AMD | Eficiência Energética: consumo sustentável de energia está presente em nova linha de produtos da AMD


A eficiência energética é uma questão crucial para o futuro do planeta, tanto em termos de economia quanto de meio ambiente. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a eficiência energética pode reduzir o consumo global de energia em até 15% até 2040. Isso pode resultar em economias de custos significativas para empresas e consumidores, bem como em uma redução de 12% nas emissões de gases de efeito estufa.

No setor de tecnologia, essa deve ser uma preocupação constante. A exemplo, Sérgio Santos, Diretor Regional da AMD Brasil, explica que a AMD está comprometida em aumentar a eficiência energética para Processadores e GPUs em até 30x até 2025, impulsionando servidores com computação de alto desempenho e que realizam treinamentos de inteligência artificial. “Algumas das principais estratégias que temos incluem a utilização de fontes de energia renovável, a otimização do consumo de energia de data centers, o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e o incentivo ao uso de produtos sustentáveis pelos nossos clientes”, afirma o executivo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Nielsen aponta que 81% dos consumidores em todo o mundo se sentem fortemente ou um pouco influenciados por fatores ambientais ao tomar decisões de compra. Tudo isso deixa claro que as empresas que investirem em um consumo de energia de eficiente se destacarão no mercado. É pensando nisso que a AMD vem concentrando esforços para tornar seus Processadores e placas de vídeo cada vez mais energeticamente sustentáveis. Veja como: 

Processadores Ryzen™ e placas de vídeo Radeon™
Os novos produtos da AMD são mais eficientes energeticamente devido a várias melhorias em sua arquitetura e tecnologia. Os Processadores Ryzen 7000 Series, por exemplo, são baseados na arquitetura “Zen 4”, que utiliza caches maiores e mais eficientes, além de uma melhoria na eficiência do mecanismo de previsão de ramificação, o que permite que os Processadores executem operações de forma mais eficiente e com menor consumo de energia.

Outra melhoria importante é a inclusão de uma nova tecnologia de gerenciamento de energia chamada AMD Adaptive Voltage and Frequency Scaling (AVFS). Essa tecnologia permite que o Processador ajuste dinamicamente a voltagem e a frequência de acordo com a carga de trabalho em tempo real, maximizando a eficiência energética.

Já as placas de vídeo Radeon RX 7000, por sua vez, são baseadas na arquitetura RDNA 3, que apresenta melhorias significativas em relação à eficiência energética em comparação com as gerações anteriores, como o aprimoramento de 50% de desempenho por watt. Outra melhoria importante é a inclusão de tecnologias como a AMD FidelityFX Super Resolution, que oferece uma maneira mais eficiente de renderizar imagens em resoluções mais altas, reduzindo o consumo de energia. Além disso, a tecnologia Smart Access Memory da AMD permite que a CPU acesse toda a memória da placa de vídeo de uma só vez, reduzindo a necessidade de transmissões repetidas de dados entre a CPU e a GPU, o que também ajuda a economizar energia. Por fim, a AMD SmartShift, também presente nas Radeon RX 7000, permite que a CPU e a GPU trabalhem juntas de forma mais eficiente, ajustando dinamicamente a potência e a voltagem de acordo com a carga de trabalho em tempo real.

AMD EPYC™: O Processador ideal para as empresas

A linha de Processadores projetados para empresas da AMD também possui diversos recursos que ajudam a melhorar a eficiência energética em data centers e outras aplicações empresariais. Uma das principais formas como o AMD EPYC ajuda a economizar energia é através de seu projeto de SoC (System-on-Chip) que permite a integração de várias funções em um único chip, eliminando a necessidade de componentes adicionais e reduzindo o consumo de energia. Além disso, o AMD EPYC utiliza a tecnologia AMD Infinity Architecture, que inclui recursos como Infinity Fabric e Infinity Control, permitindo que os dados sejam transmitidos de forma mais rápida e eficiente entre os componentes do sistema, reduzindo a necessidade de consumo de energia.

Os novos Processadores AMD EPYC 7003 Series também são equipados com a arquitetura Zen 3, que oferece um desempenho por watt significativamente melhor do que a arquitetura Zen 2 usada na 7002 Series. Os novos Processadores também foram melhorados em sua capacidade de escalabilidade, permitindo que os data centers utilizem mais núcleos de processamento para obter maior eficiência energética em relação aos sistemas de múltiplos servidores. Outras melhorias incluem um aumento na velocidade do clock, o suporte a PCIe 4.0, que ajuda a reduzir o tempo de acesso ao armazenamento e a memória, e a adição de mais memória cache, que ajuda a reduzir a latência e o consumo de energia. No geral, os novos Processadores AMD EPYC são projetados para oferecer um desempenho excepcional, mantendo a eficiência energética em mente para ajudar a reduzir os custos operacionais e impacto ambiental. 

“As soluções de tecnologia da AMD ajudam a resolver os desafios globais de hoje e do futuro. Não é apenas sobre o que fornecemos, mas também sobre como o fazemos, incorporando os pilares de sustentabilidade, meio ambiente e governança corporativa em toda a nossa cadeia de negócios”, completa Santos. 

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.