Breaking News

Lançamento: Avantasia - Moonglow

Avantasia é a nave espacial de ópera rock all-star rock pilotada pelo vocalista do Edguy, compositor e produtor Tobias Sammet, que apresenta o seu oitavo álbum de estúdio “Moonglow”.

Desde seu início em 1999, os anteriores lançamentos do Avantasia contaram com pesos pesados da cena metal como Alice Cooper, Klaus Meine e Rudolf Schenker (Scorpions), Bruce Kulick e Eric Singer (Kiss), Eric Martin (Mr Big), Biff Byford (Saxon), Dee Snider (ex-Twisted Sister) e muitos outros.

Este novo álbum com 11 músicas traz Sammet, um dos nomes mais talentosos e populares do Hard Rock e Metal alemão, ao lado de alguns rostos familiares que já participaram em outros trabalhos do AVANTASIA que incluem Geoff Tate (vocalista original do Queensrÿche), Ronnie Atkins (frontman do Pretty Maids), Michael Kiske (Helloween), Jørn Lande (ex-Masterplan), Eric Martin (Mr. Big) e  Bob Catley (Magnum). “Moonglow” também apresenta novos rostos como Hansi Kürsch (Blind Guardian), Mille Petrozza (Kreator) e Candice Night (Blackmore’s Night). 

Sammet começou a trabalhar em “Moonglow” há dois anos, após o fim da turnê anterior do AVANTASIA. Colecionador constante de ideias musicais, Tobias usou esse tempo livre no seu cronograma para regar as sementinhas que eram as novas músicas, trabalhando nelas e permitindo que elas crescessem por si mesmas.

“No futuro próximo, nenhuma das minhas bandas tinha algo programado além de uma comemoração de aniversário do Edguy”, lembra ele. “Pela primeira vez eu não tinha prazo nem contrato... nada. Eu estava completamente livre. O plano era fazer uma pausa, porém essa liberdade que encontrei me deu mais e mais ideias. O material tinha tempo para se desenvolver. Foi uma maneira muito descontrída de trabalhar, especialmente porque com a ajuda de Sascha Paeth [co-produtor e parceiro de longa data do AVANTASIA], eu construí meu próprio estúdio que me ajudou a trabalhar no meu próprio ritmo cada vez que voltava para casa quando tinha pausas criativas na Inglaterra, o que eu achei extremamente inspirador”.

Assim como o seu antecessor, “Ghostlights”, que levou o ouvinte a uma jornada para fazer perguntas sobre sua própria existência, “Moonglow” também é sombrio, arrepiante e eminentemente fascinante. “De certa forma, as letras são bastante sonhadoras”, teoriza Sammet. “Não há um alarme sobre o fim do mundo; eu vejo estas músicas como sendo um mistério de Tim Burton”.

Outra semelhança com “Ghostlights” é que 'Moonglow' também é conceitual. “Sim, as músicas estão interligadas”, confirma Sammet. “Cada música é um capítulo baseado em uma criatura que é lançada no mundo, mas não consegue encontrar o seu lugar. Não se conecta com o ambiente e se volta, então, para as sombras na esperança de encontrar abrigo lá”.

“As letras são muito pessoais, mas embaladas em um ambiente fantástico inspirado por escritores do romantismo sombrio, especialmente romances góticos da era vitoriana de artistas como Arthur Machen ou Algernon Blackwood. Sim, é um álbum conceitual, mas não espere por elfos caminhando pela floresta”, ri Tobias.

Mais uma vez, Sammet escreveu todo o material do álbum com exceção do cover ‘Maniac’ de Michael Sembello, trilha sonora do filme “Flashdance” de 1981. Ao lado do já mencionado Sascha Paeth, Tobias também atuou como produtor do álbum.

'Moonglow' também traz uma faixa bônus especial chamada 'Heart' que é um tributo ao Journey da era Steve Perry. A espetacular arte de capa foi criada por Alexander Jansson e as pinturas dentro do encarte são do artista da era vitoriana John Atkinson Grimshaw, cujo trabalho adorna as paredes do estúdio de Tobias. “Para mim, essas pinturas são muito especiais e refletem o clima do álbum”, ele explica.

Mas um trabalho excepcional deste projeto que foi ambicioso desde o começo e que desde lá nunca decepcionou. O álbum foi lançando no começo de Fevereiro pela Nuclear Blast e já está disponível no Brasil através da gravadora Shinigami Records. 

A turnê para promover o disco será iniciada em Março de 2019 e passará pelo Brasil. A banda será headliner do Free Pass Metal Festival, da produtora Free Pass, que acontecerá no dia 02 de junho em São Paulo.







Faixas:

1. Ghost In The Moon
2. Book Of Shallows
3. Moonglow
4. The Raven Child
5. Starlight
6. Invincible
7. Alchemy
8. The Piper At The Gates Of Dawn
9. Lavender
10. Requiem For A Dream
11. Maniac
Bonustrack
12. Heart


Formação:

Tobias Sammet (Vocal, Baixo & Teclados)
Sascha Paeth  (Guitarra, Baixo & Teclados)
Michael Rodenberg (Orquestração & Teclados)

Felix Bohnke (Bateria)