It Be' e canções desse período. 
Apenas lembrando que, no horário de Brasília, os vídeos serão lançados às 23h (3h horas a mais). 
Para se inscrever no curso, basta entrar no site da Coursera e se cadastrar.

Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
  1. Genial! Acabo de me inscrever. Agora quero ver arrumar tempo pra mais uma atividade! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir