Em sua 60ª edição, Prêmio Jabuti apresenta novo formato e novidades


Em seu novo formato, o Prêmio Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias, com o objetivo de se aproximar do leitor e se atualizar frente ao mercado.
Foram definidos três princípios que conduziram esta reestruturação:
- Manter a diversidade e a abrangência que fazem parte da sua história;
- Ampliar sua competitividade em território nacional e, ao mesmo tempo, expandir a visibilidade em nível internacional;
- Transformar-se em instrumento para formação de novos leitores e promoção da leitura. 
 
O Jabuti passou por uma racionalização de suas categorias. Todos os gêneros seguem contemplados, porém, distribuídos em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.
Com exceção dos concorrentes inscritos no Eixo Livro, as obras passam a ser recebidas eletronicamente, por meio do envio do arquivo completo do livro em formato PDF, no momento da inscrição.
O maior prêmio do livro do Brasil não poderia deixar de reconhecer as iniciativas de promoção e estímulo à leitura. Por esta razão, o Jabuti lança em 2018 a categoria Formação de Novos Leitores, pertencente ao eixo Inovação.
O eixo Livro também traz uma novidade: a categoria Impressão, que premiará a obra com melhor saída impressa e acabamento.
Atenta à crescente produção autônoma, a CBL criou uma nova modalidade de inscrição, especialmente para Autores Independentes. E com uma taxa diferenciada.
Mais do que introduzir mudanças de conceitos, organização e regras, o objetivo da CBL é responder ao desafio para que o Jabuti continue como o mais reconhecido prêmio literário nacional. Prestígio confirmado pelo respeito inabalável de todos que se dedicam a participar da construção cultural do País.

No eixo Literatura entra Conto, Crônica, História em Quadrinhos, Infanto Juvenil, Poesia, Romance e Tradução. 
Em Livro temos Capa, Ilustração e Projeto Grafico.
Em Ensaio temos Artes, Biografia, Ciências, Economia Criativa e Humanidades. 
Em Inovação temos Formação de novos leitores e Livro Brasileiro publicado no Exterior.

O corpo de jurados do Prêmio Jabuti 2018 será indicado pelo mercado editorial, leitores e interessados em se candidatar para integrar o júri. As indicações podem ser realizadas  no período de 15 de maio de 2018 a 15 de junho de 2018

Na edição 2018 cada categoria terá somente um vencedor, tornando o evento mais competitivo, nada de segunda ou terceira colocação. A divulgação do mesmo só será feita no dia do evento.

O regulamento da edição 2018 pode ser lido aqui. Confiram também o passo-a-passo para se inscrever, premiação, valor e muito mais no site oficial.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.