Conheça as bandas que se apresentarão com a L7 em São Paulo


25 anos depois de uma apresentação histórica no Hollywood Rock, a banda L7 voltará ao Brasil no começo do mês passando por cinco capitais e tendo bandas de abertura como Lâmmia (no RJ) e Carne Doce (em BH). Em São Paulo, o evento acabou se tornando um festival grunge, com as bandas Soul Asylum, Deb and the Mentals e Pin Ups.


L7

Formada há 33 anos, por Donita Sparks e Suzi Gardner, teve seu disco de estreia lançado há 30 anos e com produção de Brett Guretwitz (que já produziu Bad Religion, Rancid e Pennywise), dono da gravadora  Epitaph Records (que gerenciava também artistas como The Offspring e Agnostic Front).

Em 1991 veio o Smell the Magic, pela gravadora Sub Pop Records (que gerenciava também artistas como Nirvana, Mudhoney e Soundgarden), a banda inicia a turnê com o Nirvana e a história com o Nirvana estava só começando. Bricks Are Heavy, terceiro disco de estúdio, conta com a produção de Butch Vig (que também havia produzido o Nevermind).


O terceiro disco foi um divisor de águas da banda, abrindo inúmeras portas para elas, trazendo o respeito por parte dos fãs de vários países e também de outras bandas, como quando fizeram uma tour européia com o Faith no More. Vendendo centenas de milhares de cópias no mundo todo, o disco conta com a faixa We're Pretend Dead, música mais conhecida da banda e que até fez parte de umas rádios do clássico GTA San Andreas.



Falando em ligações, podemos citar também a conexão da banda com o Brasil. Um ano após o 'boom', elas se apresentaram por aqui pela primeira vez, fazendo parte do Hollywood Rock no Rio de Janeiro e em São Paulo (tocando no mesmo palco do Nirvana) e gravaram "Let's Lynch the Landlord" no álbum Virus 100: Dead Kennedy Covers, onde também tem a banda Sepultura.

Em 1994 a banda tocou pela última vez em um grande festival (ao menos na sua primeira fase), fazendo parte do Lollapalooza, isso tudo antes de fazerem tour pelo japão e lançarem o álbum Live: Omaha to Osaka, EM 1997.


20 anos depois de seu último show em festival, a banda voltou com sua formação original, se apresentando em festivais como Rock Am Ring e a Fun, Fun, Fun Festival. Ano passado, lançaram sua primeira nova música em 18 anos, "Dispatch from Mar-a-Lago". O título é uma referência ao resort Mar-a-Lago, propriedade do presidente Donald J. Trump . O single "I Came Back to Bitch" foi outra música lançada e que deverá fazer parte de um disco inédito ano que vem.



SOUL ASYLUM
Da mesma geração do L7, a Soul Asylum começou a ser criada em 1981, ainda pelo nome de Loud Fast Rule.

Com a formação do disco de estreia sendo Dave Pirner, Dan Murphy, Karl Mueller e Grant Young, eles lançaram em 1984 o disco Say What You Will... Everything Can Happen. Depois de lançarem seis discos (sendo três em 1986) eles foram para a Columbia Records, onde lançaram em 1992 o disco Graver Dances Union, que se tornou o maior sucesso da banda, trazendo a faixa Runaway Train, vencedora do Grammy de Melhor Canção de Rock daquele ano.


No álbum seguinte, a banda ainda conseguiu ter um sucesso nas paradas, com a faixa Misery, do Let Your Dim Light Shine, atingindo o TOP 20.


Depois de não lançarem nada inédito entre 1998 e 2005, em 2006 foi lançado The Silver Lining, sendo o último álbum de estúdio com o baixista Karl Mueller, que morreu em 2005. O álbum mais recente é Change of Fortune, lançado em 18 de março de 2016.



PIN UPS
De quando "ser indie ainda era indie", a Pin Ups foi formada em 1988 e também é da mesma época das outras duas bandas, mesmo que seja em outro país. Sua sonoridade remete a "Class of 86" britânica, com influências sessentistas de MC5, Stooges, além de Spacemen 3, Loop, My Bloody Valentine e The Jesus and Mary Chain.

Com seis discos lançados e um sétimo previsto para o ano que vem, quando se completa 20 anos de seu último lançamento, eles são a banda alternativa independente com um dos maiores registros fonográficos do país, já dividindo palco com bandas como Pixies, Mudhoney e Superchunk.


De certo modo, o disco Gash (segundo da banda) foi o que fizeram receber alguma atenção internacional. Em 1993 do Nirvana no Hollywood Rock, Kurt Cobain e Courtney Love conheceram bares da cidade na companhia de Alê (Pin-Ups) e João Gordo, já Dave Grohl atendeu a imprensa e recebeu de presente o disco, usando uma camisa com a capa dele durante a tour. Foi em "Gash", já contando com Alê na formação, que a baixista deu os primeiros passos, ou melhor, cantou os primeiros versos (na cover "A Day in the Life", dos Beatles) e, três anos depois, assumiria os vocais titulares da banda.



Em 2015, após o lançamento de dois documentários a banda resolveu fazer o que seria o último show da carreira, no SESC Pompéia, em São Paulo. Mas a recepção foi tão boa que a banda decidiu fazer mais alguns shows. A grande surpresa foi ver que a plateia desses shows era basicamente de pessoas jovens, o que animou a banda a retornar de vez.

Em 2018, Pin Ups começa as gravações do sétimo disco no Estúdio Aurora e previsão de lançamento para o final de 2018. As gravações do novo disco contam com participações especiais da ex-guitarrista Eliane Testone, do tecladista Pedro Pelotas (Cachorro Grande), do duo Antiprisma e de Amanda Buttler (Sky Down) nos backing vocals.






DEB AND THE MENTALS
Formada em 2015, a Deb and the Mentals estreou com o EP Feel the Mantra, que trouxe quatro músicas e teve uma ótima repercussão dentre os críticos e sites especializados, algo que também ocorreu com o disco MESS (inclusive figurando em nossa lista de discos lançados em 2017). Algo não a toa, já que além da qualidade do som, os membros já tinham bastante vivência no mundo da música, colecionando passagens por bandas como End Hits, P.U.S, Debbie and The Rocketeers, Veronica Kills e Water Rats. 

A banda traz um som regado de influencias dos anos 90 e apesar de não ter um estilo definido pela própria banda, a prova das influencias serem dos anos 90 está no instrumental deles e não a toa foram escolhidos para fazerem parte dessa festa com L7, Soul Asylum e Pin-Ups.



Os ingressos estão no fim do 2º lote e variam de R$ 130 (meia-entrada) a R$ 400 (inteira/camarote) 
Serviço L7, Soul Asylum, Deb and the Mentals e Pin-ups 
Quando: 2 de dezembro - domingo 
Onde: Tropical Butantã
Venda online aqui
Tags