Fabricante das guitarras Gibson declara falência

A Gibson Brands, fabricante de guitarras usadas por músicos como B.B. King,  Keith Richards (Rolling Stones), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Elvis Presley, apresentou falência esta terça-feira, 1 de Maio, ao abrigo do capítulo 11 da lei de falências, que protege as empresas contra credores. A empresa, fundada em 1894, produz as suas guitarras eléctricas em Nashville e Memphis, Tennessee, e as suas guitarras acústicas em Bozeman, Montana. Vende mais de 170.000 guitarras anualmente em mais de 80 países.

Gibson SG usada por George Harrisson, que foi a leilão em 2004 (Foto: Alessandro Abbonizio/AFP)

A Gibson, cujas marcas lendárias incluem a Les Paul e a SG, tem 500 milhões de dólares em dívidas ligadas à aquisição dos seus negócios de produtos electrónicos no exterior, onde as vendas caíram acentuadamente. Numa declaração no Tribunal de Falências dos EUA em Delaware, a Gibson disse que o negócio de produtos electrónicos no exterior será reduzido, permitindo à empresa voltar a concentrar-se na produção de guitarras.

"Este processo será praticamente invisível para os clientes, que poderão continuar a confiar na Gibson para lhes oferecer produtos e um serviço ao cliente sem paralelo", afirmou o CEO da Gibson, Henry Juszkiewicz, num comunicado citado pela Reuters. Juszkiewicz comprou a Gibson em 1986.

De acordo com a agência noticiosa, o plano de reestruturação prevê que credores sénior, incluindo a Silver Point Capital, a Melody Capital Partners LP e fundos afiliados à KKR Credit Advisors, troquem dívida por uma participação accionista na empresa reorganizada. A Gibson disse que as vendas das suas guitarras eléctricas cresceram 10,5% para 122 milhões de dólares nos 12 meses até Janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.