Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, morre aos 72 anos


Faleceu na noite desta Terça-feira, em Los Angeles, o célebre Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles em discos como Revolver, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Abbey Road. Ele esteve em Abril no Rio de Janeiro e ministrou em Junho uma Master Class Premium da Audio Porto, com duração de três dias. Ele teve ataque cardíaco, enquanto falava no celular.

O empresário de Emerick, William Zabaleta, postou um vídeo no qual ele disse que estava ao telefone com Emerick quando o engenheiro de repente ficou doente. Zabelta ligou imediatamente para o 911, mas quando chegou uma ambulância já era tarde demais. "Geoff sofreu de problemas cardíacos por um longo tempo", disse Zabaleta. "Ele tinha um marca-passo e, você sabe, quando é a sua hora, sua vez. Perdemos uma lenda e uma melhor amiga para mim e um mentor.

Geoff Emerick foi um engenheiro inovador, particularmente em termos de sua vontade de tentar qualquer coisa para satisfazer as expectativas de seus artistas. Ele celebremente capturou John Lennon soando como o Dalai Lama no topo de uma montanha para o Revolver em "Tomorrow Never Knows", mais tarde encerrando a carreira dos Beatles em grande estilo no Abbey Road. Como seu mentor, o produtor George Martin, Emerick sempre foi focado para obter o melhor da pista que seus artistas apresentavam. Trabalhando nesse nível granular, ele provou ser o maior engenheiro de sua geração". disse Zabaleta para a Rolling Stone USA.

Com apenas 15 anos de idade, ingressou na EMI Records em Londres. Aos 17 já era responsável pelas masterizações e com 19 já era engenheiro chefe, trabalhando ao lado do produtor George Martin nos discos dos Beatles. Vencedor de diversos Grammys, incluindo Grammy técnico, tem sido influência na indústria musical nos últimos cinquenta anos. Jeff Beck, Supertramp, Cheap Trick, Elvis Costello, Johnny Cash, America e muitos outros estão na lista de Geoff.

Em suas redes sociais (principalmente no instagram), ele sempre estava fazendo lives, seja em masterclass ou em estúdios, também postava sempre curiosidades sobre as sessões dos garotos de Liverpool e recentemente revelou pistas sobre o relançamento do White Album, que acontecerá mês que vem.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.