Twitch deletará canais que não apagarem vídeos com violação de direitos autorais; Músicos e streamers comentam sobre


Fundado em 6 de Junho de 2011, o Twitch ganhou de presente de 9 anos pedidos em massa para que remova vídeos nos quais direitos autorais de músicas foram violados. O anúncio foi feito em seu twitter, devido ao grande fluxo de pedidos por conta da violação da lei americana DMCA. (Com infos do G1.

"Nesta semana, tivemos um fluxo repentino de solicitações de remoção pela DMCA para vídeos com música de fundo de 2017 a 2019. Se você não tiver certeza sobre os direitos de áudio em transmissões anteriores, recomendamos remover esses clipes. Sabemos que muitos de vocês têm arquivos grandes e estamos trabalhando para facilitar isso", publicou.

"É a primeira vez que recebemos reivindicações em massa via DMCA contra clipes. Entendemos que isso tem sido estressante para os criadores afetados e estamos trabalhando em soluções, inclusive examinando como podemos oferecer mais controle sobre seus clipes".


O twitter espanhol da IGN  postou que a empresa começara a deletar canais que não removerem vídeos com direitos autorais. Se o conteúdo realmente infringir a DMCA, a Twitch entra em contato com o streamer e retira o conteúdo do ar. Se depois disso, o mesmo streamer submeter outros vídeos com violação de direitos, ele terá sua conta encerrada na plataforma.
"O Twitch encerrará prontamente o acesso de qualquer usuário ao Serviço Twitch se esse usuário for determinado como um 'infrator reincidente' de obras protegidas por direitos autorais", dizem as diretrizes de uso da plataforma.



O QUE É DMCA
Criada em 1998, Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA é uma lei dos Estados Unidos da América sobre direito autoral, que criminaliza não só a infração em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar as medidas de proteção aos direitos de autor.


STREAMERS FALAM A RESPEITO
@lucasfresno comentou a respeito em alguns tweets:
"As grandes gravadoras sempre estarão pelo menos 10 anos atrás do que acontece na Internet. o que está acontecendo na Twitch por pressão dessas corporações é prejudicial tanto para a plataforma quanto principalmente para os criadores que a mantém viva. Eu compreendo que se um creator recebe pelo seu trabalho e parte desse trabalho tem música, é justo que a cadeia produtiva envolvida nessas obras seja remunerada de alguma maneira.


Se um streamer toca uma música de algum artista para 2mil pessoas - e recebe dinheiro nessa stream - é justo que uma parte disso vá para pagar os direitos autorais (autores) e fonomecânicos (donos daquela gravação). é isso que acontece quando uma música é usada em tv/filme.

A falta de compreensão do que é MÚSICA entre creators e até entre músicos é uma das coisas que mais possibilita que corporações explorem a ignorância das pessoas. Seja com bandas assinando contratos completamente abusivos e ignorando isso por estarem realizando o sonho anos 80/90 de estar em uma multinacional, ou então com creators achando que é bagunça e que tudo bem usar a obra de alguém para qualquer fim sem prestar conta alguma disso.

Durante a quarentena, muita gente migrou para a Twitch, e eu inclusive tenho a plataforma como um futuro muito promissor para quem trabalha com música, pois as possibilidades de monetização são motivadoras, bem como a facilidade de construção de comunidades mais sadias e fiéis.

Acompanhemos o desenrolar disso, pois, inclusive pra ouvir as minhas próprias músicas, eu precisaria de um ‘papel’ dos detentores dos direitos dessas gravações dizendo que posso fazê-lo, o que é contraproducente demais. espero que bolem uma política mais sensata e atual para isso. São minhas composições (OBRA), mas as músicas (FONOGRAMA/GRAVAÇÃO) têem dono sempre (no caso da FRESNO, somos donos de 70% do catálogo, mas somos minoria da minoria nesse caso). muita coisa nossa é da Sony/Universal etc. uso mto a Twitch p/ mostrar coisas p/ galera e isso já era.
Eu não me importaria de dar uma porcentagem do que faturamos para poder usar música nas transmissões. algo que fosse proporcional ao numero de viewers, de modo que streamers grandes pagassem muito e pequenos pagassem pouco ou nada. é assim com música em TV, festivais, em tudo.

Vou falar com as pessoas que eu conheço na plataforma, bem como gente de gravadora. o que não dá pra ficar é esse verdadeiro terror de ver gente deletando centenas de clips e vídeos de anos atrás porque neles tem 10 segundos de uma música, a plataforma também é vítima nessa parada.

O @skeattt publicou: Aviso pros colegas streamers, Twitch ta dando DMCA takedown em vods/clips antigos e atuais, coisa até de 2017. O @lucasfmbraga postou sobre esses dias e tem mais relatos aparecendo. Voltamos a usar NCS only ou fecha contrato com labels.

@whoiscarlos destaca: Sobre a Twitch cortarem músicas da plataforma, é algo maior que eles.
As gravadoras querem o copyright pelas músicas, eles não iriam processar 1 a 1, então entram com processo contra a empresa, no caso a Twitch. Ou seja, pra evitar isso a twitch vai pegar pesado nos ban, cuidado.

A @fuslie tweetou: 'Recebi duas remoções por copyright no meu canal (ambas de vídeos com mais de um ano) na semana passada e fui informada de que se encontrarem mais uma violação na minha conta, vou ser banida permanentemente'.

Já o @cloakzy teve sua conta permanente banida: 'Recebi mais 2 DMCA e minha conta na Twitch foi permanentemente banida, como é louco que 5 anos de trabalho possam desaparecer em dois segundos'.

@PatoPapao: essa parada de musica ai existe a anos já, quando o YT pegou mais pesado com isso foi pq os cara das propaganda meio q exigiram e pa, na twitch deve ser a mesma coisa, eventualmente coisas do tipo vao acontecer a medida que o site cresce e a gente se adapta. Vai ser sempre assim

@lunacyDiego: Hoje com plataformas de streaming de música pagando centavos por play ninguém tá fazendo dinheiro de fato com música, as plataformas tão ai pra te promover e eventualmente você ter propaganda da sua música e o dinheiro vir com show, merch, etc. Inclusive espere gravadoras/selos inteligentes soltaram press-releases autorizando o uso de música deles na Twitch. Se aproveitar da burrice dos outros é muito importante no momento.