Escambau lança disco "Leite de Pedra", celebrando 10 anos de carreira; Ouça aqui!!

A banda Escambau acaba de lançar Leite de Pedra. Com 9 faixas, o quinto disco de estúdio do grupo entrou no ar nas principais plataformas digitais. Coeso e direto, é uma pedra bruta de rock realizado por uma banda visceral e traz uma mensagem clara de resiliência.

O álbum foi todo gravado em meio às paredes de pedra das ruínas de um antigo depósito de erva-mate — onde hoje funciona um hotel — na cidade histórica de Antonina (interior do Paraná). Giovanni Caruso (voz e guitarra), Maria Paraguaya (voz, percussão e sintetizador), Zo (guitarra), Yan Lemos (baixo e voz) e Yuri Vasselai (bateria) se isolaram no local no dia das últimas eleições presidenciais e permaneceram lá por cinco dias registrando todas as faixas. As sessões foram filmadas e podem ser conferidas em um documentário sobre o disco que a banda disponibilizou em seu canal no Youtube.


Escambau (Foto - Divulgação) (1)

Musicalmente, o trabalho é o mais linear da obra do grupo, que normalmente produz álbuns diversificados e híbridos quanto ao estilo. Em Leite de Pedra, vão direto ao ponto no título mais roqueiro de sua carreira. As composições e letras são inteligentes e poéticas, como em todo o restante da discografia, mas também engajadas — sem serem panfletárias — e politizadas na realidade cotidiana. A mensagem é sempre forte, direta e atual, com a dose certa de inconformismo e indignação fundada na melhor tradição do rock de protesto.

A capa de Leite de Pedra dialoga com o título ao apresentar uma escultura da vocalista Maria Paraguaya: um coração vivo preso em um corpo fossilizado. O álbum foi precedido por um single, “Revoluções Diárias (Procura tua alegria)”. A faixa foi lançada no final de maio, emplacou em playlists importantes e também ganhou um videoclipe.

Leite de Pedra marca o aniversário de 10 anos de carreira do grupo. E a melhor metáfora sobre a trajetória da banda é justamente o título do disco. Para permanecer na ativa por uma década como uma banda independente, tocando, produzindo e construindo uma obra no cenário alternativo brasileiro, eles realmente tiveram que tirar leite de pedra.

O lançamento foi realizado pelo Selo180, que recentemente lançou um compacto em vinil da banda com o EP em espanhol Eléctrico. Uma edição limitada de Leite de Pedra em LP colorido está prevista para breve.


||| Escambau – Leite de Pedra [2019]

Youtube: http://bit.ly/2QzK2fP
Spotify: https://spoti.fi/2I0WoLh
Deezer: http://bit.ly/2QY1sTO
Google Play: http://bit.ly/2I07QqA
iTunes/Apple: https://apple.co/2K1pvR9
Tidal: http://bit.ly/2WkhfNQ
Amazon: https://amzn.to/2QS6QaQ

[Videoclipe] Revoluções Diárias: https://youtu.be/hiPasB1XbOg
[Documentário] Making of de Leite de Pedra: https://youtu.be/gczU-yPppxo

||| Ficha Técnica:

Giovanni Caruso - voz e guitarra
Maria Paraguaya - voz, synth e percussão
Zo Escambau - guitarra
Yan Lemos - voz e baixo
Yuri Vasselai - bateria

Arte: Luisa Goulart e Maria Paraguaya
Masterização: Sanjai Cardoso
Gravação: Luiz Sadaiti
Produzido por Escambau e Luiz Sadaiti
Leite de Pedra lançado em formato digital por 180 Selo Fonográfico.
Código de catálogo: 180-D/155