Uma obra-prima de experimentação e inovação: Os 55 anos do White Album

Lançado pelos Beatles em 22 de Novembro de 1968, White Album é um dos maiores álbiuns da cultura pop e trabalho que marcou uma mudança de direção na carreira da banda, explorando ainda mais novos gêneros musicais e experimentações sonoras, indo desde o rock and roll clássico até a música experimental.

Com uma capa minimalista, onde tem escrito somente o nome da banda, o álbum foi lançado pela Apple Records, uma gravadora fundada pelos próprios Beatles, antes mesmo da Apple Computer (dos telefones e Macbooks) existir (culminando até numa disputa judicial, que pode ser lida aqui). Ideia de John Lennon, que queria que o álbum fosse "uma parede branca de silêncio", a capa foi projetada por Richard Hamilton, um artista conceitual inglês. Mesmo simples, ela se tornou numa das mais icônicas da história da música popular.



30 faixas, diversos estilos Sendo o único álbum duplo da banda, eles apresentam para o público 30 faixas e um amplo leque de gêneros, mostrando versatilidade ao passar pelo rock, pop, folk country, psicodélico, blues e algo extremamente experimental e único como 'Revolution 9'. Com versatilidade estando presente também no quesito lírico e de composição, temos alguns trabalhos como:

  • Back in the U.S.S.R: Faixa que abre o disco, composta por Lennon & McCartney McCartney e que faz uma peródia aos americanos que ouvia sempr sentir saudade de coisas como fast-food, dos donuts e das lavanderias automáticas quando viajavam. Daí nasceu um russo saindo de Miami e voltando para sua pátria, a União Soviética.
  • Ob-La-Di, Ob-La-Da: Com um pop alegre e despreocupada. A música é uma das mais populares do álbum, tendo um refrão simples, mas contagiante e que McCartney mantém em seu setlist atual de shows.
  • While My Guitar Gently Weeps: Tem uma atmosfera melancólica e apresenta um grandioso solo de guitarra de Eric Clapton, o "5o Beatle" na faixa em questão. A música é uma das mais bonitas do álbum, sendo um clássico composto por George Harrison.
  • Helter Skelter: Faixa de rock agressiva e definida por muitos como o primeiro heavy metal, a faixa é uma das mais controversas do álbum (não por conta dos Beatles) e mostra uma intensidade do início ao fim. Presente no repertório de McCartney em seus shows, ela é definitivamente é mais rockeira do set.
  • Revolution 9: Uma obra de arte experimental que combina música, sons de natureza, vozes e texturas. A música é uma das mais desafiadoras do álbum, e é considerada uma das primeiras obras experimentais.


Uma obra-prima feita em meio as brigas As brigas dos Beatles durante a gravação do álbum "White Album" foram um dos principais fatores que levaram ao fim da banda. O álbum, lançado em novembro de 1968, foi um dos mais ambiciosos da carreira do quarteto, no entanto, o processo de gravação foi marcado por desentendimentos e conflitos entre os membros da banda. - A presença constante de Yoko Ono Um dos principais pontos de discórdia foi a presença constante de Yoko Ono, esposa de John Lennon. Yoko costumava acompanhar John nas sessões de gravação, e sua presença era frequentemente vista como uma intromissão por parte dos outros Beatles. Paul McCartney, em particular, não gostava de Yoko e sentia que ela estava atrapalhando o processo de gravação.

- A crescente rivalidade entre Paul e John Outro fator que contribuiu para as brigas foi a crescente rivalidade entre Paul e John. Os dois músicos estavam cada vez mais em lados opostos, tanto musicalmente quanto pessoalmente. Paul era o principal compositor da banda, e ele queria que os Beatles continuassem a fazer música comercialmente viável. John, por outro lado, estava interessado em experimentar novos gêneros musicais e explorar seu lado mais experimental.

- A tensão entre os outros Beatles As brigas entre Paul e John também afetaram os outros membros. George Harrison se sentia cada vez menos valorizado no quesito de ideias músicas, enquanto Ringo Starr, por sua vez, estava cansado da tensão no estúdio e da falta de comunicação entre os membros da banda.



Um marco na história da música popular O White Album foi um sucesso comercial e crítico. Alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso em todo o mundo e foi aclamado pela crítica por sua inovação e experimentação. O álbum é considerado um dos álbuns mais importantes da história, com mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo e alcançando o topo das paradas norte-americas e britânicas.

Sendo um dos 30 maiores da história, de acordo com a listagem mais atual da Rolling Stone, o álbum influenciou muitos outros artistas e ajudou a moldar o som da música popular nas décadas seguintes, copm uma variedade de gêneros musicais representados no álbum e que ajudou a expandir os limites do que era considerado aceitável na música popular.

Após o lançamento do "White Album", os Beatles continuaram a gravar juntos por mais um ano e lançando obras-primas como "Abbey Road" e "Let it Be", mesmo em meio as brigas que culminaram na saída temporária de Ringo Starr e, em 1970, no anúncio oficial de que Paul McCartney havia saído da banda. "The White Album" é um álbum que inova em termos de estrutura e composição. Ele apresenta uma variedade de formatos musicais, incluindo canções, medleys, jams, entre outros. Ouça completo:


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.