Com "White Album" repleto de novidades, Beatles conseguem transformar um relançamento em lançamento da década


Dia 22 uma das maiores obras-prima completará 50 anos e de presente, ganhamos às 00h no Spotify uma versão remasterizada de cada uma das 30 faixas do White Album, além de takes inéditos e o lançamento  oficial de Esher, completando a cereja do bolo cinquentenário.

107 faixas e diversas novidades fazem com o que o aniversariante leve o prêmio de disco da década, quiçá do século. Por onde começar? Não Sabemos. O fã mais louco, que é nosso caso, com certeza começaria pelo lançamento oficial da Esher Demos, que depois de anos e anos nos modos piratas de LPs e arquivos digitais, finalmente teve seu tratamento que merece em estúdio, trazendo 19 músicas do disco para a versão acústica, além de preciosidades como incluídas em discos posteriores ou da carreira solo de cada um dos Beatles, como Junk (McCartney, 1970), Circles (Gone Troppo, 1982) e Child of Nature (lançada como Jealous Guy, no Imagine, em 1971), além de versões de Let It Be (Let It Be), Mean Mr. Mustard/Polythene Pam (Abbey Road) e Inner Light (single).

Para quem já conhecia esse trabalho, as surpresas (e bota surpresa nisso) fica para os takes, como um ensaio não numerado (e todo instrumental, numa jam até melhor que a clássica "The End") de Everybody Got Something To Hide Except From Me And My Monkey, tocada por quase 4 minutos. 

Passando pelo disco, quanto mais ouvimos, mais ficamos sem reação e quase choramos, de tamanha obra-prima, seja nas músicas mais 'simples' (caso dos 3 takes de Good Night, do take não numerado de Cry Baby Cry) ou nas mais pesadas (como no take não numerado, no 14 e totalmente instrumental de Revolution, no take 102 de Not Guilty ou nos diversos takes de While My Guitar Gently Weeps, um deles tendo o solo de Eric Clapton em uma versão diferente), isso sem citar uma versão de quase 13min de Helter Skelter. Há poucos dias mostramos um lançamento stone/doom rock dela, mas sem imaginar que os próprios Beatles já haviam feito isso, durante o take 2 da primeira versão da música (e ainda tem perdido por aí um take de 27min). 

Como já citado sobre Everydoby Got Something... As Jams tomam conta dos ensaios e takes, muitas outras aparecem durante a audição... St. Louis Blues, (You're So Square) Baby I Don't Care, Blue Moon e Step Inside Love/Los Paranoias.

Outra coisa que toma conta do disco são as diversas versões para cada música, seja ela sem voz, somente com voz ou sem algum instrumento que ficou na versão final.

Ouça cada uma das faixas e preste atenção em cada detalhe, abaixo:




Postar um comentário

1 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.