"GET BACK", filme que mostra gravação de "Let It Be" e último show dos Beatles será lançado em Setembro pela Disney

Foto: Linda McCartney
O Walt Disney Studios adquiriu os direitos de distribuição mundial do aclamado documentário dos Beatles, anunciado anteriormente pelo cineasta Peter Jackson. O filme mostrará o calor, a camaradagem e o humor da produção do lendário álbum de estúdio da banda, "Let It Be", e seu último concerto ao vivo como um grupo, a icônica apresentação na cobertura do Savile Row, em Londres. "The Beatles: Get Back" será lançado pelos estúdios da Walt Disney nos Estados Unidos e no Canadá em 4 de setembro de 2020, com detalhes e datas adicionais para o lançamento global do filme. O anúncio foi feito hoje cedo por Robert A. Iger, presidente executivo da The Walt Disney Company, na reunião anual de acionistas da Disney.


"Nenhuma banda teve o tipo de impacto no mundo que os Beatles tiveram, e 'The Beatles: Get Back' é um lugar na primeira fila do funcionamento interno desses gênios em um momento seminal na história da música, com espetacularmente imagens restauradas que parecem ter sido filmadas ontem ", diz Iger sobre o anúncio. "Eu também sou um grande fã, então não poderia estar mais feliz que a Disney possa compartilhar o impressionante documentário de Peter Jackson com o público global em setembro".

"The Beatles: Get Back", apresentado pelo Walt Disney Studios em parceria com a Apple Corps Ltd. e a WingNut Films Productions Ltd., é uma nova e empolgante colaboração entre os Beatles, a banda mais influente de todos os tempos, e Peter Jackson,  vencedor de 3 Oscar com a trilogia "O Senhor dos Anéis". Compilado a partir de mais de 55 horas de imagens inéditas, filmadas por Michael Lindsay-Hogg em 1969, e 140 horas de gravações de áudio quase inéditas das sessões do álbum "Let It Be", "The Beatles: Get Back" é dirigido por Jackson e produzido por Jackson, Clare Olssen e Jonathan Clyde, com Ken Kamins e Jeff Jones, da Apple Corps, como produtores executivos. 

A filmagem foi brilhantemente restaurada pela Park Road Post Production de Wellington, na Nova Zelândia, e está sendo editada por Jabez Olssen, que colaborou com Jackson em "They Shall Not Grow Old" de 2018, o filme inovador que apresentou a Primeira Guerra Mundial restaurada e colorida. imagens de arquivo. A música do filme será mixada por Giles Martin e Sam Okell no Abbey Road Studios, em Londres. Com essa restauração impecável, "The Beatles: Get Back" criará uma experiência vívida, alegre e imersiva para o público.   

Paul McCartney diz: "Estou realmente feliz que Peter tenha vasculhado nossos arquivos para fazer um filme que mostre a verdade sobre a gravação dos Beatles juntos. A amizade e o amor entre nós se aproximam e me lembram o tempo maravilhoso que tivemos. "
 
Ringo Starr diz: "Estou realmente ansioso por este filme. Peter é ótimo e foi muito legal ver todas essas filmagens. Houve horas e horas apenas rindo e tocando música, nada parecidas com a versão que veio. Houve muita alegria e acho que Peter mostrará isso. Acho que esta versão será muito mais tranquila e amorosa, como realmente éramos. "

"The Beatles: Get Back" também está sendo produzido com o apoio entusiasmado de Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison.
 
Filmado em 16 mm e ampliado em até 35 mm, o filme de 80 minutos "Let It Be" foi construído em torno das três semanas de filmagem, incluindo uma versão editada do concerto na cobertura. Uma versão totalmente restaurada do filme original "Let It Be" será disponibilizada posteriormente.