Resenha do filme "Haloween"

Dir: David Gordon Green 
Há quase 6 décadas atrás surgia no cinema um dos filmes mais aclamados de todos os tempos. Psicose, de Hitchcock chocou não só toda uma geração, como também marcou para sempre a história de Hollywood. Em particular a cena no chuveiro, que foi revolucionária em inúmeros e minuciosos aspectos. Um deles, e um dos principais, é o fato de que o icônico momento de brutalidade no banheiro foi o que, mais tarde originou os filmes denominados slashers. Esses em que um grupo de pessoas passa a ser perseguido por um maníaco mascarado com uma faca a fim matar sua sede por sangue.


Mais tarde surgiriam outros vilões mascarados que também cairiam nas graças do público. É o caso de Jason Vorhees de Sexta Feira 13, Freddy Krueger, Pânico, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado e muitos outros que surgiram entre os anos 80 e 90. Porém, ainda em 1978, fomos presenteados, por John Carpenter com seu primeiro grande sucesso: Halloween. O longa conta a história de Michael Meyers. Um garoto de 6 anos que assassina sua irmã mais velha, Judith Myers, com uma enorme faca de cozinha. 15 anos depois, na véspera de Halloween de 1978, Michael escapa do hospício e vai em direção a uma onda de matança.


O filme foi tão bem recebido que gerou mais sete continuações e até mesmo dois remakes dirigidos pelo também amante do terror Rob Zombie. E em uma fase em que o cinema do terror tem dado uma ênfase excessiva em demônios e todo um universo sobrenatural, Halloween não poderia ter surgido em momento melhor, mesmo que vindo não das mãos de Carpenter e sim pelas de David Green. Filmes slashers tem certas convenções e clichês que fazem do gênero o que ele é. E isso é que funciona em Halloween. Todos clichês estão presentes mas sem ser clichê até demais.


Michael Meyers escapa do hospício e segue em direção à sua matança de maneira implacável e acompanhado de longos planos-sequencia que nos coloca como seguidores fantasma do seria killer é tudo muitíssimo bem conduzido. Os fãs da franquia podem ficar tranquilo com um bom roteiro que não encontra dificuldades em ser realista e aceitável para um público nostálgico. O filme é uma sequencia dos eventos anteriores e consegue também justificar o ponto onde estamos com extrema coerência. Jamie Lee Curtis vive uma Laurie Strode mais velha, avó, absolutamente traumatizada, mas por outro lado mais forte, inteligente, treinada e preparada para a volta eminente de Meyers.


Todo o seu arco é ligado à sua neta Allyson Strode e seus amigos. Os adolescentes da vez que acompanharemos os trágicos e óbvios destino mas agora, num filme ainda mais visceral e cruel que os anteriores. David Green também aproveita muitas cenas de assassinato para mostrar apenas o antes e/ou o depois deixando a violência de Meyers mais sublime. Sempre na medida certa. Green fez um trabalho incrível com a franquia de sucesso entregando algo totalmente novo, mas ainda assim, tudo o que um bom filme slasher deve ter. Dos jump-scares mais previsíveis, aos namorados indo conferir o barulho que foi ouvido ao fundo da casa e não voltando mais.


Isso sem falar na clássica trilha sonora minimalista tocada ao piano que foi atualizada e mais presente ao longo do filme que faz o espectador saber que Meyers está chegando. A abertura do filme também não poderia ser mais satisfatória e nostálgica e como tem sido de praxe, diversas referências aos longas antigos. De objetos em cenas que remetem ao passado à planos e enquadramentos que também conectam os fãs ao passado mais clássico desse universo.


John Carpenter sempre foi e será lembrado como um dos mestres do terror. Mas David Green além de dar conta do recado ao dar sequência à uma respeitada franquia, mostra-se indiscutivelmente hábil com o gênero e o fluxo da história. Se antes a ideia de uma sequência como essa fosse de qualidade duvidosa, Green nos dá um bom motivo para esperar que Michael Meyers não demore outros longos 40 anos para nos visitar.
Tags